TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.370 Palavras (18 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 18

Planejamento estratégico

Acadêmicos: Elizandro W. R. S. Ribeiro, Gracy Bolfe e Fernanda Dias

Introdução

A estratégia era muito usada antigamente em batalhas e confrontos, para se conseguir vitória sobre o inimigo. Hoje em dia ela é muito usada nas empresas que visão um futuro de crescimento, vitória, e desenvolvimento no mercado, pois na teoria quem possuir a melhor estratégia vence. Mais a estratégia requer um planejamento muito grande, ela necessita de vários requisitos antes de se pôr em pratica, ela é muito mais complexa que se pode imaginar, pois para que o resultado seja o esperado deve-se pensar muito bem antes, planejar, formular, criar, desenvolver. E uma estratégia bem formulada mais mal aplicada ou executada pode corromper todo o processo, além da perca de tempo.

Administração Estratégica

Estratégia é a uma ênfase no planejamento da economia, a alocação de recursos, o desenvolvimento da produtividade e os valores sociais são estratégicos, desde que transformados num processo claro, perceptível e sujeito a crítica.

Estratégia focaliza a finalidade e a ação concreta como forma de se auto definir como sistema pragmático e não técnico. Cria na capacitação uma ênfase no trabalho que se espera de cada organização em seus produtos, mercados e na sua capacidade competitiva.

A estratégia está atenta às potencialidades de desenvolvimento e às formas de promove-lo. No processo mantem a flexibilidade e evita formulas simples e que não são aplicáveis na pratica. E ação concreta promove transformações no processo de desenvolvimento dirigido a um futuro desejado.

A implantação estratégica depende de uma clara visão do que pretende atingir, explicitando a estratégia através de um processo de formulação, implantação e avaliação constantes.

No ambiente das organizações, a necessidade de introduzir estratégias surgiu porque outros meios até então utilizados, como orçamentos anuais, gestão por objetivos, orçamentos de base zero, mecanismo de controle e planejamentos plurianuais, mostravam-se insuficientes para lidar com as variações do mercado, desafios tecnológicos impostos ao pais e ás organizações, entre outras surpresas para a qual era necessário se criar novas formar de gestão.

Os pré-requisitos compõem-se de forma diferenciada em cada organização e precisam de maior ou menor esforço para que seja atingida a postura estratégica. Uma forma de se conseguir decisões adequadas para o futuro é gerando comportamento e organizações flexíveis, inovadoras, portanto não demasiadamente vinculadas a princípios rígidos.

Pensar estrategicamente tornou-se um desafio para as organizações, e até há pouco tempo atrás a principal preocupação era o cliente. Porém, elaborar um produto que o cliente precisa traz pouca contribuição se outro concorrente já pensou nisso também e está prestes a lançar um produto melhor e a um preço menor, utilizando uma tecnologia mais avançada.

A estratégia tecnológica adquire uma importância especial quando se pensa na necessidade de sermos competitivos ou sermos diferenciados muitas vezes associados à tecnologia utilizada. A utilização da tecnologia ultrapassada poderá constituir um entrave intransponível se desejamos a vantagem competitiva, assim como a tecnologia muito avançada pode ocasionar custos elevados e inviabilizar a operação.

A escolha tecnologias torna-se mais importante à medida que os concorrentes, com produtos similares, também estão desenvolvendo novos métodos, processos e produtos, e a aceleração das transformações em pesquisa pode tornar rapidamente em obsoleto aquilo que foi acabado de desenvolver.

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente. É uma ferramenta da administração que mapeia cenários futuros e gerencia informações vitais para a organização num contexto competitivo.

O planejamento estratégico tem evoluído ao longo da história, tanto em sua forma como em sua concepção, em especial na medida em que a sociedade avançava da era industrial para a era da informação e, dessa, para a era do conhecimento.

A origem do planejamento estratégico foi identificada nas mais antigas civilizações, onde governantes sempre tiveram a necessidade de decidir antecipadamente o que fazer, o porquê de fazer, como fazer e o quando fazer, para alcance do sucesso e avanço de seus recursos no longo prazo.

O planejamento a longo prazo foi uma metodologia idealizada e desenvolvida nos Estados Unidos na década de 50. Os conceitos e as ferramentas que são a base do planejamento estratégico surgiram na década de 70, com uma crise se instaurando na indústria norte-americana e a concorrência japonesa.

Ackoff identificou três tipos dominantes de filosofia, que são utilizadas simultaneamente na elaboração dos planejamentos: da satisfação, da otimização e adaptação. Na satisfação é utilizada uma filosofia mais conservadora, ou seja, não se interessa em buscar desafios e atirar em novos alvos preocupando-se mais com a sobrevivência do que com o desenvolvimento e crescimento. Na otimização é adotada uma filosofia baseada no planejamento que busca a realização tão bem quanto possível e não satisfatória. Já a filosofia de adaptação a característica predominante é a inovação há uma preocupação com as incertezas e as mudanças sistêmicas e ambientais bem como a valorização maior do processo de planejamento.

Processo Estratégico (incluindo análise)

Para a elaboração de um planejamento estratégico, é necessário saber a visão da empresa, o que ela está buscando, qual seu objetivo. A empresa deve ter uma missão, e esta deve refletir na razão de ser da empresa, qual o seu proposito e o que a empresa faz. A ideia é que a missão transmita uma imagem tangível e concreta da empresa.

Uma vez declarada a missão, devem-se conhecer as partes do ambiente que devem ser monitoradas para que se atinja as metas. As forças macroambientais e as microambientais são as que devem ser monitoradas, pois afetam sua habilidade de obter lucro. A empresa deve estar preparada para buscar novas tecnologias, novos recursos, novos projetos, mais também deve estar preparada para as oportunidades de ameaça que viram junto.

A probabilidade de sucesso não depende somente da força de seu negócio, mais também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com