TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Gerenciais

Por:   •  14/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.952 Palavras (12 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 12

EDNA SANTANA SILVA

KEYLLA VALÉRIA M. SANTOS

RA 5734159337

RA 1299171049

SIVONEI DOS SANTOS CORREIA        RA 5311953450

                                 

PROCESSO ADMINISTRATIVO: AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS DA TEORIA À PRÁTICA

ATPS DE PROCESSOS GERENCIAIS

PROFESSORA EAD: Lincon Lopes

TUTOR PRESENCIAL: Regiane Serafim Abreu Silva

TUTORA A DISTÂNCIA: Bruna Barassa

TABOÃO DA SERRA/SP

2012

INTRODUÇÃO

Administração é a maneira de planejar e organizar as funções de uma empresa, buscando o alcance dos objetivos isso é algo que é antigo mais que foi sendo moldado com o tempo.

          Para isso devemos ter bons planejamentos, pois eles definem as metas algo que é imprescindível para alcançar os objetivos, contendo as definições de planejamento e de que forma e em que momentos devem ser usados.

           Sendo eles o estratégico que é feito pensando em longo prazo envolvendo a empresa como um todo, já o tático define os objetivos mais específicos para cada área da empresa e o planejamento operacional é algo que define o que será feito no dia a dia.

Essas funções administrativas fazem parte de um processo importante para empresa onde cada parte deste ciclo deve ser feita da maneira mais correta possível para não prejudicar a parte que vem depois evitando prejuízos.

Uma boa administração é muito importante em uma organização moderna, e para que a mesma seja boa deve ter vários complementos.

Neste trabalho apresentaremos um pouco mais sobre dois desses complementos a direção que nada mais é do que direcionar a organização dos planos que na hora da execução e controle que é a parte que verifica se as atividades estão sendo feitas da maneira que foram planejadas.


ADMINISTRAÇÃO

Administração consiste em estudar os problemas da empresa para buscar melhorias, por meio de planejamento e organização direcionando melhor o que deve ser feito para que se tenha o controle de tudo a fim de atingir o resultado proposto dentro da missão, visão e valores de uma empresa.

Um exemplo que podemos ver são as ações de Frederick Taylor que especializou a mão de obra, fez divisão do trabalho através da participação mutua de todos para que juntos conseguissem realizar as suas tarefas de forma organizada, a fim de contribuir para crescimento de um sistema de organização funcional.

Os componentes básicos para administração são:

  • Planejar: Analisar os pontos fortes e fracos da empresa buscando a melhoria de forma estratégica para atingir bons resultados.
  • Organizar: Estruturar a empresa fazendo a divisão interna dos seus departamentos (financeiro, marketing, Rh) determinando o que cada um deve fazer, colocando em pratica as ações que já foram definidas no planejamento
  • Direcionar: Cabe ao administrador usar as técnicas de planejamento para, definir as tarefas de cada colaborador dentro da organização.
  • Coordenar: Colocar em harmonia todas as funções para que se chegue ao objetivo de forma organizada e em equipe.
  • Controlar: Fazer o acompanhamento diário para garantir que tudo está saindo como planejado através de reuniões.

PROCESSO

Processo significa toda a área gerencial de uma empresa e que podem trazer benefícios bons ou ruins dependendo da forma como o administrador conduzirá as suas metas e trabalhará os planos de ações em equipe para conseguir expandir os negócios e alcançar os resultados propostos.

          Em todo processo administrativo de uma empresa devemos sempre fazer o acompanhamentos das ações desenvolvidas, pois quando isso não acontece pode levar a empresa à falência.

          O objetivo principal dos processos é integrar os interesses da empresa para servir o mercado de trabalho de forma a atender a satisfação dos seus colaboradores, clientes e acionistas.


PLANEJAMENTO

Planejamento é uma importante ferramenta na administração, pois através deles pode-se ter uma visão melhor de todos os processos e avaliar o que pode ser melhorado, modificado ou alterado.

Planejamento Estratégico

Feito pelos administradores que tem cargos altos, e é através de análise dentro das organizações que são determinados planos á longo prazo, de forma objetiva, sobre a alocação de recursos e isso envolve a empresa como um todo. Para isso é necessário estar ciente dos pontos fracos e fortes, ameaças, oportunidades e se caso não sair como foi planejado pode comprometer a sobrevivência da empresa, pois ele não é suficiente para movimentar a empresa, é necessário a implementação dos planejamentos táticos e operacionais de forma integrada.

Planejamento Tático

Esse põe em pratica o planejamento estratégico, ele se difere do estratégico por compreender prazos mais curtos e apresentar riscos menores o que o torna mais flexível e passível de revisão, outra característica é que o planejamento tático é ser mais especifico dividindo as metas em cada departamento.

Planejamento Operacional

É a fase (final) dos planejamentos, pois é ele que formaliza o plano de ação que diz que será aplicado no dia a dia da empresa. Sendo responsável em fazer o planejamento que contabiliza os recursos a serem utilizados para a implantação, os procedimentos básicos e a execução final.

PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

O Espaço de Convivência e Aconchego é um ambiente no qual as pessoas na terceira idade, que tenham bastante disposição e pouca vontade de ficar sozinhos, podem freqüentar as segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, das 7h00 às 12h00, e desfrutar das diversas atividades que são oferecidas sem fins lucrativos.

O Projeto é uma parceria da Universidade Anhanguera, o Santuário Santa Terezinha e a Prefeitura de Taboão da Serra-SP.

As atividades oferecidas são:

  • Físicas

Ginástica laboral e hidroginástica.

  • Mentais

Exercícios lúdicos, de raciocínio lógico, como damas, xadrez, dominó, baralho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com