TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO INTERNA E ENDOMARKETING: UMA PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO PARA A EMPRESA

Por:   •  3/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.377 Palavras (10 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 10

ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RAFAEL PEREIRA COLARES

COMUNICAÇÃO INTERNA E ENDOMARKETING:

UMA PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO PARA A EMPRESA

Santo André

2019

COMUNICAÇÃO INTERNA E ENDOMARKETING:

UMA PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO PARA A EMPRESA

Sumário

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 3

2 A COMUNICAÇÃO 3

2.1 A comunicação interna empresarial 4

3 ENDOMARKETING: CONCEITOS E APLICAÇÕES 5

3.1 Conceito do endomarketing 5

4 ARTIGOS ESTUDADOS ACERCA DA APLICABILIDADE DO ENDOMARKETING NO CRESCIMENTO DA EMPRESA 7

5 CONSIDERAÇÃOES FINAIS 8

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

Lista de Tabelas

Tabela 1 Análise de dados de pesquisa............................................................................................. 7

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A importância da motivação para o trabalho vem crescendo ao mesmo passo do aumento da importância dos recursos humanos, havendo uma ligação direta de motivação com escala de produção isso é, um funcionário motivado, trabalha melhor e rende mais.

Partindo da teoria de Herzberg (1997, p.75), “a motivação é baseada nas necessidades de crescimento. É um motor interno e seus benefícios aparecem em longo período de tempo”, no qual o próprio autor apresenta que há dois tipos de fatores que podem influenciar no desempenho do colaborador: o primeiro denominado fatores higiênicos, que inclui questões acerca da política da empresa, da qualidade da supervisão e do relacionamento com o chefe, para exemplificar. São fatores puramente ambientais não estando ligado diretamente à tarefa desempenhada. Este tipo de fator, quando presente, não necessariamente aumenta o nível de satisfação do colaborador, mas se ausente, ou mesmo com qualidade problematizada, por vezes, pode o tornar mais insatisfeito e com isso, mais improdutivo.

Neste cenário o salário aparece como um fator higiênico, ou seja, um ótimo salário não necessariamente motiva o colaborador no médio e longo prazo, mas um salário ruim, com certeza, o desmotiva. Logo pode-se perceber que motivar o funcionário por meio da atribuição de benefícios financeiros, não levando em conta questões como a comunicação interna, crescimento pessoal, envolvimento com a empresa, responsabilidade por algo maior que suas tarefas mecânicas e realização profissional, não se faz eficaz. É preciso muito mais que isso.

Desta forma se faz necessário estudar dois pontos bem distintos aqui, a saber: a comunicação humana e seus efeitos na questão empresarial e o endomarketing, para que só então se possam tecer comentários acerca do que acontece na empresa nos dias de hoje, a fim de estudar o seu crescimento.

2 A COMUNICAÇÃO

Antes de se tratar da questão da comunicação é preciso que se pense em sentido mais global, ou seja, qual a função da comunicação para os humanos. Neste sentido, Lima (2009) explica que o homem entendeu o seu mundo e articulou sua linguagem, e a medida de que foi se conscientizando, percebeu a importância desta para o trabalho socializado.

A mesma autora ainda explica que (2009, p.29)

O conhecimento de um indivíduo é a realidade do seu saber histórico, é tudo o que o constitui. Tal conhecimento está calcado em suas experiências individuais e coletivas, bem como nas manifestações de sua linguagem, as quais refletem a maneira de entender, individual e socialmente, o mundo do qual ele é parte integrante.

Se a comunicação e a expressividade do homem refletem sua maneira individual e social de ver o mundo, obviamente isso se aplicará na forma como este se comunica na sua forma empresarial, seja por meio da comunicação interna, sobremaneira pela forma como um colaborador poderá sentir-se motivado em seu ambiente de trabalho.

2.1 A comunicação interna empresarial

A comunicação interna é comunicação de uma empresa, órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil e transparente, da direção com o público interno e entre os próprios elementos que integram este público. Não se restringe à chamada comunicação descendente, que flui da direção para os funcionários, mas inclui, obrigatoriamente, a comunicação horizontal e a comunicação ascendente, que estabelece o feedback e instaura uma efetiva comunicação.

Toda organização busca implícita ou explicitamente o comprometimento de seus funcionários e um dos caminhos para alcançar tal objetivo é a comunicação interna, e a efetividade desta é especialmente requerida em cenários de mudança, que são frequentemente vivenciados pelas organizações como descrito por (HEMAIS, 2005; KITCHEN; DALY, 2002; MATTOS, 2001).

As pessoas de uma empresa devem ser encorajadas a participar das mudanças e melhorias dos processos. Essa participação requer a conscientização dos funcionários, por meio de treinamentos, palestras, campanhas de incentivo, comunicação interna e monitoramento por parte dos gestores, no dia a dia.

Além das situações de mudança, Brum (2005) acrescenta que a comunicação interna também é importante nos momentos em que novos desafios são lançados aos funcionários, e daqui se parte de que a ideia da comunicação interna como um dos principais instrumentos de endomarketing.

Para Brum (2005), sendo a informação o “produto da comunicação interna”, é também a maior estratégia de aproximação entre uma empresa e seus funcionários. Essa autora afirma que, por maiores que sejam os benefícios e incentivos oferecidos ao público interno, sem uma informação bem trabalhada, não existem funcionários motivados.

3 ENDOMARKETING:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com