TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Sobre os Conflitos em Face do Filme O Insulto

Por:   •  23/6/2021  •  Abstract  •  2.794 Palavras (12 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 12

  1. Definir e classificar (tipologia) o conflito.

Resposta:         Segundo a definição e classificação dos tipos de conflitos, segundo os pressupostos de Deutsch (1973) são: I) Conflitos Verídicos, II) Conflitos Contingentes, III) Conflitos Deslocados, IV) Conflitos Mal Atribuídos, V) Conflitos Latentes, e VI) Conflitos Falsos.

  1. Conflitos Verídicos: tratam-se de conflitos que existem de fato e são facilmente percebidos. No entendimento do autor, são conflitos relativos às mudanças de características de um certo contexto. Para exemplificar, utiliza-se do trecho:

“[...] se a esposa quer utilizar o espaço de arrumos da casa para fazer um estúdio de pintura e o seu marido deseja utilizar o espaço para escritório, ambos possuem um verdadeiro conflito.”

Tais conflitos, presentes de forma concreta e objetiva, são de difícil resolução, de modo quem entre as partes, torna-se mandatária mútua cooperação e compreensão para que se consigam compor uma solução plausível para a satisfação do problema.

  1. Conflitos Contingentes: dependem de circunstâncias que podem ser reajustadas, mas isso não é reconhecido pelas partes conflitantes. Tais conflitos estão subordinados à circunstanciais pessoais do dia-a-dia, tal como, a mudança de horários, que não são aceitas por ambas as partes.

Assim, escreve Deutsch (1973) que o conflito verídico, supramencionado, seria classificado como um conflito contingente, caso:

[...] houvesse um sótão ou uma garagem ou algum outro espaço que poderia ser facilmente convertido em um escritório ou um estúdio de pintura. O conflito contingente desapareceria se os recursos alternativos para satisfazer as necessidades "conflitantes" fossem reconhecidos.

Para que se encontre uma maneira de resolver o conflito, as partes devem ser flexíveis, não podem reagir de maneira passional ou pouco racional, pois Deutsch (1973) argumenta que os conflitos são de complexa resolução quando

“[...] as perspectivas das partes em conflito são estreitas e rígidas, o que é fruto de recursos insuficientes de cognição e de solução de problemas ou excessiva tensão emocional.”

Por fim, esclarece que se as questões em risco no conflito contingente podem se agravar, caso haja a perda do objeto da lide, ou seja, a perda de sua contingência.

  1.  Conflitos Deslocados: segundo o material trazido, são conflitos em que as partes discutem de forma equivocada ou sobre o objeto errado. Tem-se quando o conflito manifesto (ou experenciado) e o assunto discutido não são, realmente, o conflito que está subjacente (ou o conflito que não está sendo diretamente expressado). Conforme Deutsch (1973):

“[...] Marido e esposa, podem alternar a respeito das contas domésticas (Estou ganhando o bastante pelo que dou a ela? Ele realmente me dá o bastante?) como um deslocamento de um conflito não expresso sobre relações sexuais.”

A maneira como os intervenientes reagem revela tensão e irritabilidade, devido à inexistência de uma solução, assim o conflito manifesto, em regra:

[...] expressará o subjacente de uma forma simbólica ou idiomática; a forma indireta é um modo mais "seguro" de falar sobre conflitos que pareçam voláteis ou perigosos demais para serem tratados diretamente. Ou o conflito manifesto pode simplesmente refletir a irritabilidade e a tensão geral nas relações entre as partes conflitantes que resulta de um conflito não-resolvido e subjacente – a tensão não-resolvida levando cada lado a ser excessivamente sensível a desprezos, inclinado a controvérsias e a ter outras posturas desse tipo. Deutsch (1973)

Destaque-se que esses conflitos podem tomar diversas formas, podendo, por vezes, tornar-se uma obsessão, caso não se resolva ou não se componha uma solução para a lide.

  1. Conflitos Mal Atribuídos: há, aqui, uma confusão entre partes e, consequentemente, sobre assuntos errados. Deutsch (1973) traz alguns exemplos desse tipo de conflito:

“[...] como quando alguém culpa uma criança por algo que ela foi instruída a fazer por seus pais, ou então pode ser criada pelos que irão ganhar com ela. "Dividir e "conquistar" é uma estratégia conhecida para enfraquecer um grupo, induzindo o conflito interno de maneira a obscurecer o conflito entre o grupo e seu conquistador. Similarmente, quando há uma escassez de bons empregos, o antagonismo, em vez da cooperação, entre trabalhadores brancos e negros pode refletir uma característica errônea: a origem da dificuldade de um grupo racial sendo atribuída à competição do outro em vez de o ser ao sistema industrial ou ao governo. Essa característica errônea pode ser criada indiretamente por meio de ideologias que atribuam os problemas econômicos aos defeitos de indivíduos e grupos em vez de ao funcionamento do sistema econômico. Uma das preocupações inevitáveis de grupos interessados em produzir mudança social é reduzir a má-atribuição e os conflitos falsos ou contenciosos, fazendo a cooperação efetiva ganhar espaço entre grupos de pequeno poder.

Portanto, a efetiva cooperação entre as partes ou grupos é uma forma de incentivar a composição da resolução de seus conflitos.

  1. Conflitos Latentes: são possíveis conflitos. Conflitos que poderiam estar ocorrendo, mas não estão, isto é, o conflito está implícito, mas não ocorre.  Dá-se como causa de tais conflitos uma repressão, deslocação do indivíduo, má atribuição ou inexistência de fundo psicológico. Observa Deutsch (1973) algumas situações que refletem esses conflitos: Se uma mulher pensa ser natural homens terem melhores direitos legais e econômicos, ela provavelmente pouco contestará os machistas. Todavia, mesmo rejeitando a doutrina da superioridade masculina, ela pode não ser partidária dos direitos femininos até estar consciente da discriminação contra as mulheres.

Afirma que os interessados objetivam um melhoramento social, de forma a tornar os conflitos latentes em conscientização identitária de cada parte ou grupos (a exemplo de mulheres, negros, trabalhadores, entre outros).

  1. Conflitos Falsos: ocorre quando não há base para o conflito, em regra surgem quando não há qualquer fundamento para que tal aconteça, isto é, quando apenas existem percepções dos indivíduos e não fatos concretos ou situações reais para a instauração da lide. Estes conflitos têm origem em falsas interpretações.

É a ocorrência do conflito quando não há base para ele. Este conflito sempre indica má-percepção ou má-compreensão. Dada a notória inexatidão na percepção realizada pelos indivíduos, grupos ou nações, não é improvável que tais conflitos sejam frequentes. Um conflito pode, logicamente, iniciar-se como falso, mas eliciar novos motivos e comportamentos que o transformem em verdadeiro. Uma transformação como essa é mais provável de ocorrer em uma atmosfera de competitividade e suspeição do que em uma de cooperação e confiança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com