TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento e Gestão Estratégica

Por:   •  10/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Veiga de Almeida

Curso de Marketing

Planejamento e Gestão Estratégica

Trabalho da Disciplina (AVA2)

Aluno: João Gabriel Barcellos Pirassinunga

Professora: Lorena Godinho Bellora

Mapa estratégico empresa Renalf S/A

O mapa estratégico é uma ferramenta importantíssima para uma empresa, nele podemos acompanhar com mais objetividade se as metas traçadas estão de acordo com as ações que a empresa toma e verificar se tudo que foi planejado está sendo feito corretamente e no tempo que deveria ser feito.

Auxilia no dia-a-dia de uma empresa de uma forma mais prática e visual o planejamento da execução das ações a serem feitas.

O modelo de Balanced Scorecard traz para esse mapa 4 pontos importantes para auxiliar neste planejamento de crescimento da empresa.

Esses 4 pontos são, financeiro, cliente, aprendizado e processos internos.

O quesito financeiro trata de toda área de investimento e retorno, desde a quantidade de capital disponibilizada tanto para novos produtos quanto aos existentes, análise de retorno financeiro para a empresa e para os sócios investidores se for o caso de existirem.

O do cliente foca em tudo que o mercado pede, preços, qualidade dos produtos/serviços, acessibilidade, tanto espacial quanto disponibilidade de estoque e se o que é ofertado atende seu público, os satisfazendo nas suas necessidades.

O aprendizado, esse quesito tem ligação com o último ponto que é a utilização dos dados captados de feedback de seus públicos e a aplicação de novas ideias para que seus colaboradores estejam sempre motivados e engajados com o crescimento da empresa.

Os processos internos levam em conta as normas da empresa para atendimento ao seu público, tanto interno quanto externo, zelam pelo cumprimento das normativas de qualidade, pelas regulamentações do governo e também buscam sempre inovar em seus processos internos para melhor atender seus públicos e assim otimizar o dia-a-dia na empresa.

Com esses dados definidos podemos realizar o mapa estratégico da empresa Renalf S/A juntamente com as perspectivas básicas que são objetivos, metas, indicadores e iniciativas.

No quesito financeiro temos o objetivo de aumentar suas vendas e diminuir gastos, como meta, aumentar 15% das vendas líquidas e diminuir 10% dos custos operacionais, para isso usamos como indicador os demonstrativos financeiros e podemos usar a iniciativa de negociar com os fornecedores.

Com os clientes temos o objetivo de virar referência em variedade de produtos, como meta, ter um aumento de 15% de lançamentos de novos produtos a cada trimestre, usamos os como indicadores número de novos produtos lançados por trimestre e como iniciativa podemos criar um grupo de profissionais para lançamentos e novos produtos e desenvolvimento dos mesmos.

Nos processos internos temos o objetivo de constantemente realizar lançamentos de novos produtos, podemos colocar como meta iniciar 5 processos de lançamento de novos produtos por mês, usar como indicadores, relatórios de projetos de inovação e como iniciativa um software de gerenciamento do desenvolvimento dos produtos.

No aprendizado temos o objetivo de ter uma equipe extremamente capacitada e desenvolvida no criação desses novos produtos, como meta colocar no mínimo 2 colaboradores com mestrado na área de desenvolvimento de produtos, como indicadores usamos o número de funcionários da empresa com mestrado na área, e como iniciativa seria contratar os 2 funcionários caso não tenhamos nenhum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com