TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  4/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

Estratégias

1. Definir o que é estratégia no planejamento estratégico

2. Falar um pouco sobre as estratégias de Porter e Ansoff

3. Definição no contexto atual da Ultragaz

Estratégia de Crescimento (Ansoff): Desenvolvimento de Mercado

A Ultragaz, fornece o GLP há mais de 80 anos aos consumidores, é um produto essencial seja para o segmento domiciliar, ou empresarial, além de ser rentável para o negócio. No contexto atual, a melhor estratégia de crescimento que ela poderia adotar, é o desenvolvimento de mercado.

Com base no mapa abaixo, a atuação da Companhia está presente em quase todo o território brasileiro, com exceção da região Norte do país.

Segundo Ansoff, essa estratégia, está ligada em expansão geográfica e novos segmentos de clientes. Focando na expansão geográfica e relacionando com a visão estratégica - “Ser referência mundial em GLP” - a Companhia precisa adentrar em novos mercados, seja regional ou internacional, ou caso contrário, esse norteador deverá ser alterado.

Plano de ação: criação de uma nova diretoria de expansão para estudo de novos mercados, viabilidade econômica, rentabilidade, concorrência.

Estratégia Genérica (Porter): Diferenciação

Nessa estratégia, Porter sugere que a empresa abra mão de sua liderança de custos e invista em pesquisa, em matéria prima mais cara e com qualidade superior ás demais, para se obter um produto singular. Essa relação (empresa x consumidor) é fortalecida, por se criar um “laço de lealdade”, gerando uma defesa contra as demais empresas concorrentes.

Hoje, a Companhia Ultragaz possui um laboratório, localizado na cidade de Mauá, que tem como objetivo, pesquisa e desenvolvimento nas áreas de higiene pessoal, alimentícia e medicinal. Além disso, as últimas conquistas envolve a busca de novas aplicações do GLP (churrascarias, pizzarias, torra de café, coleta de algodão, entre outros), a otimização tanto do processo de transvaso (tempo de liberação de frotas) e a otimização do processo de desodorização.

É nesse laboratório que a companhia desenvolveu a característica “chama azul”, que está presente até na identidade da Ultragaz. Com isso, a marca se consolida com essa diferenciação e pela durabilidade do produto, adquirida com constantes investimentos e pesquisas.

Plano de ação: expandir ações de marketing, usando essa vantagem competitiva, para agregar mais valor á marca.

Referências

https://www.siteware.com.br/metodologias/matriz-ansoff/

Pesquisa no acervo Ultra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com