TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento

Por:   •  30/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

         O aumento na competitividade no mercado impõe a adoção de estratégias para manter a capacidade competitiva da empresa perante a tantos concorrentes disponíveis. A utilização de recursos variados torna-se fundamental para maior destaque diante de tamanha concorrência. Dentre esses recursos, podem ser citados os recursos financeiros, físicos, intelectuais e tecnológicos.

        Mudanças ocorrem constantemente e em uma velocidade que, caso não sejam adotadas medidas estratégicas para uma reestruturação do modelo de mercado, a capacidade de uma empresa de se manter competitiva vai diminuindo até que não seja possível a sua permanência no mercado. É preciso ter uma rápida velocidade de resposta as mudanças e procurar assertividade, priorizando controle, organização e inovação. Uma empresa que não tem sua estratégia empresarial bem estruturada entra no mercado e, por falta dos recursos necessários para se manter competitiva, permanecem por pouco tempo ativas no mercado.

        Em cenários de possíveis ameaças a estabilidade de uma empresa, é necessário adotar uma estratégia de manutenção, visando sua sobrevivência no mercado. Nessas horas é preciso analisar os pontos fortes e fracos para que sejam explorados, é necessário adotar ações que visam maximizar os pontos fortes e ao mesmo tempo minimizar os pontos fracos.

        A Matriz SWOT, conforme a figura a seguir, é uma ferramenta muito utilizada para auxiliar na identificação de possíveis oportunidades e ameaças, ajudando no planejamento estratégico. Através dela é possível realizar uma análise do ambiente interno e externo da organização. O ambiente interno consiste em analisar as fraquezas da empresa, sendo ele tudo o que é possível controlar dentro da empresa. Já o ambiente externo visa analisar as oportunidades e ameaças, como forças da natureza, mudanças sociais e comportamentais e política econômica.

[pic 1]

        Uma empresa inovadora, com boa reputação no mercado, grande engajamento de funcionários, instalações de última geração são características que podem ser listadas como forças. Já uma empresa que possui baixa participação no mercado, baixa economia de escala, dificuldade de distribuição e alto custo de captação de recursos financeiros, esses pontos fazem parte das fraquezas e precisam ser trabalhados.        

        Sabendo da importância de analisar o ambiente externo a fim de distinguir possíveis ameaças, diversas empresas de pequenos, médios e grandes portes precisaram se reestruturar diante do cenário vislumbrado pelo vírus do COVID-19, para não deixar que a empresa seja impactada a ponto de chegar a não conseguir segurar sua competitividade no mercado e até mesmo a sua permanência no mesmo. Em sua grande maioria, a necessidade de implementar medidas que utilizassem da tecnologia se mostrou, além de necessário, extremamente indispensável. A implementação do distanciamento social, fechamento de comércios, restaurantes e qualquer atividade não essencial trouxe as empresas um grande desafio.

        A utilização da tecnologia mostrou-se indispensável para que setores não essenciais pudessem permanecer em funcionamento, sem a necessidade de fechamento das empresas. A implementação do home office mostrou-se essencial, restaurantes, pequenos e médios empreendedores do ramo alimentício viram-se obrigados a cadastrarem seus estabelecimentos em aplicativos de entrega, pequenos e médios comerciantes cadastrando seus produtos em grandes sites de venda para que não parassem suas vendas.

        Não foram apenas os pequenos e médios estabelecimentos que precisaram se reestruturar e implementar novas rotinas de trabalho. Uma empresa grande que precisou se reinventar para conseguir vender seus produtos foi a Cacau Show. Devido ao fechamento de todas as lojas físicas, foi preciso passar todas as vendas para o ambiente online, limitar os prazos de entrega para no máximo 3 dias úteis, aumentar a divulgação de seus produtos, dentre outras ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (371.6 Kb)   docx (331.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com