TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Por:   •  22/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

4. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

4.1. Introdução

A estratégia resume-se em exercer as atividades certas no momento certo, estratégia é a compatibilização das atividades de uma organização com o ambiente em que ela opera e com as capacidades de seus próprios recursos (Johnson e Scholes, 1988).

Planejamento significa ato ou efeito de planejar e promover algo, criar um plano para atingir o objetivo traçado. Essencial para tomada de decisões e execuções para as tarefas de preparação, organização e estruturação de um plano.

O planejamento é utilizado como uma ferramenta para prever e organizar ações e processos que vão acontecer no futuro, aumentando a sua racionalidade e eficácia.

Faz parte do planejamento a confirmação se as decisões tomadas foram acertadas, esse processo é chamado de feedback.

Existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. O estudo dos sistemas, proposto por L. Bertalanffy originou grandes avanços na área tecnológica do planejamento, revolucionando a educação, a organização militar e a forma como são tratados os problemas ecológicos. Cada tipo de planejamento tem um conceito diferente.

• Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é um componente do planejamento empresarial muito comum no âmbito da administração, que facilita a gestão de uma empresa, formando planos de uma maneira estratégica, auxiliando na definição dos objetivos a serem alcançados.

Planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de um indivíduo ou empresa. A gestão do tempo é muito importante para qualquer empresa, pois é um dos recursos mais valiosos. A gestão estratégica dos riscos também é uma área importante para qualquer empresa.

• Planejamento estratégico no Marketing

No meio de marketing, o planejamento estratégico ajuda na elaboração e resolução de alguns problemas da empresa ou indivíduo. Muitas vezes a empresa não conseguir atender e satisfazer as necessidades no mercado, pois seu planejamento não é adequado tendo a falta de posicionamento, políticas de preços inadequados, falhas da comunicação, canais de distribuição pouco eficientes, etc.

• Etapas do Planejamento Estratégico no Marketing

Definição de valores da empresa, como a visão e missão;

1. Análise do ambiente externo, as oportunidades e ameaças para a empresa;

2. Análise do ambiente interno, mais concretamente as forças e fraquezas da empresa;

3. Análise do contexto atual da empresa através da análise SWOT - Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças);

4. Definição de objetivos e metas, ou seja, o que a empresa pretende alcançar. Onde e quando pretende chegar. É importante saber identificar o público-alvo de cada ação e cada objetivo.

5. Formulação e Implementação da estratégia, onde se escolhe o plano para alcançar as metas e objetivos definidos previamente. Na formulação das estratégias, é importante verificar os recursos disponíveis para a implementação da estratégia, e definir quais recursos se aplicam mais adequadamente à estratégia escolhida.

• Planejamento Tático

O planejamento tático traduz e interpreta as decisões do planejamento estratégico, geralmente é projetado em médio prazo e abrange cada unidade da organização, ele traduz e interpreta as decisões do planejamento estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa. Basicamente, o planejamento tático faz a intermediação entre o nível estratégico e operacional.

• Planejamento Operacional

O planejamento operacional é a implementação das ações, ou seja, é a formalização dos objetivos traçados pelo planejamento estratégico e tornados previamente concretos pelo planejamento tático. Tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com