TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento do consumidor – Os pontos de partida dos modelos científicos e a noção de ser humano.

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.544 Palavras (11 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 11

Capitulo 1 – Os pontos de partida dos modelos científicos e a noção de ser humano.

Neste capítulo, veremos os pressupostos das teorias sobre o comportamento humano, e como o ser humano tende a se comportar e o que influência em suas escolhas. Veremos também qual das teorias usar para definir o comportamento do comportamento do consumidor.

Os pressupostos das ciências ao comportamento do consumidor, falam que o ser humano é movido pelo racional, emocional e pelo social. De acordo com o método do positivismo o ser humano tende a repetir locais onde os produtos são expostos, assim como supermercados, porém o positivismo generaliza o comportamento humano, pois esse comportamento pode não ser constante.

Na dialética, é falado que o ser humano é influenciado por grupos a consumir certos tipos de produtos, propagandas às vezes sem perceber criam diferenças sociais, por ter produtos para certos grupos. Para entender as motivações desses consumidores, deve-se entender os grupos ao qual ele pertence.

As teorias do consumidor utilizam o positivismo na Biologia, na psicologia e na economia fala que o ser humano é motivado pro prazer, instinto de morte, explicam também as pessoas que compram por impulso e pessoas que consumem drogas. O consumidor está atrás de prazer. Tem havido pesquisas relacionadas ao consumismo, pois o ser humano tem buscado qualidade de vida e felicidades, mas não a consegue, então muitos produtos sendo revistos, por trazerem malefícios a saúde do ser humano e ele são muito consumidos.

Depois de todas as teorias e métodos serem estudados na hora escolher qual será a melhor para descrever o consumidor, pode se escolher qualquer dos métodos não esquecendo que alguns são estudos do passado e devem ter mais pesquisas se os produtos forem futuros, e que o ser humano está sujeito a mudanças de grupos e mudanças próprias.

Ponto de reflexão pra melhorias das teorias e ações.

A Teoria consiste em explicar fatos do nosso cotidiano. Ela surge de uma pensador, onde ele faz relações entre varias variáveis, procurando fatores e descobrindo relações entre eles.

Na publicidade nós observamos fatos (consumo) e o seu sujeito (o consumidor).

Em relação ao consumidor, quando fazemos uma pesquisa com consumidores ou planejar algumas ações é preciso perguntar a causa ou por que dos procedimentos e adequar a sua situação atual.

Quando for fazer uma critica de uma teoria ela poder ser feita de dois modos: confrontando as explicações com os fatos ou questionando a lógica interna da explicação

Modificar teorias que não se sustentam.

Quando as teorias conhecidas não se encaixam aos consumidores podemos aprender a colher sinais que permitem criar teorias contemporâneas. Mudar - las está no nosso cotidiano mental, criamos e abandonamos dezena de teorias a cada dia.

Escutar as pessoas é uma das tarefas mais difíceis de fazer sem colocar nossas opiniões. Um dos motivos é quando estamos desconfortáveis com um fato ou uma historia tendemos a modificá-la de modo que fique coerente para nós .

Na Fenomelofia um campo da filosofia propõe uma reaproximação com fatos, suspendendo as teorias que distanciam o observador do fenômeno. Assim conhecendo melhor o comportamento das pessoas.

Cada pessoa demonstra a recria padrões universais de comportamento que está ligado a sua particularidade, em um exercício em grupo podemos analisar bem isso, surgem respostas semelhantes, onde ela nos mostra a mesma vontade de sair de suas rotinas.

Independente de qual seja a opção teórica para analisar o consumidor e criar opções e do ramo de negócios existem algumas fontes de informações:

- A relação do consumidor com os objetivos com seu corpo

- A relação do consumidor com as suas ideias, emoções e valores.

- A relação di consumidor com os objetivos e o mundo físico

- A relação do consumidor com outras pessoas e as regras de grupos

Realizando no mínimo três encontros com consumidores, o profissional pode colher semelhanças e diferenças nas funções e dessa maneira construir uma “teoria do momento”, onde estará agrupando e diferenciando dados.

Dados colhido de maneira mais isenta possível, você deve criar hipóteses ou teorias atuais. Você pode encontrar convergências (método indutivo), buscar as divergências (método descritivo), uma base escondida que sustente as aparências (método estruturalista) ou tentar ver a essência que se repete nas variações, mas nunca aparece (método fenomenológico).Você deve escolher qual caminho escolher.

Quando elaboramos alguns conceitos e a criar uma teoria sobre um determinado tema, colocamos à prova, em um processo de refinamento. Experimentar – errar – melhorar- experimentar. Estudaremos os fatos que possam sustentar ou desafiar nossa teoria e decidir o momento de modifica – lá.

Comentários finais do ponto de partida

A teoria do comportamento do consumidor é consequência do que utilizam e acompanham cientificamente. O ser humano possui necessidade e desejo, porém eles têm de escolher o que desejam através das possibilidades, que acabam sendo limitadas. Eles são emocionais, é só mexer com o inconsciente deles aguçando as recordações e os estimulando com imagens, sons e palavras. Com isso, comportamento do consumidor tem como prever, medir e modelar, através da teoria comportamental, pois o comportamento é basicamente social, que se apoia na visão otimista da sociologia. Nela existem produtos e serviços que são fundamentais para mostrar a interatividade social. Na tipologia do consumidor, podemos agrupar pessoas diferentes com categorias parecidas, para construir probabilidade de comportamento no consumo e compra. O consumo pode ser entendido numa visão sistêmica e em quatro níveis de análise, que são: biológico, psicológico, social e econômico. Eles colocam interatividade no comportamento humano, a base da teoria são as experiências, os princípios e a noção.

Capitulo 2 -As bases de noção de ser humano e as teorias do comportamento do consumidor que elas geram

As teorias racionais acreditam que os afetos humanos secundários controlam os consumidores com problemas, no caso a maioria deles. E segundo eles, colocar a emoção como comportamento é colocar o maior dom em lugar secundário. Uma das teorias racionais mais conhecidas vem da economia, o consumo é por escolhas racionais, verificando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com