TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELEVÂNCIA DO ENDOMARKETING NO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

Por:   •  22/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

RELEVÂNCIA DO ENDOMARKETING NO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

Diante dos avanços tecnológicos presenciados desde os anos 1990, a globalização mundial permitiu o aumento da competitividade para as empresas. Além disso, para a retenção de novos talentos, as empresas precisam oferecer mais do que altos salários estabelecendo uma relação de parceria com o seu colaborador que fornece conhecimento, competências e contribuem com o objetivo das organizações sendo peça chave para a conquista dos clientes externos.  

Assim, uma das estratégias adotadas pelas empresas para garantir o seu diferencial diante do concorrente é o endomarketing. O prefixo “endo” vem do grego que significa “movimento para dentro”. Então, segundo MATOS (2014, p. 127-128): “Endomarketing é, portanto, um conjunto de ações de marketing institucional dirigidas para o público interno.” RAHME (2017, p. 83) entende que o endomarketing:

“É dirigido somente ao público interno e tem como objetivo essencial contribuir para promover relações saudáveis dos profissionais com a empresa a partir da cultura organizacional, promovendo vínculos emocionais e profissionais que gerem um ambiente facilitador de boas práticas e um trabalho de resultados, tanto para a empresa quanto para os profissionais.”

Pode-se dizer então que o endomarketing é a utilização de conceitos e estratégias do marketing para o estudo e satisfação do público interno da empresa (funcionários, fornecedores e acionistas). Esta estratégia tem como benefício o aumento da produtividade, melhorias do relacionamento no ambiente de trabalho, desenvolvimento do colaborador tanto pessoal quanto profissional, entre outros. O bom relacionamento entre a empresa e seus funcionários consolida a imagem positiva sobre a própria empresa, que ultrapassa as paredes da organização e permite conquistar o público externo (MATOS, 2014).

Portanto, podemos concluir que as empresas devem se atentar a importância e os benefícios do endomarketing atualmente diante da revolução tecnológica que estamos vivendo. A motivação do funcionário na empresa refletirá em um atendimento ainda melhor ao cliente externo proporcionando a sua fidelização, que é o objetivo principal de todas as empresas. Quanto mais motivados os colaboradores estiverem, melhor será o desenvolvimento de suas atividades transmitindo esse bem-estar para o cliente, agregando valor a marca ou serviço que a empresa fornece.

REFERÊNCIAS

Rahme, Lucia Helena. Comunicação, marketing e novas tecnologias na gestão de pessoas [livro eletrônico]/ Lucia Helena Rahme. Curitiba: InterSaberes, 2017.

Matos, Gustavo Gomes de. Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo/ Gustavo Gomes de Matos. – 3.ed.rev. e ampl. – Barueri, SP: Manole, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com