TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e escrita: nuances discursivos culturais

Por:   •  18/11/2015  •  Resenha  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha:

 CAMPOS, Magna. Leitura e escrita: nuances discursivos-culturais .2.ed. Mariana: Aldrava Letras e Artes, 2012 . p.71-76.

  Magna Campos é escritora e professora do Ensino Superior, graduada em Letras pela Universidade Ferderal de Ouro Preto – Instituto de Ciências Humanas e Sociais (2003), Especialista em Língua Portuguesa, e Mestre em Letras: Discursos e Representação pela Universidade Federal de São João Del-Rei.

O texto apresentado por Magna Campos, traz os níveis importantíssimos para que o leitor possa extrair o máximo de sua leitura, explica e facilita a chegada a cada um desses níveis.

 Nos primeiros parágrafos, a autora mostra como, de fato, podemos alcançar um nível de leitura desejável, que ultrapassa os níveis de decodificação, se consegue extrair apenas o que há de superficial no texto. Porém compreender que a leitura envolve várias outros espectos.

 Um dos aspectos que ajuda a uma compreensão melhor de qualquer tipo de texto que estamos lendo, é entendermos que a leitura precisa ter sentido e, para isso, é preciso comparar com o contextos sociais, históricos, e entre outros.

 Na segunda parte, no décimo parágrafo é apresentado o nível mais elevado de uma leitura, o da interpretação, que vai além das palavras propriamente ditas no texto e requer do leitor um trabalho mais atencioso e bem feito para que se possa ao final de uma leitura, ter um posicionamento sobre o assunto tratado. Seguindo então na segunda parte, a autora também mostra o que seria uma mau leitor, e que muitos não conseguem sequer desenvolver o nível de decodificação.

 Enfim, nas últimas partes do texto é nos apresentado a maneira adequada de ler, para se extrair melhor o conteúdo do texto lido, fazendo comparações com algo já estudado, com situações do cotidiano. E, para isso, é necessario muita concentração e esforço do leitor, para fazer da leitura uma produção de sentidos. Conseguindo isso, a leitura ajudará em todas as aréas, cursos e disciplinas, fazendo com que se tenha conhecimento e posicionamento adequado para cada questão.

 Magna Campos nos apresenta um texto que possui uma linguagem de fácil entendimento e compreensão, didático e muito coerente.

 A autora aborda o tema de maneira muito clara, e mostra o que realmente pode se considerar um bom ou mau leitor, que ajuda bastante no dia a dia de um estudante ou na vida de um profissional que precisa da leitura, assim, faz com que alguns conceitos sobre leitura ou como se deve ler sejam quebrados, facilitando para que o leitor chegue em um nível de interpretação de maneira mais fácil.

Leitura indicada para professores e alunos do ensino médio e ensino superior, sendo muito útil aos estudantes para extrairem melhor seu conhecimento e facilitar na aprendizagem.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com