TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO

Por:   •  18/8/2017  •  Monografia  •  27.161 Palavras (109 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 109

1- Introdução

Este planejamento tem como objetivo atender as necessidades do Abrigo dos Velhinhos de Tubarão-SC, através da criação de uma campanha de comunicação e ações com a finalidade de aumentar o número de visitas e doações para a instituição em questão. O planejamento é de fundamental importância, pois é nesta fase onde se traçam as metas a serem atingidas e a as ações a serem praticadas para alcançar os objetivos. Neste ponto se faz um estudo detalhado da instituição, seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, ameaças, concorrência e tudo que possa influenciar na campanha, além de pesquisas com os públicos pré-definidos, que neste caso foram escolhidos empresários, pessoas em geral que possam vir a ajudar a instituição e grupos que já fazem essa contribuição. Com o resultado das pesquisas em mãos é feita uma análise das respostas obtidas e assim pode-se saber direcionar a campanha. O passo seguinte é definir o período que a campanha vai acontecer, bem como criar as peças e as mídias em que serão divulgadas.

Neste caso percebeu-se nas pesquisas que o que chama a atenção das pessoas neste tipo de campanha é o caráter emocional e isso deve ser explorado pela criação, fazendo um trabalho que emocione o público e o faça tomar uma atitude a respeito. As mídias usadas serão TV, pois possui uma grande cobertura e penetração entre o público e ainda é multimídia, possibilitando maior facilidade em transmitir a mensagem, também será usado o rádio, que se trata de uma mídia com grande cobertura local e as pessoas estão expostas a ela, grande parte do dia. Outra mídia a ser usada será o Jornal, que possui um público mais selecionado e outras possibilidades a serem feitas.

A campanha voltada à sociedade entrará no ar em no dia 17 do mês de julho e se estenderá até o dia 27 de setembro, para poder impactar um grande número de pessoas e também para suprir futuramente um dos problemas do abrigo que é a sazonalidade nos períodos de férias.

2- Situação Atual

Para chegar aos objetivos é preciso diagnosticar a real situação do asilo. O Abrigo dos Velhinhos de Tubarão foi criado em 1959 pelo clube da Lady (grupo de mulheres que se reuniam para conversas descontraídas e de interesse sociais) teve a primeira idéia para um abrigo de idosos. Mas foi em 1962, com seis idosos, que o Abrigo dos Velhinhos teve início com a ajuda da Diocese de Tubarão que doou o terreno e com as arrecadações feitas pelo clube da Lady para a construção da casa. Tendo em vista seus 44 anos de existência na sociedade tubaronense, o asilo se consolidou como uma instituição forte e de respeito. Isso pode ser constatado com o resultado das pesquisas realizadas, onde se apontou uma boa visão do Abrigo perante a sociedade. O mesmo, conta hoje com cerca de 50 idosos, todos de famílias carentes que geralmente chegam até a casa pelo motivo das famílias não poderem mais cuidar deles. Esses velhinhos quando chegam ao asilo são submetidos a uma bateria de exames para avaliar a real situação da saúde de cada um, assim em caso de alguma enfermidade os idosos já possuem um prontuário para ser levado ao hospital junto com o paciente.

O abrigo possui também 13 funcionários, que são divididos em um motorista, auxiliar administrativo, enfermeiras e serviços gerais, ainda conta com a ajuda de voluntários e de estagiários da Unisul. As instalações do abrigo estão de acordo com as normas de segurança do corpo de bombeiros e para conseguir isso foi necessária uma reestruturação que aconteceu no ano de 2005. Segundo a presidente da instituição as grandes necessidades do abrigo são: visitação por parte de familiares e da população em geral, doações em dinheiro e a doação de leite e fraldas descartáveis. Neste caso, observa-se que eles possuem duas reais necessidades: Afetiva e financeira. Este projeto visa trabalhar a parte afetiva através de uma campanha aberta a sociedade de Tubarão e municípios vizinhos e sanar os problemas financeiros através de ações com os empresários da região.

Nas pesquisas feitas, foi possível notar que grande parte das pessoas tem vontade de ajudar o abrigo, inclusive nessa parte que eles possuem maior necessidade, mas muitas delas nem sabem como fazer. Outra informação importante levantada é que o abrigo tem uma imagem de idoneidade perante a população e um dos dados mais fortes coletados foi que se percebeu que a instituição é pouco divulgada, sendo que instituições como APAE, Lar da Menina, Combentu e Creche Joana de Angelis foram citadas de forma igual ou até como mais conhecidas. Isso influencia muito na hora das doações, pois as instituições que aparecem mais, também são as mais lembradas e assim recebem maior número de donativos. Vale ressaltar que no caso de doações vindas de empresas, diferente do que acontece com instituições que cuidam de crianças e adolescentes, no caso de asilos as empresas não podem deduzir essas doações dos impostos, porém nenhum dos empresários entrevistados falou que isso é relevante.

ANÁLISE SWOT

Pontos fracos:

• Incentivo Fiscal - A não possibilidade de dedução de impostos no caso de doações quando se trata de idosos, isso é uma discriminação, mas é lei e de alguma forma pode influir na hora de receber doações da iniciativa privada.

• Comunicação - A falta de informação da sociedade de como pode ajudar a instituição e a falta de verbas para a divulgação das necessidades vividas pela instituição. Foi algo apontado nas pesquisas e que deve ser trabalhado para a instituição ficar mais conhecida e sempre ser lembrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (168.3 Kb)   pdf (286.1 Kb)   docx (126 Kb)  
Continuar por mais 108 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com