TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELEVÂNCIA DO ENDOMARKETING NO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

Por:   •  15/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

UVA

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ROBERTO GARCIA GONÇALVES RIBEIRO

RELEVÂNCIA DO ENDOMARKETING NO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

Rio de Janeiro

2019.2

ROBERTO GARCIA GONÇALVES RIBEIRO

RELEVÂNCIA DO ENDOMARKETING NO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

Trabalho de disciplina Fundamentos de Marketing, apresentado à Universidade Veiga de Almeida - UVA - como requisito para a avaliação semestral.

Rio de Janeiro

2019.2

Segundo Luís Carvalho[1], o endomarketing surgiu para transformar funcionários em promotores das empresas fornecendo-lhes amplo conhecimento prévio dos produtos e serviços para, consequentemente, aumentar a lucratividade através de vendas, suporte e fidelização de clientes. Contudo, ressalta o autor, a evolução dos mercados consumidores, negócios, tecnologias e perfis de colaboradores desencadeou sua transformação em ferramenta de gestão estratégica visando engajar pessoas nos objetivos, metas, missões, valores, culturas, necessidades e resultados das corporações, analisar tais resultados, definir e executar planos para o sucesso das empresas através da atuação de seus públicos internos.

Desdobrando esta linha analítica, Roberta Giannini pondera que uma empresa, para sobreviver e alcançar objetivos, precisa de colaboradores que a movimentem com máxima eficácia, por isso não disputa apenas clientes e mercado, mas também profissionais capacitados e dispostos a entregar altas performances[2]. Nesse contexto - evidencia Giannini - o endomarketing também visa reter os melhores talentos nas corporações através de estratégias que harmonizem atividades e participações humanas com objetivos empresariais, tais como ações motivacionais e de melhoria do clima organizacional, aproveitamento das pessoas certas nos lugares certos e democratização de informações, conhecimentos e oportunidades[3].

Para Philip Kotler, os elementos esboçados por Carvalho e Giannini são determinantes no sucesso corporativo porque geram satisfação e comprometimento entre colaboradores e empresas, o que se converte em melhores resultados, satisfação do cliente final e prosperidade[4]. Tendo esta compreensão, ele defende que o endomarketing deve preceder o marketing externo, pois é inviável entregar excelência antes de ter um quadro de colaboradores preparado para isto[5] (KOTLER, 2000, p.44).

As análises de Carvalho, Giannini e Kotler demonstram que o objetivo final do endomarketing é a prosperidade corporativa através do sucesso no relacionamento entre empresas, clientes internos e clientes externos, fazendo com que estes encontrem excelência e valor nos produtos e serviços oferecidos e aqueles constituam times verdadeiramente engajados em promover o que há de melhor em seus respectivos campos de atuação. Sendo assim, a relevância do endomarketing no crescimento das empresas consiste em conscientização, conciliação, desenvolvimento, aproveitamento e articulação de pessoas e recursos materiais em prol do alcance e superação de metas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com