TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  11/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.896 Palavras (12 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

O planejamento estratégico é mais do que um recurso administrativo, é uma filosofia empresarial, uma forma de encarar os negócios com métodos e antevisão, prevendo e antecipando-se os fatos. Planejar estrategicamente é interagir a empresa com o ambiente de atuação, na qual está relacionada com a definição dos rumos, a alocação dos recursos e a estruturação adequada para que os objetivos da organização possam ser alcançados.        

Como metodologia utilizou-se pesquisa bibliográfica, pois a fundamentação teórico-metodológico do estudo desenvolveu-se com base em material acessível ao público em geral, sobre o seguinte assunto: planejamento estratégico, referente a determinação da estratégia, avaliação da estratégia, responsável pela elaboração do plano, época de elaboração do plano, classificação da estratégia, exemplo de planejamento estratégico de uma empresa.

A pesquisa é importante no sentido de enriquecer e aprimorar a formação intelectual do acadêmico, ampliando os conhecimentos em relação ao conteúdo teórico, mais precisamente sobre o planejamento estratégico.

  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
  1. Determinação da Estratégia

Estratégia é uma palavra com origem no termo grego “strategia”, que significa plano, método, manobra usados para alcançar um objetivo ou resultado específico. O conceito também é usado para fazer referência ao plano idealizado para dirigir um assunto e para designar o conjunto de regras que asseguram uma decisão em cada momento. Por outras palavras, uma estratégia é o processo selecionado através do qual se prevê alcançar um determinado estado futuro.

Na sua origem, a palavra estratégia estava estritamente relacionada com a arte de fazer guerra de um líder militar, como um general, por exemplo. Mais tarde, passou a ser mais abrangente, está relacionada o militarismo, econômica, psicológica e política da preparação para a defesa de um país contra uma determinada ameaça. De acordo com Maquiavel, a estratégia estabelecia a ligação próxima e óbvia entre a política e o militar durante uma guerra. Na altura da Segunda Guerra Mundial, os avanços tecnológicos mudaram as estratégias a nível militar, tendo sido criados novos tipos de guerra, como a guerra fria, a guerra revolucionária e a guerra subversiva.        

A palavra estratégia tem vários formas de se conceituar e está presente em vários contextos, sendo por isso difícil a sua definição. Em sentido figurado, uma estratégia normalmente é estipulada para ultrapassar algum problema, e nestes casos pode ser sinônimo de habilidade, astúcia ou esperteza.

O pensamento estratégico é essencial para o ser humano, e pode ser aplicado em várias situações, tanto a nível laboral, como a nível pessoal. Existem também vários jogos de estratégia, que servem para estimular e desenvolver o pensamento estratégico dos jogadores. No xadrez, por exemplo, os bons jogadores têm estratégias bem definidas e conseguir pensar no movimento das suas peças com várias jogadas de antecedência.

Há várias definições de estratégicas abordadas por diferentes autores, cada um com suas especificidades. Para Chandler (1962) a estratégia é a determinação dos objetivos de longo prazo de uma empresa e a adaptação das ações adequadas de recursos para atingir esses objetivos. Adrews (1971) conceitua que a estratégia é o padrão de objetivos fins ou metas e principais políticas e planos para atingir os objetivos.

Ansoff (1965) lembra que a empresa está inserida em um ecossistema e por isso trata a estratégia um conjunto de regras de tomada de decisão para alcançar os objetivos previamente determinados. Pela primeira vez Katz (1970) relaciona a estratégia com o plano estratégico com a relação entre empresa e seu meio envolvente que é a relação atual e trata também da relação futura. Para Steiner e Miner (1977) liga a estratégia com a missão da empresa, estabelecimento de objetivos com visão das forças internas e externas.

A estratégia surge e se implementa por meio de um processo, porem há a diversidade desses processos em cada organização, pois dependem dos fatores internos e fatores externos da empresa, característica do meio que se envolve e que configura cada situação particular

No contexto organizacional, o planejamento estratégico é usado para melhorar a produtividade e os resultados da empresa. Muitas empresas se distinguem umas das outras através de estratégias de marketing, que têm como objetivo melhorar o posicionamento da organização no mercado onde atua. A estratégia de marketing pode levar ao sucesso ou fracasso de uma empresa, porque ela pode criar oportunidades interessantes que fomentam o crescimento e a rentabilidade da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com