TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de planejamento e produção

Por:   •  8/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.078 Palavras (9 Páginas)  •  2.949 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

AVALIAÇÃO

PROFESSOR:        

ALUNO(A):        

TURMA:                         -   DATA: ___/____/____   -   NOTA DA PROVA:  (   ____________  )

QUESTÕES DE PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO

  1. Diante das dificuldades do mercado fica cada vez mais difícil para as empresas se adaptarem as mudanças. O estudo de mercado fica cada vez mais difícil por conta da quantidade de variáveis que se relacionam com as unidades produtoras, diante disso as empresas procuram traçar seu caminho de acordo com aquilo que é possível prever dentro dos vários aspectos de cenários mercadológicos através do estudo e análise do momento vivido as organizações norteiam seu caminho para alcançar objetivos. Todas as informações obtidas das inferências mercadológicas serão de grande ímpeto para as tomadas de decisões empresarias que nortearam as empresas em sua jornada de mercado visando o futuro. De acordo com isso podemos afirmar que estamos tratando de:
  1. Planejamento Estratégico
  2. Planejamento Tático
  3. Planejamento Operacional
  4. Planejamento

  1. Quando as unidades produtoras, a saber as empresas procuram desenvolver novos modelos ou serviços sempre o fazem para satisfazer as necessidades dos seus consumidores isso levando em consideração cada mercado. Diante disso as empresas analisam a necessidade de seu público alvo e desenvolvem ideias que mais tarde serão colocadas em práticas, que não apenas satisfarão o consumidor em sua individualidade, mas irá satisfazer todos os envolvidos diretamente ou indiretamente com a empresa. Quando a ideia se materializa o abstrato colocado em um plano de ação termina para dar lugar as atividades diárias que farão a sequência do processo. Estamos falando de:
  1. Gestão estratégica
  2. Gestão de Projetos
  3. Planejamento Estratégico
  4. Planejamento a curto prazo

