TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME: O NOME DA ROSA

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

SERVIÇO SOCIAL – TURMA C

TRABALHO DE FILOSOFIA

Parnamirim/RN

Março – 2015

RESUMO DO FILME O NOME DA ROSA

Discente: VICENTE DE PAULA DA SILVA

      Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Filosofia, do curso Serviço Social – Turma C, Noturno, período letivo 2015/2 turno noturno, na Universidade Telles de Mileto, ministrado pela Prof.ª Dr.ª Késia Cristina.

Parnamirim/RN

Março – 2015


FILME “O Nome da rosa” (resumo)

Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano e renascentista, acompanhado do noviço Adso Von Melk (Christian Slater), chega a um mosteiro beneditino no norte da Itália, para participar de um conclave e decidir se a Igreja pode doar parte de suas riquezas.

Desde então começa a matança de pessoas que aparecem com a ponta dos dedos e a língua roxa, chamando a atenção de alguns que começam a investigar o porque das mortes com essa característica.

William de Baskerville e o monge Adso Von Melk, começam a investigar as causas mortes. Os mais religiosos acreditavam ser obra do diabo, mas William de Baskerville e o monge Von Melk não concordavam com essa hipótese remota.

Do século XI ao XV, a baixa idade média foi marcada pela desintegração do feudalismo e formação do capitalismo na Europa Ocidental. Nesse período ocorreram mudanças econômicas, levando o comércio monetário a o crescimento, crescimento social (projeção da burguesia), e sua aliança com o rei.

No filme O Nome da Rosa, a biblioteca era um labirinto e quem conseguisse chegar até o fim era morto. Apenas alguns conseguiam acesso. Antes que William de Baskerville concluísse sua investigação, Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-inquisidor, chega ao local pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha assassinado alguém em nome do diabo.

No momento em que Bernardo Gui se prepara para acender a fogueira da inquisição, William e Adso voltam à biblioteca labirintesca, descobrem uma extraordinária verdade, naquele lugar estava todos os livros proibidos, um saber restritamente cristão.

Sintetizando; O filme O Nome da Rosa, retrata a força que a igreja católica tinha na inquisição no século XIV, e a situação em que eram submetidos os monges e o próprio povo que não podiam ir de encontro com as leis da igreja nem tentar desvendar seus fundamentos místicos, que em certos casos, havia explicações científicas para tais.

O que mais chama atenção no filme é a aparição de cadáveres apresentando manchas rochas nos dedos e na língua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com