TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS APENAS COM RELAÇÃO ÀQUELA REALIZADA POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS

Por:   •  13/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.963 Palavras (16 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 16

Direito Penal

Crimes contra o patrimônio

Prof. Ironcide

O processo de avaliação APENAS COM RELAÇÃO ÀQUELA REALIZADA POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS (3 PONTOS) será desenvolvido da seguinte forma:

Os (As) senhores(as) deverão se organizar em grupos de 2 ou 3 alunos e responder as questões CONFORME O MODELO.

Os nomes dos integrantes dos grupos deverão ser encaminhados previamente pelo email: ironcide.filho@fadisa.fatej.edu.br

No dia 01/10/21, aleatoriamente, o Professor irá sortear os grupos e os temas para responder. Os integrantes do grupo deverão responder a questão abordando aspectos da doutrina e da jurisprudência, realizando, uma breve exposição.

A nota será composta da seguinte forma:

1,0 – resposta correta

1,0 – justificação e fundamentação

1,0 – exposição e participação

Total: 3,0 pontos que serão somados à outra avaliação.

QUESTÃO MODELO

Stelio, com o intuito de fornecer energia elétrica à sua pequena empresa e mediante a fraude do medidor, efetuou uma ligação clandestina do vizinho próximo a seu estabelecimento. Durante dois anos, ele utilizou a energia elétrica dessa fonte, sem qualquer registro ou pagamento do real consumo. Em fiscalização, foi constatada a prática de crime, e, antes do recebimento da denúncia, Stelio quitou o valor da dívida apurado pela companhia de energia elétrica.

Consoante a atual jurisprudência do STJ, nessa situação hipotética, Stelio praticou o crime de

(A) furto mediante fraude, cuja punibilidade foi extinta com o pagamento do débito antes do oferecimento da denúncia.

(B) estelionato, cuja punibilidade foi extinta com o pagamento do débito antes do oferecimento da denúncia.

(C) furto simples, cuja punibilidade não foi extinta com o pagamento do débito, apesar de essa circunstância poder caracterizar arrependimento posterior.

(D) estelionato, cuja punibilidade não foi extinta com o pagamento do débito, apesar de essa circunstância poder caracterizar arrependimento posterior.

(E) furto mediante fraude, cuja punibilidade não foi extinta com o pagamento do débito, apesar de essa circunstância poder caracterizar arrependimento posterior.

RESPOSTA

CERTA/ERRADA

Justificação e fundamento

A

ERRADA

Em 2019 o Superior Tribunal de Justiça pacificou o entendimento de que a punibilidade não foi extinta com o pagamento do débito, aplicando o art. 16 do Código Penal (arrependimento posterior).

B

ERRADA

Foi cometido o crime de furto qualificado mediante fraude do medidor (art. 155, § 4º, II do CP). Em 2019 o Superior Tribunal de Justiça pacificou o entendimento de que a punibilidade não foi extinta com o pagamento do débito, aplicando o art. 16 do Código Penal (arrependimento posterior).

C

ERRADA

Foi cometido o crime de furto qualificado mediante fraude do medidor (art. 155, § 4º, II do CP).

D

ERRADA

Foi cometido o crime de furto qualificado mediante fraude do medidor (art. 155, § 4º, II do CP).

E

CORRETA

Foi cometido o crime de furto qualificado mediante fraude do medidor (art. 155, § 4º, II do CP). Em 2019 o Superior Tribunal de Justiça pacificou o entendimento de que a punibilidade não foi extinta com o pagamento do débito, aplicando o art. 16 do Código Penal (arrependimento posterior).


Grupo: João Vitor dos Santos Sepulveda

Julio Fernando Silva

Marcelo Melo Barbosa

QUESTÃO 1

Pedro, deslumbrado pelo aparelho celular de Carlos, seu amigo de sala de aula, resolve subtrair o aparelho. Durante o intervalo de aula, Pedro solicita a Carlos a possibilidade de manusear seu aparelho celular, a fim de verificar a nova tecnologia. Carlos entrega o aparelho a Pedro e se retira da sala para ir ao banheiro e, ao retornar, já não encontra Pedro, o qual se aproveitando da posse momentânea, se apropria definitivamente do aparelho. Ocorre que, ao sair da faculdade, Pedro é assaltado e o aparelho celular de Carlos, acaba sendo subtraído pelos criminosos.

Nesse sentido, com base nas informações apresentadas na hipótese, e a jurisprudência predominante dos tribunais superiores, assinale a alternativa correta:

  1. Pedro não praticou o crime, pois não conseguiu a posse tranquila do bem.
  2. Pedro praticou o crime de estelionato.
  3. Pedro praticou o crime de furto.
  4. Pedro praticou o crime de apropriação indébita.
  5. Pedro praticou o crime de roubo.

RESPOSTA

CERTA/ERRADA

Justificação e fundamento

A

Errado

A jurisprudência do STJ compartilha do seguinte entendimento de que o roubo consuma-se no momento em que o criminoso se torna possuidor da coisa alheia, não havendo necessidade de o objeto sair da esfera de vigilância da vítima.

B

ERRADO

Art. 171. Estelionato. Pedro não induziu ou manteve induzindo o Carlos ao erro, obtendo vantagem para si e prejuízo para outrem mediante artificio, ardil, ou meio fraudulento.

C

ERRADO

Como Carlos entregou seu celular ao Pedro, não foi tipificado o crime de furto.

D

CORRETO

Foi cometida crime de apropriação indébita conforme Art. 168, do CP. Quando o agente recebe uma posse vigiada, para ser exercida momentaneamente no local em que o bem foi recebido e o retira da esfera de vigilância do dono.

E

ERRADO

Art. 157. Pedro não subtraiu o aparelho celular sobre grave ameaça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com