  1. José foi convocado a prestar consultoria a uma empresa que estava tendo problemas com o seu setor de vendas, a empresa a um bom tempo não batia metas e sempre ficando atrás de suas concorrentes principais. Diante disso José passou alguns dias observando e analisando a empresa em seus diversos setores, não apenas o de vendas, mas obviamente dando-lhe mais ênfase. Depois de um mês de análise José percebeu que o problema de vendas estava atrelado ao despreparo da equipe diante do cenário do mercado vivido e a falta de capacidade em relacionar-se com o cliente. Diante disso José deu sua cartada e sentenciou a causa, “o problema é investir em capacitação nessa equipe” diante de sua sentença foi montado um workshop para capacita cada integrante, definido qual a real necessidade de fazer isso, como seria possível fazer, quem poderia dirigir o workshop e principalmente quanto custaria. Podemos afirmar que qual ferramenta José usou para implementar sua sentença.
  1. Matriz BCG
  2. Fluxograma
  3. Análise de SWOT
  4. 5W e 2H
  1. Em produção é necessária muita atenção para que tudo saia conforme o planejado e que nada der errado, Francisco funcionário da empresa BOM SABOR LTDA trabalha na parte de qualidade verificado e conferindo todos os produtos que são liberados do processo produtivo para avaliar a sua integridade física para que nada saia fora da programação da produção. Para facilitar o processa de gestão da qualidade por produto, Francisco utiliza um método de apontamentos por parte do processo, checando cada apontamento ele pode saber se o produto seguiu a ordem correta e se nada foi deixado de lado. Diante disso ele analise o produto pós-produção aplicando cada critério especifico do seu método de apontamento.
  1. Fluxograma
  2. Checklist
  3. Organograma
  4. PDCA
  1. Toda organização é formada por uma estrutura organizacional que reflete sua arquitetura organizacional, a estrutura mostra como a empresa está organizada e como ela opera distribuindo atribuições. Diante disso é fundamental que a empresa apresente sua estrutura e que seja o menos burocrático possível para facilitar os processos internos e agilizar tomadas de decisões fazendo com que a informação percorra os caminhos corretos atingindo objetivos. Quanto mais burocrática for a organização pior para o andamento dos processos.
  1. Fluxograma
  2. Estrutura vertical
  3. Estrutura horizontal
  4. Organograma
  1. Quando falamos em produção estamos nos referindo a um conjunto de ações interligadas onde uma depende da outra para continuar formando assim um processo. Mas não temos processos somente em produção, tudo o que seja formado por ações continuas e interdependentes forma um processo. Para que o processo em si seja efetuado com sucesso é necessário que todas as etapas que compõe o todo seja feita com a mais pura maestria possível para o sucesso do compêndio final. Os processos seguem uma ordem crescente e organizada de relacionamento entre tarefas, quando algo em um processo dar errado é possível perceber onde foi a falha desde que o processo esteja montado.
  1. Organograma
  2. Fluxograma
  3. Objetivos, Metas e Etapas
  4. Componentes de um plano
  1. Quando a empresa pretende se manter no mercado ela precisa desenvolver as ações corretas que farão com que ela perdure no mercado por longos anos enquanto houver demanda haverá sempre oferta. Diante disso as unidades produtoras procuram estratagemas para decidir sua sobrevivência no contexto mercadológico, geralmente empresas que não tem essa visão holística acaba por se perder no meio do caminho por cometer falhas e erros banais que custarão a sua própria vida. Por isso é preciso traçar o caminho a percorrer até chegar ao futuro desejado, unificando a sua razão de existência, seus clientes e análises macro ambientais do cenário mercadológico econômico. Para isso é preciso que a empresa ao coletar informações ela monte seu próprio cenário ao longo do tempo e que envolva toda a organização para fazer jus ao que foi estabelecido.
  1. Planejamento Operacional
  2. Planejamento a Curto Prazo
  3. Planejamento a Médio Prazo
  4. Planejamento Estratégico
  1. Existem empresas que trabalham com grandes empreendimentos e que são especializadas em trabalhar de acordo com a vontade do cliente. Sabemos que uma empresa onde não se trabalhar com esse método já é algo difícil de se gerenciar, quanto mais empreendimentos que são de acordo com exigências declaradas dos clientes. Diante disso é preciso aplicar o conceito de qualidade, adequar o processo produtivo a necessidade do consumidor fazendo com que a satisfação possa acontecer, diante disso existem restrições quanto a entrega de um produto final e principalmente no que diz respeito a condições impostas para o ser feito.
  1. Planejamento
  2. Mão de Obra
  3. Tempo
  4. Escopo
  1. No mercado agitado que é este da atualidade é impossível que as unidades produtoras sobrevivam apenas com uma categoria de produtos, até porque a diversidade de desejos e necessidades consumistas aumentam a cada dia causando uma escassez dos recursos de produção de uma economia. Por isso é necessário que as organizações desenvolvam muito bem o seu mix de produtos para que possa atender as necessidades de seu público alvo visando a satisfação do seu cliente. A questão não é apenas saber que é preciso diversificar em seus produtos ou serviços, a questão é criar produtos ou serviços que gerem retornos financeiros e oportunidades de investimento, sem esquecer do padrão de qualidade evitando assim produtos com baixa oportunidade de crescimento e investimento, estamos falando de produto mais a matemática é a mesma para os serviços. Por isso é preciso avaliar a importância dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa do ponto de vista da qualidade e principalmente do ponto de vista financeiro. Para isso é preciso entender o mercado, estudar suas mudanças, planejar e aplicar conceitos para potencializar os seus produtos ou serviços no mercado.
