TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Julgamento de Nuremberg

Por:   •  5/6/2020  •  Resenha  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU

Anna Maria de Bairros Marques Machado

JULGAMENTO DE NUREMBERG

AULA 23/03

Profº: Ramon Perez

Disciplina: Ambiente Jurídico

Porto Alegre

2020

O Julgamento de Nuremberg foi a composição do Tribunal Militar Internacional reunindo os quatros poderes: Estados Unidos, França, Rússia e Inglaterra, com a finalidade de julgar 22 alemães pelos crimes e barbaridades cometidas no Terceiro Reich. O tribunal acontece no Palácio de Justiça da cidade de Nuremberg, Alemanha, e durou 315 dias.

As acusações do julgamento foram conduzidas pelo Promotor de Justiça chefe, o senhor Robert Jackson e existiam quatros juízes, uma para cada potência.

Os réus responderam pelos seguintes crimes: Conspiração contra a agressão, Crimes contra a paz, Crimes de guerra e Crimes contra a humanidade.

DEFESA:

Uns dos principais argumentos em que a defesa considerou foi que os réus foram acusados de crimes que ainda não eram considerados crimes quando aconteceram (juízo ex post facto).

A defesa também levanta que os acusados apenas seguiam ordens de superiores, não tendo ‘noção’ do que realmente estava acontecendo. Também transferindo a culpa aqueles que não estavam presentes, deste modo não podendo se defender.

Em seus depoimentos, alguns defendiam a ideia de que não podiam escolher quem vivia ou morria, apenas recebiam ordens por serem de pouco poder.

ACUSAÇÃO:

        Ao decorrer do tribunal, o promotor mostrou a todos os presentes as atrocidades memoráveis do holocausto, assim como fotos, vídeos e documentos deixados pelos nazistas. Provas concretas daquilo que foi o holocausto, eles tinham tudo anotado.

O promotor provou existir documentos oficiais com decisões sólidas sobre os judeus, sendo assinadas por Hermann Göring. Provas concretas também vieram à tona no tribunal sobre as organizações criminosas aliadas ao extermínio.

Os alemães esperavam um “teatro” de vingança, não um julgamento, levando em consideração a elevada quantia dos vencedores da guerra, então presentes no tribunal.

CONSIDERAÇÕES:

Analisando o ponto de que haviam quatros juízes, um de cada país, noto que neste fator não houve a imparcialidade dos mesmos, desde que já sabiam o que os acusados teriam cometidos tais crimes. Levo em consideração também a desproporcionalidade entre defesa e acusação.

 

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com