TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  9/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.844 Palavras (12 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 12

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NO TURISMO

Rafael Dall’ Agnol, Dr.[1]

RESUMO

O artigo aborda as questões éticas como fundamentais para a sobrevivência das organizações produtivas de bens e serviços turísticos; incentivando a releitura dos princípios éticos pelos tomadores de decisão nas empresas de todos os setores que envolvem o turismo. A alegação ganha força quando demonstrado que, através de uma postura ética pautada nos princípios do Código Mundial de Ética do Turismo, da Organização Mundial do Turismo (OMT), as empresas do setor adquirem e incorporam os requisitos da responsabilidade social aos seus objetivos organizacionais.

Palavras-Chave: Turismo. Ética. Responsabilidade social.

ABSTRACT

The article approaches the ethical questions as basic for the survival of the productive organizations of tourist goods and services; stimulating the releitura of the ethical principles for the borrowers of decision in the companies of all the sectors that    involve the tourism. Allegation gains force when demonstrated  that through win ethical bases position in the principles of the  World-wide Code of Ethics of the Tourism, of the World-wide Organization of Tourism OMT, the companies of the sector the  requirements of the social responsibility to its organizacionais  objectives acquire and incorporate.

Keywords: Tourism. Ethics. Social. Reponsability.

1 INTRODUÇÃO

A ética tem sido o principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade. Sem ética, ou seja, sem a referência a princípios humanitários fundamentais comuns a todos os povos, nações, religiões etc., a humanidade já teria se despedaçado até à autodestruição.

É verdade que a ética não garante o progresso moral da humanidade, mas a pilar fundamental para que isso venha a ocorrer.

As nações do mundo já entraram em acordo em torno de muitos desses princípios éticos e morais. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, pela Organização das Nações Unidas (1948), é uma demonstração de o quanto a ética é necessária e importante.

No setor do turismo não é diferente. A preocupação com as questões éticas fez a Organização Mundial de Ética no Turismo desenvolver e aprovar um Código Mundial de Ética do Turismo, explorando dez princípios básicos para a sustentabilidade ética das atividades envolvidas com o turismo no mundo.

Falar em ética e não correlacionar hoje em dia com a responsabilidade social das organizações produtivas de bens e serviços é praticamente impossível. A responsabilidade social das empresas do ramo turístico vem reforçar a teoria que a perspectiva econômica da organização não deve estar isolada, devendo sim trazer ao paralelismo a perspectiva social, e percebe-se só ser isso possível se não forem esquecidos os princípio éticos fundamentais para o turismo.

2 CONCEITUANDO ÉTICA, MORAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Ao abordar a ética como elemento de um estudo percebe-se que muito se escreve sobre a temática, porém muitas também são as dúvidas de sua relação com a moral.

Conceitualmente ética é a parte da filosofia que se ocupa como o valor do comportamento humano. Investiga o sentido que o homem imprime à sua conduta para ser verdadeiramente feliz (COTRIM, 1992).

Ética é o estudo dos valores, da relação entre o bem e o mal.

Epistemologicamente, Melo (2002) afirma que a palavra ética vinda do latin ethos, expressa um significado de caráter, como sendo o lugar onde se situam os valores morais de uma pessoa. Esses valores dariam o balizamento do agir. A ética seria a moral em movimento, em realização.

A temática, por pressuposto, é controvertida, uma vez que Irving (1998) alega que a palavra ética com origem no grego, teria termos a serem analisados: ethos e ethos. O primeiro termo, ethos, lhe dá o significado de casa, moradia, aproximando-se da contemporânea caracterização de conduta, modo de ser, como uma qualidade intrínseca do homem. O segundo termo, ethos teria voltado aos costumes, hábitos e qualidades que o homem vem adquirindo ao longo de sua vida.

Apesar das discórdias doutrinárias, a maioria dos autores considera a ética como a ciência da moral, a ética tem a função de explicar, esclarecer e investigar uma determinada realidade para que, desta, possa se fixar os padrões de conduta a esta correspondente.

Para Korte (1999), a ética sempre esteve vinculada, de uma forma ou de outra, a religiosidade. Muitos são os textos bíblicos que reportam à conduta ética e moral; uma destas passagens, relatadas no Sermão da Montanha, encontrado nos capítulos 5 e 6 do Evangelho segundo Mateus, de tão explícita a temática torna-se recomendável a sua leitura para os estudos vinculados à ética, uma vez que o texto é abrangente e contém as idéias de moral que conduziram à formação cultural de quase toda a civilização ocidental:

Bem-aventurados os podres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo disserem todo o mal contra vós por minha causa.

Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. (MATEUS, 5, 3-12).

A ética também deve ser correlacionada com normas morais e jurídicas, para compreender a conduta ética voltada para a vida prática.

Cotrim (1992) traça uma relação entre normas morais e jurídicas, onde as normas morais seriam aquelas regras de conduta que têm como base a consciência moral das pessoas ou de um grupo social; as normas morais podem estender-se por toda a coletividade por meio dos costumes e tradições predominantes em determinado meio social; já as regras jurídicas seriam as regras sociais de conduta, que têm como base o poder social do Estado sobre a população que habita seu território. A principal característica das normas jurídicas é a força que o Estado tem de fazer para que as pessoas cumpram as normas. É a dita coercibilidade do direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com