TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FGV - Gestão Estratégica de Marketing

Por:   •  16/10/2020  •  Exam  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Planejamento Estratégico de Marketing

Módulo: Atividade Individual

Aluno: Felipe Chiaramonte

Turma: 2

Tarefa: Missão, Visão e Valores de Uma Empresa

Introdução

[pic 1]

Analisaremos a Gerdau, empresa brasileira do setor de mineração e siderurgia, fundada em 1901, e com parque industrial localizado tanto no Brasil quanto nos EUA.

Trata-se de uma das maiores produtoras de aço do mundo, sendo o maior player de produção de aços longos da América Latina e um dos maiores da América do Norte.

Seu principal produto, os aços longos, são vendidos em formato de vergalhões e barras, muito utilizados pela indústria automobilística e construção civil, sendo este último o seu maior mercado gerador de receita. Ela também possui exposição ao setor elétrico, pois produz aços especiais para produção eólica de energia renovável. Além disso, a Gerdau produz aços em chapa para a indústria em geral.

Apesar de extrair minério de ferro para produção própria de aço, 73% do aço que produz é feito a partir de sucata reciclada.

Financeiramente, sua geração de receita vem 50% do Brasil, enquanto os outros 50% são provenientes de negócios no exterior. Atualmente, seu valor de mercado é de R$33,46 bilhões.

Avaliação da missão da empresa

A Gerdau tem como missão empoderar pessoas que constróem o futuro, sendo seu lema: “o futuro se molda”.

Assim, mais do que ser uma simples produtora de aço, seu enfoque em pessoas é sua principal missão. Isso fica claro no Relato Integrado 2019, produzido pela empresa. Naquele ano, a empresa se perguntou: “quem queremos ser no futuro?”. Tratava-se de um processo de transformação cultural que vinha sendo empreendido desde 2014, mas que culminou nessa questão.

Trazendo à tona seus valores de abertura e colaboração, a Gerdau olhou para dentro, revisando suas estruturas e culturas organizacionais. A busca foi pela agilidade, transparência, horizontalidade e uma comunicação mais fluída. Com isso, surgiram ações voltadas para promover o empoderamento de clientes, fornecedores, acionistas, colaboradores e comunidaes.

Como veremos adiante, é interessante perceber como os valores da empresa, que a Gerdau chama de “princípios”, afetaram diretamente sua missão (para a empresa, “propósito”) que diretamente afetou também sua visão, chamada por ela de “objetivos estratégicos”.

Claramente a Gerdau reviu suas prioridades, em um mundo em constante mudança e interessado em demandas antes esquecidas, mas que agora se tornam cada vez mais urgentes. Assim, nota-se que a empresa está muito comprometida para as mudanças que ocorrerão nos próximos 10 anos. No mesmo Relato Integrado 2019, há um alinhamento com 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que são:

[pic 2]

Esses temas se consolidaram com base em uma ampla pesquisa com associações setoriais, órgãos ambientais, bancos, imprensa, investidores e acionistas realizada pela empresa.

Com esse enfoque no futuro e em pessoas, fica evidente que empoderar pessoas que constróem o futuro é uma nobre missão, guiando a empresa para mais do que simplesmente ser uma produtora de aço, não havendo necessidades de mudanças em sua missão para os próximos 10 anos.

Avaliação da visão da empresa

A Gerdau tem como visão ser a melhor fornecedora de barras de aço, entregando valor aos clientes através de competitividade e soluções inovadoras, sem nunca deixar de ser sustentável.

De acordo com o seu Presidente do Conselho de Administração, Cláudio Johannpeter, a Gerdeau ”deve estar cada vez mais presente no mercado das Américas como provedores de serviços e produtos de alto valor agregado. Para realizar essa transformação, vamos seguir a trilha da inovação na cadeia de valor do aço”.

Isso é um desdobramento dos “objetivos estratégicos” que aparecem em um framework montado pela empresa:

[pic 3]

Nota-se que a visão é muito coerente com o rumo estratégico que a empresa pretende tomar, mas sem deixar de ser responsável em um âmbito maior, norteado por sua missão. Em um de seus relatórios estratégicos, percebe-se que a empresa está realmente se preparando para o futuro:

[pic 4]

Por ser uma fornecedora da indústria, a Gerdau precisa antecipar as principais tendências de consumo, desenvolvendo inovações constantes e melhorando seus processos de produção. Seu modelo será impactado pela mobilidade (autonomia, conectividade, eletrificação, compartilhamento), complementariedade de uso de novos materiais, construções mais tecnológicas, alta demanda chinesa, reciclagem e sustentabilidade.

Aqui já percebe-se um nível mais técnico sobre sua visão, mas que continua completamente alinhada com a visão mais abstrata mencionada no início da questão, que foi chamada de “objetivos estratégicos”, além de estar alinhada com as mudanças que ocorrerão nos próximos 10 anos.

Ainda em sintonia com sua visão, ainda vale notar que a empresa lançou o Gerdau Next, que é um braço de negócios inovadores da Gerdau focado em startups e desenvolvimento de tecnologias disruptivas pensando na indústria e no futuro. De acordo com a própria Gerdau: “Trata-se de uma iniciativa de inovação aberta da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, buscando mais eficiência e produtividade nos segmentos dessas startups, contribuindo para a evolução do Brasil e para a solução de grandes desafios da sociedade.”

E mais: “Além do setor da construção, a empresa também alocará recursos pensando no futuro da indústria, da mobilidade, bem como no desenvolvimento de novos materiais e modelos de interação com fornecedores e clientes.”

Ou seja, sua visão realmente está se desenvolvendo em objetivos estratégicos que estão se concretizando ou irão se concretizar. Não acredito que seria necessária uma mudança em seus valores, pois eles já estão muito bem alinhados com o presente e futuro.

Avaliação dos valores da empresa

A Gerdau tem como seus principais valores, que também são compartilhados com seus fornecedores:

Segurança acima de tudo;

Fazer o certo (ética e respeito);

Pessoas respeitadas, comprometidas e realizadas;

Foco incansável no cliente (cada cliente é único);

Custo competitivo e excelência operacional;

Desenvolvimento ativo e inovador de produtos;

Cultura digital, moderna e ágil;

Ambiente diverso e inclusivo;

Autonomia;

Gerar Valor para Todos;

Excelência com simplicidade;

Aprender, desaprender, reaprender e

Sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Como mencionado anteriormente, a Gerdau vem desde 2014 realizando uma transformação cultural dentro de seu negócio. Em 2019, há uma consolidação de todo esse trabalho em especificamente 10 princípios para ancorar mudanças. A lista anterior se pauta em uma mistura desses princípios com outros divulgados institucionalmente. Mas, para melhor comprenssão, segue um recorte desses 10 princípios principais, retirado do Relato Integrado 2019:

[pic 5]

Percebe-se que esses princípios/valores norteiam muitos dos outros programas realizados na empresa, como no âmbito ESG (environmental, social, governance  - ambiental, social, governança), através de iniciativas de inclusão e de diversidade no quadro de funcionários, investimentos em startups, foco massivo em reciclagem de aço, luta contra mudanças climáticas, apagamento das pegadas de carbono, investimento comunitário, enfoque em segurança, melhores práticas de mercado etc.

Esses valores estão intrinsicamente ligados com a missão e a visão da empresa, havendo uma interferência e influência direta entre todos. Assim, fica evidente a preocupação da Gerdau com o futuro. Não acredito que seria necessário alterar seus valores para os próximos 10 anos, pois eles já foram muito bem desenvolvidos e aplicados também em outros âmbitos da empresa.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (525.9 Kb)   docx (2.5 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com