  1. Matriz BSC
  2. Matriz SWOT
  3. Matriz BCG
  4. 5W e 2H
  1. Transformar estratégia em ação de cada departamento diariamente para que possam colaborar com as decisões da alta administração é uma função do:
  1. Planejamento Funcional
  2. Planejamento a Curto Prazo
  3. Planejamento Estratégico
  4. Planeamento imediato
  1. É uma lista de verificação que varia conforme o setor no qual é utilizada. Pode ser elaborada para verificar as atividades já efetuadas a ainda a serem feitas.
  1. Matriz BCG
  2. 5W e 2H
  3. Checklist
  4. SWOT
  1. Todas as atividades empresariais envolvem recursos e, portanto, devem ser conduzidas para a obtenção de lucro. As atividades têm como base de estudo e análise dados retirados do Balanço Patrimonial, mas principalmente do fluxo de caixa da empresa já que daí, é que se percebe a quantia real de seu disponível circulante para financiamentos e novas atividades.
  1. Planejamento Financeiro
  2. Planejamento de compras
  3. Planejamento de Marketing
  4. Planejamento estratégico
  1. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante.
  1. Benchmarking
  2. 5W e 2H
  3. 5 s
  4. BCG
  1. É o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados?
  1. Nichos de mercado
  2. Segmentar mercado
  3. Dividir mercado
  4. Fatiar mercado
  1. Ele descreve a curto prazo maneiras de alcançar metas e explica como, ou qual parte, um plano estratégico deverá ser colocado em operação durante um determinado período operacional.
  1. Planejamento estratégico
  2. Planejamento tático
  3. Planejamento operacional
  4. Planejamento funcional
  1. É um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os planos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os planos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.
  1. Gerenciamento de projetos
  2. Gerenciamento logístico
  3. Gerenciamento de novos produtos
  4. Gerenciamento financeiro
  1. Assinale a alternativa correspondente ao conceito de administração da produção:
  1. É a atividade de gerenciar recursos destinados a produção e disponibilização de bens e serviços.
  2. É a atividade de obter recursos destinados a produção e disponibilização de bens e serviços.
  3. É a atividade de reter recursos destinados a produção e disponibilização de bens e serviços.
  4. É a atividade de alocar recursos destinados a produção e disponibilização de bens e serviços.
  1. É o item administrado, movimentado, armazenado, processado e transportado pela logística. O termo nasceu junto com a logística, derivado da palavra cadeia de suprimentos utilizado para definir diversos materiais.
  1. Suprimentos
  2. Materiais
  3. Patrimônio
  4. Compras
  1. É um bem que irá se incorporar a um produto a ser fabricado para depois ser vendido. 
  1. Suprimentos
  2. Materiais
  3. Patrimônio
  4. Compras
  1. São os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui.
  1. Suprimentos
  2. Materiais
  3. Patrimônio
  4. Compras
  1. Habilidade em faze coisas diferentes para diferentes consumidores. Variedade alta de produtos e serviços.
  1. Produção padronizada
  2. Customização em massa
  3. Produção projetada
  4. Customização da compra
  1. É um gráfico usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto. Os intervalos de tempo representando o início e fim de cada fase aparecem como barras coloridas sobre o eixo horizontal do gráfico.
  1. Diagrama espinha de peixe
  2. Diagrama de Pareto
  3. Diagrama de Gantt
  4. Diagrama causa e feito
  1. Conjunto integrado de atividades cujo objetivo é fabricar altos volumes de produção usando um estoque mínimo de matéria-prima, material de embalagem, estoques intermediários e produtos terminados. Na manufatura, obtêm-se resultados positivos com a formação de células de fabricação flexível, como redução de tempos inúteis, eliminação de erros e produção orientada a zero defeitos.
  1. Kanban
  2. Brainstorming
  3. Just – in – time
  4. Lead – time
  1. É o responsável pela sincronização do fluxo de materiais, objetivando fazer com que a manufatura se ajuste às necessidade da demanda, produzindo na quantidade certa e no momento certo.
  1. Kanban
  2. Brainstorming
  3. Just – in – time
  4. Lead – time
  1. Sistema de informação com banco de dados que integra todas as informações de planejamento e controle de produção
  1. CRM
  2. ERP
  3. MRP
  4. SAP
  1. Sistemas de informação que planejam as necessidades de materiais e planos de produção satisfazendo os pedidos de venda
  1. CRM
  2. ERP
  3. MRP
  4. SAP
  1. Método usado para aprender sobre as necessidades e comportamentos dos consumidores de modo a desenvolver relacionamentos mais fortes.
  1. CRM
  2. ERP
  3. MRP
  4. SAP
  1. É a manutenção produtiva realizada por todos os empregados em todos os departamentos. Gestão da manutenção que reconhece a importância da confiabilidade, manutenção e eficiência econômica.
  1. CRM
  2. ERP
  3. MRP
  4. MPT
  1. É o tempo decorrido para a troca (ferramenta, programa, equipamento) de um processo em execução até a inicialização do próximo processo.
  1. Kanban
  2. Brainstorming
  3. Setup
  4. Lead – time
  1. Compreende o tempo de início da atividade produtiva até o seu término. É o tempo entre o momento de entrada do material até à sua saída do inventário (bens disponíveis em estoque)
  1. Kanban
  2. Brainstorming
  3. Setup
  4. Lead – time

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (51 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com