TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento e gestão estratégica

Por:   •  6/11/2017  •  Ensaio  •  3.494 Palavras (14 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 14

Planejamento e Gestão Estratégica

Módulo 1

Aula 1 - Definição de planejamento estratégico, sua origem e evolução.

A necessidade de decidir o que fazer, quando fazer e o como fazer sempre esteve presente na história da humanidade, seja para conquistar novas terras ou se defender dos inimigos, mas a necessidade de fazer um planejamento estruturado começou junto com a revolução industrial.

Henry Ford e o fordismo

Citado como influência na era da produção em massa, vista na linha do tempo, Henry Ford ficou mundialmente conhecido pela introdução na indústria de automóveis da linha de montagem em série, onde os carros eram construídos em esteiras rolantes que funcionavam enquanto os operários realizavam cada um sua etapa no processo, não sendo necessária muita qualificação para a realização do trabalho. Além disso, introduziu o conceito de pagamento de bons salários aos operários, aumentando seu poder de compra, para que eles também se tornassem consumidores criando um movimento econômico cíclico. As ideias de Ford modificaram todo o pensamento da época, desenvolvendo a mecanização do trabalho, a produção em massa e a padronização de máquinas e produtos. Esse sistema produtivo ficou conhecido como fordismo.

Vamos conhecer mais um pouco dessa história ?

1830 – Revolução Industrial→ Inicio da historia do comercio moderno . Construção do sistema ferroviário americano ligando o pais de uma costa a outra e proporcionando a unificação econômica do país, além de ter gerado uma série de inovações tecnológicas como : a máquina a vapor , o processo de produção de aço de Bessemer ( primeiro processo industrial de baixo custo para a produção em massa de aço) e a vulcanização da borracha , que lavaram ao grande desenvolvimento industrial americano.

Até 1900 → Preocupação com a modernização da tecnologia de produção. Ainda não existia o conceito de concorrência da forma que conhecemos hoje .

A partir de 1900 → A ERA DA PRODUÇÃO EM MASSA → A industria passou a se concentrar no aperfeiçoamento da produção em massa com o objetivo de diminuir o custo unitário dos produtos . O foco era oferecer um produto padronizado com o preço mais baixo possível, o que seria suficiente para garantir o sucesso de qualquer empresa. Esse conceito está bem explicitado na famosa frase de Henry Ford : “Ofereça-lhes um automóvel de qualquer cor , desde que seja preta “

1930 → A ERA DO MARKETING EM MASSA → A demanda pelos produtos padronizados caminhava para saturação , pois não havia diferenciação nos produtos. A GM introduziu a versão de mercado oferecendo produtos diferenciados e o segredo do seu sucesso era a orientação para o marketing,ou seja , atender às necessidades do mercado .

1950 → A TRANSIÇÃO PARA A ERA PÓS-INDUSTRIAL → O pós-guerra trouxe novos e inesperados desafios , como : a internacionalização dos negócios, a escassez de recursos e os avanços tecnológicos trazidos pela guerra. Passou a ser de suma importância para o sucesso das empresas a preocupação com o cenario do novo mundo que estava surgindo e, com isso , impactaria os negoios no presente e no futuro. Liderados por H. Igor Ansoff ( professor e consultos , conhecido como pai da gestão estratégica) , surgiram os estudos acadêmicos voltados para estratégica e o planejamento estratégico. As contribuições de outros autores , como Michael Porter (professor da Harvard Business School , e reonomado autor de diversos livros sobre estratégia e competitividade ) e Henry Mintzberg ( professor da Mcgil University, renomado academico e autor de diversos livros nas áreas de estratégia ), agregaram visões , modelos e ferramentas que ajudaram as empresas no desenvolvimento de suas estratégias e seus planos estratégicos.

Hoje em dia, o desenvolvimento de um plano estratégico se tornou vital para as empresas. Vamos agora aprender mais sobre os conceitos e as filosofias do planejamento.

Mas por que planejar nas empresas?

Todo mundo planeja o tempo todo. Planejamos nosso dia, nossa semana, nossas férias. Sempre com um objetivo em mente e o que precisamos fazer para alcançar esse objetivo.

Nas empresas, não é diferente. Elas precisam pensar os seus objetivos para o futuro e se preparar para:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO → COORDENAR ATIVIDADES DE MANEIRA ORGANIZADA .

O processo de planejamento estratégico vai ajudar a empresa a direcionar sua atuação respondendo às seguintes questões-chave:

em que mercado vamos atuar?

com quais produtos vamos competir nesse mercado?

como a empresa pode ter melhor desempenho que seu concorrente?

que recursos são necessários para competir?

Que benefícios o planejamento estratégico pode trazer para a empresa?

Direção estratégica → O planejamento estratégico organiza, coordena e direciona as ações e os projetos da empresa para o alcance do seu objetivo maior.

Investimentos direcionados → Com foco, a empresa consegue direcionar seus investimentos, evitando desperdícios.

Eficiência operacional → A criação de diferenciais competitivos, como redução de custos e aumento da produtividade, traz a melhoria do desempenho da empresa.

Envolvimento dos funcionários → O envolvimento dos funcionários no processo aumenta a motivação para o alcance dos objetivos.

Visão clara das oportunidade → O levantamento das informações para o planejamento estratégico torna as oportunidades de aumento de receita e lucratividade claras.

Fundamentos importantes do planejamento estratégico

Planejar não é um ato isolado. É um processo composto de ações interligadas que visam o alcance dos objetivos estabelecidos , onde todas as áreas da empresa devem participar de forma coordenada. Nenhuma parte pode ser panejada de maneira eficiente se for feito de maneira independente , sem levar em consideração as demais partes .

O planejamento estratégico é um processo constante de tomada de decisão , cujos efeitos e as consequências vão ocorrer no futuro. Segundo Drucker (1984), o planejamento não está voltado para decisões futuras , mas sim às consequências futuras de decisão presente .

O planejamento deve sempre visar aos objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (579.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com