TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELEVÂNCIA DO ENDOMARKETING NO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

Por:   •  25/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RELEVÂNCIA DO ENDOMARKETING NO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

SALVADOR

2019

GERUSA GOMES SANTANA

RELEVÂNCIA DO ENDOMARKETING NO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

             Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos de Marketing do curso de   Gestão de Recursos Humanos, no Centro Universitário Jorge Amado, como requisito para avaliação sob orientação da Prof.ª Kamila Dutra Pena.

Salvador

2019

O PODER DO ENDOMARKETING PARA AS ORGANIZAÇÕES

Atualmente as médias e grandes empresas buscam cada vez mais entender um fenômeno crucial para o sucesso das organizações: O Endomarketing. Este conceito dedica-se a explanar sobre o Marketing interno de uma corporação. Basicamente busca dentro do ambiente de trabalho construir uma imagem favorável para que os funcionários confiem na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Este conceito cuida diretamente da percepção dos funcionários sobre os produtos também da empresa, é importante que as organizações invistam nesse tema para obter melhores resultados. Com a implementação do Endomarketing os funcionários serão convertidos em promotores da companhia. Imagine que para vender um serviço é necessário que a clientela entenda as vantagens obtidas e acredite que o custo/benefício seja proveitoso, é de suma relevância para o negócio que o próprio vendedor conheça e acredite no que vai ofertar, pois através deste cenário os colaboradores irão promover e defender de forma natural a organização.

Outro ponto importante obtido com a aplicação Endomarketing é a preocupação com o bem-estar dos colaboradores, este fator aumenta significativamente a produtividade, motivação e satisfação dos funcionários. É pertinente a visão de que os funcionários são mais do que números, isso porque acima de tudo lidaremos com seres humanos. O terceiro fator relevante na estratégia é a comunicação assertiva em relação as metas individuais e objetivos do grupo, desenvolvendo de forma gradual competências relevantes para a expansão do negócio, bem como “pensar e agir como dono”, prestação de contas, virtude moral para assumir de forma proativa a culpa por erros, caso ocorram, e pegando pra si a responsabilidade de encontrar a melhor solução possível, em menor prazo, para qualquer eventual problema.          

Com a velocidade que exige o mundo dos negócios é imprescindível que atuação do Endomarketing esteja na mesma celeridade, para então garantirmos de forma assertiva que os alinhamentos entre a direção e a base da empresa acontecerão com agilidade e precisão. Embora ainda não tenhamos métodos conceituados para mensurar os resultados dessa prática, é notadamente mais produtivo e com certeza já é um mecanismo da gestão estratégica de pessoas.        

REFERÊNCIAS

POLLI, Shandô - O Endomarketing Como Ferramenta de Relacionamento com o Cliente Externo, 2015. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/caadm/article/download/24720/19684>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (161.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com