TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e Gestão De Pessoas: Um Estudo De Caso Em Uma Instituição Financeira

Por:   •  1/6/2023  •  Artigo  •  6.184 Palavras (25 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

A Liderança e Gestão De Pessoas: Um Estudo De Caso Em Uma Instituição Financeira

[pic 2]

        

        

        

[pic 3]

[pic 4]

        

[pic 5]

[pic 6]

1.        ESCOLHA DO CASO A SER ESTUDADO        2

2.        APRESENTAÇÃO INICIAL DO CASO        3

3.        DELIMITAÇÃO DO TEMA DO ESTUDO        4

4.        JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TEMA        5

5.        SITUAÇÃO PROBLEMA        6

6.        OBJETIVO DO ESTUDO        7

7.        REFERENCIAIS TEÓRICOS UTILIZADOS        8

8.        MÉTODO DE PESQUISA        13

9.        DESCRIÇÃO DO CASO        15

10.        ANÁLISE  DO CASO        17

11.        CONCLUSÕES DO ESTUDO        23

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA        25

ESTUDO DE CASO

  1. ESCOLHA DO CASO
    A SER ESTUDADO[pic 7]

        

O Banco X é um banco brasileiro, constituído na forma de sociedade anônima, com sede em Osasco, em São Paulo. Foi fundado em 10 de março de 1943 em Marília, São Paulo, por Amador Aguiar. Em 2010, foi o único banco privado brasileiro a estar presente em todos os municípios do país, com pelo menos uma agência ou posto de atendimento em cada uma das 5.564 cidades do Brasil.

Em 2020 O Banco X fechou 1.083 agências físicas e desligou 7.754 funcionários. Em dezembro, o banco tinha 3.395 unidades abertas no Brasil, número 24,2% inferior ao registrado no mesmo mês do ano anterior.

Já no que diz respeito ao número de funcionários, o Banco X fechou 2020 com 89.575 pessoas em seu quadro. O número é 8% menor que o registrado no final de 2019.

O salário médio de Bancário é de R$ 3.504 por mês em Brasil, que é 1% maior do que o salário médio mensal da Banco X para essa vaga, que é de R$ 3.452.

Com o fechamentos das agências e as demissões em 2020 houve uma grande movimentação externa no segmento da empresa onde os profissionais da regional do Rio de Janeiro, mais precisamente nas filiais do Centro, onde há muitas agências próximas uma das outras, aconteceram algumas demissões e até pedidos de demissões, reduzindo assim o seu quadro de funcionários que nas 4 agencias estudadas eram de 65 funcionários, reduzindo para 42 funcionários, aumentando a rotatividade de pessoal e sobrecarga de serviços.


  1. APRESENTAÇÃO
    INICIAL DO CASO[pic 8]

        

Com o fechamentos das agências e as demissões em 2020 houve uma grande movimentação externa no segmento da empresa onde os profissionais da regional do Rio de Janeiro, mais precisamente nas filiais do Centro, onde há muitas agências próximas umas das outras, aconteceram algumas demissões e até pedidos de demissões, reduzindo assim o seu quadro de funcionários que nas 4 agencias estudadas eram de 65 funcionários, reduzindo para 42 funcionários, aumentando a rotatividade de pessoal e sobrecarga de serviços.

O tema escolhido foi com base em uma grande evasão de pessoas que ocorreu no mês de julho do ano de 2020, em uma de suas filiais, situada no município do Rio de Janeiro no Banco X, nas agencias do centro do Rio de Janeiro, localizadas:

  • Agência Rio De Janeiro, Centro, RJ
    Rua 1. De Marco, 45/47 /Rua Buenos - Centro;
  •  Agência Av. Rio Branco, Urb. Rio De Janeiro, RJ
    Av. Rio Branco, 131 - - Centro
  • Agência Cinelândia, Urb. Rio De Janeiro, RJ
    Rua Senador Dantas, 61 - Centro
  • Agência Sete De Setembro, Urb. Rio De Janeiro, RJ
    Rua Sete De Setembro, 145,147,149 - Centro

 


  1. DELIMITAÇÃO DO
    TEMA DO ESTUDO

        [pic 9]

  Na chamada nova era do conhecimento, empresas cada vez mais utilizam recursos em tecnologias avançadas, para o melhor desenvolvimento de seus produtos, porém o ser humano, continua sendo o seu maior e melhor capital. Portanto as empresas além de investirem pesado em tecnologias, também investem pesados em seus recursos humanos, capacitando para terem os melhores profissionais em suas organizações. (CHIAVENATO, 2017)

De forma geral, os líderes buscam reforçar o cuidado na gestão dos talentos identificados em seu time, e tomar atitudes para mitigar riscos e impactos no negócio

Este projeto de pesquisa delimitou-se em colher informações sobre: quais os desafios que os gestores do Banco X enfrentam no que diz respeito à rotatividade e retenção de colaboradores?

Tema: A Liderança e Gestão De Pessoas: Um Estudo De Caso Em Uma Instituição Financeira.


  1. JUSTIFICATIVA DA
    ESCOLHA DO TEMA

        [pic 10]

O tema escolhido está relacionado a importância de uma gestão dedicada a cuidar de pessoas e sobre formas de minimizar impactos negativos no engajamento de uma equipe.

Justifica-se como escolha do tema, o que é, ainda, corroborado pelas diversas decisões gerenciais tomadas por essas lideranças que necessitam estar fundamentadas em premissas próximas da realidade na qual estão inseridas.


  1. SITUAÇÃO
    PROBLEMA[pic 11]

        

Considerando o estudo sobre a prática e o conhecimento dos problemas enfrentados pelos gestores entrevistados. Para tal, este estudo pretende responder aos seguintes problemas de pesquisa: Quais os desafios que os gestores do Banco X enfrentam no que diz respeito à rotatividade e retenção de colaboradores?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (427.8 Kb)   docx (644.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com