TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  27/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

CASO SOBRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

CAMILA AZEVEDO LONGUINHOS

DOUGLAS CUTIS

GUILHERME

PEDRO

VITOR LEAO

YAGO

Rio de Janeiro, 18/09/2018

Introdução

Com a globalização, muitas empresas precisam estar alinhadas com as melhores práticas de mercado para que mantenham-se competitivas e possam estar de frente com seus maiores concorrentes no mercado cada vez mais agressivo e disputado, atendendo a todas exigências dos seus consumidores que se mostram cada vez mais exigentes quando se trata de adquirir um novo produto ou serviço, sempre buscando que suas maiores necessidades e desejos sejam atendidos e se possível superados.

Objetivo

Sabendo que uma estratégia gerencial bem elaborada é de grande importância para que esses objetivos sejam alcançados, neste estudo foram aplicadas estratégias como a análise de SWOT, análise de mercado e matriz de BCG em uma empresa no ramo de papelaria, afim de melhorar seus resultados, buscando um aumento de receita e competitividade no ramo em que atua.

Base teórica

  1. Análise SWOT - a análise SWOT consiste em identificar quais são as principais forças (strenght), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças ( threats) para uma empresa. Sendo a força e fraqueza consideradas de natureza interna e controlável; e oportunidades e ameaças consideradas de natureza externa e incontrolável. Sendo um método muito utilizado em diversas empresas e que auxiliam nas tomadas de decisões estratégicas que a empresa deva tomar.

  1. Análise do mercado de Porter -  É uma ferramenta criada com o objetivo de avaliar e analisar o ambiente externo no qual a organização está inserida. Segundo Porter, com as 5 forças básicas: Rivalidade entre concorrentes; Poder de negociação dos fornecedores; Poder de negociação dos clientes; Ameaça de concorrentes; Ameaça de novos produtos ou serviços. Tais forças devem ser aplicadas com três estratégias, Liderença de custo, Diferenciação e Foco.

  1. Matriz BCG - Esta técnica se baseia no pressuposto de que quanto maior a participação do produto no mercado, menor será o custo em relação à concorrência, dessa forma a sua geração de caixa será maior. Destaca-se por outro lado, que quanto maior for o crescimento do produto, mais ele consumirá do caixa.

Apresentação do caso

       O objeto de estudo deste caso é a Papelaria Aquino, uma micro empresa que trabalha no ramo de papelaria, comércio varejista de jornais, revistas e livros desde 2007. A papelaria também oferece outros serviços como manutenção de impressoras e computadores, além de funcionar como uma lan house. A estrutura organizacional conta com o gerenciamento do dono e sua irmã, que gerenciam uma equipe de 7 funcionários.

       O estudo foi conduzido através de 4 visitas técnicas ao local, com a intenção de coletar dados afim de alimentar as ferramentas que dariam base para a implementação de novas estratégias e acompanhar a evolução do projeto.

Descrição do problema

As empresas, atualmente, precisam estar sempre em linha com seu mercado consumidor. Sendo assim, como o mercado é muito exigente, há a constante necessidade de melhoria do negócio. A organização, portanto, precisa buscar sempre ferramentas e estratégias que possibilitem melhorar seu desempenho frente à seus cliente.

Consequentemente, com o mercado se tornando mais exigente, as ameaças externas são grandes, principalmente em um negócio com pouca diferenciação como o analisado.

Proposta de solução

Para entender o mercado e o negócio de maneira interna, foi aplicado primeiramente a matriz SWOT.

Ao analisar o ambiente externo, temos que procurar os aspectos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos e ambientais, pois todos eles podem afetar diretamente o negócio. Já no âmbito interno, nota-se a organização, cultura e aspectos que influenciem no core business do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com