TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevância do Endomarketing no Crescimento das Empresas

Por:   •  4/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Relevância do endomarketing no crescimento das empresas

Para podemos entender o endomarketing e a sua importância em uma organização, temos que entender o seu predecessor, o marketing. Trata-se de uma ação no mercado que utiliza conjuntos de ferramentas, para que seus produtos ou serviços sejam conhecidos e desejados, isto é, ele busca entender o consumidor, por meio de ferramentas como, propagandas e promoções. O endomarketing, diferente do seu pregresso, é uma política de marketing com os colaboradores da organização, ou seja, são ações de marketing voltado aos subordinados de uma determinada empresa. O marketing funciona de forma externa e o endomarketing de forma interna em uma organização.

Diferente da comunicação interna, que é algo mais técnico, que atua através de murais, redes corporativas dentre outros meios mais formais. O endomarketing tem como objetivo possibilitar um maior engajamento entre o colaborador e a organização. Corresponde a toda dedicação que a instituição realiza para aproximar o funcionário da missão da empresa, tratando-os como clientes internos, para que desenvolvam comprometimento e empenho com os negócios da instituição.

O endomarketing pode ser entendido como uma ferramenta de grande capacidade de propiciar resultados em uma organização, pois se faz necessário que as pessoas que fazem a empresa crescer, possam participar de forma efetiva desse crescimento, e o endomarketing aborda isso, através da inclusão, reconhecimento, empatia, a empresa preocupar-se com o ser humano, fazendo com que os colaboradores se sintam mais motivados e entusiasmados, e assim desse modo eles geraram mais retornos lucrativos, para a organização que o motivou, e trazendo o engajamento e admiração pela mesma.

Precisa-se compreender o quanto que o endomarketing faz diferença na empresa, o fato de se atentar com os funcionários, através de bonificações, feedbacks, promoções, ou até com os próprios produtos da empresa, fideliza o colaborador, tornando-o cliente interno, dando espaço para uma aproximação e assim saber o que se passa na organização, o que pode melhorar, todas essas coisas fazem parte dessa ferramenta, que auxiliam no crescimento pessoal e profissional dos funcionários, devesse entender que colaboradores aliados são os principais responsáveis pelo sucesso dos negócios.

REFERENCIAS:

A importância do Endomarketing na gestão das empresas

Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=MroQDzyPPHM> Acesso em: 19 mar. 2020.

Diferença entre Comunicação Interna e Endomarketing

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2F3cJbdMjVc> Acesso em: 20 mar. 2020.

O que é Endomarketing e porque é importante para a sua empresa?

Escrito por André Ferreira em Junho 26, 2017.

Publicado em Empreendedorismo, Marketing, Pensar Fora da Caixa, Publicidade.

Disponível em: <http://publicidademarketing.com/endomarketing/>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com