TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Central - Marketing FGV

Por:   •  7/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Tecnólogo de Gestão Pública


Elementos de Marketing  - Turma T12

Aluno: Vinicius Couto Neves

QUESTÃO CENTRAL PROPOSTA

Que fatores considera que torna a Loop Store uma empresa competitiva e inovadora, criando valor para os consumidores?

Cabo Frio – RJ

18-10-2023

        Podemos entender que a Loopstore inovou de tal forma o mercado de consumo de produtos que se utilizam das embalagens descartáveis, dando um ressignificado ao novo conceito de consumir produtos com sustentabilidade e se valendo da orientação do marketing holístico de maneira a equilibrar as dimensões alterando os 4 Ps.

        Inclusive, poderíamos até classificá-lo como marketing inovador holístico, pois não somente conseguiu equilibrar todas as outras dimensões, como modificou também todos os aspectos desde a cadeia de produção de produtos (design) e serviços, definição de preços, praça (na logística) e promoção.  Baseado nesse novo conceito de formato de logística, é que se apresenta a responsabilidade social que a empresa defende, a Loop Store apresenta uma inovação que altera os 4Ps de marketing. Tudo começando na logística e na tecnologia que modificou as embalagens.

              Num mercado tão competitivo, a inovação é a chave mestre, é o santo grau que as empresas buscam objetivar. Sendo essa uma das principais estratégias para se conquistar novos clientes e manter o crescimento sustentável de sua marca ou até mesmo resgatar aqueles que modificaram seus hábitos de consumo, que em outro momento, deixaram de consumir porque passaram a se preocupar com meio ambiente e com embalagens mais sustentáveis.

        Aqueles consumidores que, outrora deixaram de consumir, possivelmente voltarão em razão da implementação dessa nova proposta embarcada com tecnologia que altera as embalagens dos produtos se diferenciando das tradicionais embalagens consumidas nos mercados, inovando no mínimo em 2 Ps, Produto e Praça.

        Com essa mudança desse formato de negócio levou a Loopstore a ser tão competitiva e inovadora, com grande potencial de crescimento, nesse nicho de mercado tão valioso.

        A inversão do eixo de consumo, trouxe benefícios a todos, pois antes bastava-se apenas produzir um produto com preço razoável, incorporando emoção e funcionalidade. Agora, com a inovação introduzida pelo marketing, o produto passou a ser apenas um coadjuvante de menor relevância, dando-se foco ao comportamento do consumidor que se modificou ao longo das últimas décadas em decorrência da constante mudança do ambiente macroeconômico.

        À vista disso, foi o que fizeram as empresas a ampliarem suas visões quanto as suas devidas responsabilidades na fabricação de embalagens descartáveis, e por conseguinte a falta de ações de reutilização ou reciclagem delas no pós-consumo.

        Certo que essa foi a solução mais inteligente e ecológica, que dá preferência por recipientes duráveis e recarregáveis. Que ainda buscou resolver os problemas ambientais criados pelas embalagens que não são retornáveis, com a oferta de um serviço personalizado que tem o objetivo principal de ao mesmo tempo manter a conveniência que os clientes possuíam ao consumir os mesmos produtos, sem não exigir em nada dos consumidores, cujo trabalho competirá somente a empresa, que baterá à sua porta.

        Portanto, os fatores que podemos considerar e que tornou a Loopstore uma empresa competitiva e inovadora, foram a diferença que fez na vida das pessoas, a própria inovação na reutilização do uso dos recipientes, a redução no custo do produto por ser retornável, vantagem competitiva por aplicarem o marketing holístico e se colocarem a frente das necessidades humanas, incrementando o marketing de relacionamento e remodelando a distribuição e organização do fornecimento dos produtos. Por aplicarem criatividade pura e simplesmente, coragem em fazer diferente, adaptabilidade e focar no cliente e suas necessidades se preocupando com a sustentabilidade do meio ambiente.    

        Exemplo de empresa inovadora em marketing, é a Natura, que ocupa a   primeira posição no ranking das empresas mais inovadoras do Brasil. Por tratar a inovação como parte da sua cultura organizacional, criada em 1969, com foco em sustentabilidade no desenvolvimento de seus produtos cosméticos.

        Basta verificar no próprio site da marca, onde declara o que significa inovação que “é gerar impacto positivo na sociedade e no planeta por meio dos novos produtos, experiências e serviços criados para promover o bem-estar em toda a nossa rede de relações”.[1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (48.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com