TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

Por:   •  9/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  1.109 Visualizações

Página 1 de 4

EMPRESA ZERO GRAU
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMERCIAL

Aluno(a): Manoel vieira silva neto

Características da empresa

     

         A empresa Zero Grau e uma empresa familiar de origem Italiana do ramo alimentício de produtos frescos e congelados, com mais de 39 anos de mercado possuem três lojas posicionadas estrategicamente no estado do Rio de janeiro.

          A empresa presa por qualidade de seus produtos e no atendimento de seus clientes, tudo feito com insumos de alta qualidade e por profissionais treinados e capacitados e com atendimento on-line e com ampla divulgação em mídias digitais.

Características do seu mercado de atuação

         

          O mercado de comidas congeladas está em expansão, sendo o brasil um dos maiores consumidores, que preferem a praticidade das refeições prontas congeladas, o crescimento nesse seguimento possui uma forte concorrência onde destaca-se os produtos de maior qualidade.

          Estes alimentos tornaram-se uma opção para quem não dispõe de tempo para preparar seus alimentos, devido a um forte crescimento de mulheres no mercado de trabalho e também o atual cenário pandêmico que vivemos, mas que também não abre mão de uma alimentação saudável e saborosa.  

Análise de ambiente (micro e macro)

Análise Macroeconômica

 

Econômica:  apesar da crise, a economia local apresenta uma situação estável o que favorece o ramo, altas taxas de juros.

Política legal: possui todas exigências necessárias para o negócio.

Demográfica: localização estratégica para atingir seu público alvo, tendência de aumento de renda per capita.

Tecnológico: equipamentos de cozinha, automação comercial gerenciamento de clientes, plataformas de pedidos on-line APPs.

Natural: preocupação com a sustentabilidade, acomodações de resíduos

Cultural: Crescimento dos consumidores, Preocupação maior com a saúde e bem estar – influencia na busca pela melhor qualidade de vida, Mulheres com maior poder de decisão de compra no mercado.

 

Análise de ambiente (micro e macro)

Análise Microeconomia 

 

Produção: fabrica própria , alta qualidade , padrões e normas.

Promoção :  divulgação mídias digitais,  

Fornecedores: Fornecedores diferenciados por produtos , padronização e fidelização de fornecedores

Clientes:  corporativos , clientes fieis (consumo regular)

Concorrentes: preços mesmo patamar , vários concorrentes .

Preço : acompanhar variação de mercado , formas variadas de pagamento.

Ponto : lojas físicas com localização estratégicas para atender clientes em potencial .

Aplicação da matriz Swot

Aplicação das cinco forças de Porter

Diagnóstico

          A empresa Zero Grau procura conquistar maior parcela de mercado através da alta qualidade nos produtos ofertados, com foco na satisfação total de seus clientes. As análises realizadas acima foram diagnosticadas alguns fatores as serem melhorados.

          Dificuldade na contratação  de  mão  de  obra  qualificada, falta controle de fluxo de caixa das lojas, falta de uma gestão de estoque detalhadas de produtos , concorrência com grandes marcas , entrada de novos produtos no mercado ,momento atual com altas taxas de juros, alta demanda do segmento de congelados, Morosidade nos processos de aberturas de novas lojas .

     

Propostas

Para aumentar a participação no mercado foram elencadas algumas estratégias, sendo elas:

Monitorar as  promoções  oferecidas  pelos  concorrentes  mensalmente.

Criar uma gestão de fluxo de caixa padrão para as três lojas, para ter um controle para maior investimento na empresa , prazo para implementação de  30 dias .

Criar uma gestão de estoque para minimizar possíveis perdas de produto e manter qualidade dos mesmo , prazo pra implementação 20 dias.

Padronização  dos  produtos  Treinar  a  equipe  a  produzir  alimentos  que  obedecem determinados  padrões,  visando  reduzir  a  variabilidade  e  criando  uma  identidade  do produto.

Aumentar  o  número  de  promoções  durante  os  dias  da  semana,  promovendo  o  pedido do  dia,  com  preço  promocional  e  descontos  para  estudantes.  Também  em  oferecer  ao cliente  o cartão fidelidade, onde a  cada 10 produtos consumidos o cliente  ganha 1 , e com isso aumentar seu faturamento, prazo para implementação 45 dias.

Contratação  de  profissionais  qualificados.  Esses profissionais devem passar por um período de teste e treinamento   não estiverem no perfil desejado serão substituídos, 3 meses para experiência e treinamento.

Buscar parcerias com investidores para uma criação de franquias e otimizar o tempo de abertura de novas lojas até segundo semestre de 2021

Missão, visão, valores e objetivos

Conclusão

       

           Um bom Planejamento estratégico é uma vantagem competitiva muito grande visto que o ambiente atualmente apresenta grande competitividade, sendo de fato possível analisar o ambiente externo e interno da empresa ou do seu ramo de atuação, conhecendo seus pontos fortes e fracos suas ameaças e oportunidades. Sendo possível traçar seus objetivos, tomar ações a serem seguidas alocando recursos necessários para alcançar os objetivos.

          Esta atividade teve como objetivo principal o desenvolvimento da empresa Zero grau, foi elaborado um plano de ação permitindo a melhor visualização de cada um dos objetivos.

Bibliografia

Material de Apoio , apostila Planejamento Estratégico

 Planejamento estratégico Edmir Kuazaqui   <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788522122523/pageid/0> acessado em 28/10/21

<https://saude.abril.com.br/alimentacao/a-invasao-dos-congelados/ >acessado em 26/10/21

<https://www.webartigos.com/artigos/plano-de-negocios-elaboracao-e-analise-de-projetos-setor-bar-e-restaurante/141969>acessado em 26/10/21

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (714.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com