TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Germinal

Por:   •  15/5/2017  •  Resenha  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 5

Proletariado x Acúmulo de Capital

Élike Alceu Vasco

"Germinal" é um filme que retrata em seu cunho principal o modelo capitalista de produção do trabalho, onde fica muito evidente a exploração do ser humano em prol da acumulação de capital. Onde fica evidente o desprezo pelas necessidades humanas e o péssimo cenário econômico da época. Analisando sua qualidade audiovisual pode-se notar que trata-se de um filme um tanto antigo, e que apesar de ser legendado, é de fácil entendimento e de muita contribuição para o conhecimento histórico. Este episódio se passa na França no século XIX e transmite claramente a realidade das pessoas que viviam naquela época.

O filme inicia, quem acredito que seja o personagem principal, com um homem vagando por uma mina a procura de trabalho, e que também posso chamar de revolucionário pela influência que irá transmitir. Já deixando clara a situação econômica daquele período, pois este havia ficado desempregado depois de ter fechado o local onde anteriormente trabalhava. Seu primeiro contato foi com um senhor que lá trabalhava desde seus 8 anos de idade, ressaltando que ele estava com 58 anos.  É muito clara a situação de saúde deste senhor, que ao tossir, expele um líquido preto, resultado da impregnação de carvão em suas vias respiratórias. Vendo esta cena, e toda a situação de trabalho a sua volta, o desempregado se depara com as precárias condições de trabalho que deveria se submeter se realmente necessitava de remuneração.Isso mostra que as pessoas não tinham muita escolha, e o que restava era ceder ao modelo de trabalho disposto e imposto pelos que detinham o capital.Rapidamente o filho daquele senhor lhe consegue uma vaga para trabalhar lá, ficando explícito também o auto grau de periculosidade daquele trabalho, pois a antiga trabalhadora desta vaga havia falecido no trabalho. Nesse instante fica clara a expressão de temor daquele novato em relação ao acontecido.

Então a história se desenvolve em torno da família do filho desse senhor que já trabalha na mina a muito tempo, onde é possível notar a alta natalidade em conseqüência do baixo grau de instrução das pessoas. Esse pai de família e sua esposa tinham sete filhos, que a partir de certa idade também eram condicionados a se submeter aos trabalhos desumanos de que dependiam para sobreviver. Ao se deparar com todas as péssimas condições de trabalho e as míseras remunerações, o revolucionário começa a influenciar e liderar os demais e principalmente ao pai de família, para que lutassem juntos pelos seus direitos porque assim seriam mais fortes e certamente os burgueses iriam ceder com temor de toda a pressão. Com isso, passa-se a ser redirecionada uma parte do salário dos trabalhadores para um fundo, que serviria como uma base de sustento para uma eventual greve, que a princípio era o esperado e planejado.

O filme deixa muito claro a realidade das diferenças entre o proletariado e a classe burguesa. Cenas em que essa classe de maior influência desfrutam de uma alta qualidade de vida, usufruindo de bens supérfluos e comidas de alto valor, evidenciando que possuíam mais do que necessitavam. Em contrapartida, as cenas da pobreza do assalariado eram constantes, onde o principal alimento que eles reivindicavame pediam era o pão, mostrando a dura realidade dos mesmos, que se contentavam apenas em ter menos do que o básico de uma alimentação normal de um ser humano.

Em certo momento, os mineiros se deparam comuma redução nos salários, o que serviria para motivo de indignação de todos e consequente início da paralisação já planejada. Mas como sabiam que se somente esta mina parasse os trabalhos, haveria pouca influencia em relação ao poderio, com isso, juntos, o pai de família e o revolucionário, como estavam à frente de toda a revolta, incitam a todos para que vão juntos até as outras minas e evitem que também trabalhem. Nisso eles percorrem várias minas, destruindo vários equipamentos, o que impediria o trabalho e forçaria a maioria a aderir à greve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com