TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO SOBRAL/CE

superior de tecnologia em marketing

TUTOR A DISTÂNCIA: ADEMIR CAVALHEIRO LEITE

TUTORA PRESENCIAL: LÉA MARIA PONTES BEZERRA

Equipe

RA: 9986651742- Maria Aline Xavier Dos Santos (Reutilização)

RA: 1299772805- Antônio Carlos Sousa de Moura (Conscientização)

RA: 414380- Francisco das Chagas Costa Neto (Marketing Visual)

RA: 7926692250- Hermerson de Paulo Barros (Orientação)

RA: 411150- Ismael Ferreira Melo (Marketing Visual)

Processos gerenciais:[pic 6]

PLANEJAMENTO

Sobral

Setembro/2013

INTRODUÇÃO

        O planejamento tornou-se a ferramenta principal do administrador nos processos implementados nas empresas, nas tomadas de decisão e na busca de resultados positivos. O administrador tem que utilizar das varias formas de planejamento que serão citadas aqui para efetuar analises dos fatores e benefícios para selecionar a melhor estratégia a ser aplicada na empresa.

        Este trabalho tem como objetivo:

  • Apresentar os conceitos e tipos de planejamento segundo estudos e perspectivas visadas de referencias bibliográficas diferentes comparadas entre si confrontando-as em suas ideias e conceitos de cada autor.
  • Definir a importância do planejamento no papel do administrador como ferramenta fundamental para o correto funcionamento dos processos tanto na sua seleção quanto na busca do resultado durante o andamento do mesmo.
  • Expor opiniões e considerações sobre o assunto aqui tratado afim de externar a visão formada durante o processo de desenvolvimento deste trabalho levando em consideração as demais opiniões dos autores aqui citados e referencias bibliográficas como importante fator nessa formação de conceitos.

DEFINIÇÃO

        Planejamento é uma base de gestão de funções que implica a formulação de um ou vários planos detalhados para conseguir um perfeito equilíbrio entre o que se quer e o que se pede, ou seja, equilíbrio entre as necessidades e as demandas com os recursos de que se dispõe. É o processo responsável pela elaboração de metas e de formulação de estratégias para alcança-las além de controlar a sequencia adequada dos passos a seguir para o sucesso do projeto.

TIPOLOGIA

  1. Planejamento Estratégico

        O planejamento no nível institucional recebe o nome de planejamento estratégico da empresa e apresenta três principais características: é projetado a longo prazo, está voltado para relações entre empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como uma totalidade. É genérico, direcionado a longo prazo e macro-orientado, e necessário a participação integrada dos demais níveis da empresa, ou seja, do nível intermediário, por conta dos planos táticos, e também do  operacional, por meio dos planos operacionais.

        São seis as etapas envolventes do planejamento estratégico, sendo os principais: a determinação dos objetivos empresariais, a analise ambiental, a analise interna da organização e de seus recursos, a geração a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas, a implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos e planos operacionais e, sobretudo, o acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados.

        O Balanced Score Card (BSC) pode ajudar muito na gestão estratégica pelo fato de reunir as principais perspectivas envolvidas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas.

  1. Planejamento Tático

        O planejamento tático é a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execuções e tarefas. Sendo as principais características do planejamento tático: é projetado para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos. Por ser um processo permanente e continuo, o planejamento tático apresenta algumas características típicas, está voltado para o futuro, preocupa-se com a racionalidade dos processos decisórios, visa relacionar, entre várias alternativas disponíveis, um determinado curso da ação, é sistemático e interativo, é uma técnica clínica e de alocação de recursos, interage dinamicamente com as demais funções administrativas do processo administrativo e é uma técnica de coordenação, bem como de mudança e inovação. O plano é o resultado imediato do planejamento. O planejamento é melhor compreendido quando se estuda o processo decisório, é necessário saber o que fazer, quem deve fazer, quando, onde e, muitas vezes, como fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (194.4 Kb)   docx (115.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com