TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA E QUALIDADE DE VIDA

Por:   •  20/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 8

DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA E QUALIDADE DE VIDA

INTRODUÇÃO

A dependência tecnologia é o impulso que leva a pessoa usar de forma contínua (sempre) ou periodicamente (frequentemente) aparelhos eletrônicos, causando sérios problemas para a sua vida, tanto na carreira profissional, quando na vida pessoal.

Ela caracteriza-se por fenômenos ao corpo humano como: a fadiga e a obesidade, e por fenômenos psicológicos como o isolamento as pessoas próximas que acaba gerando brigas pela falta de interesse, e também na empresa no qual o funcionário deixa de lado seu trabalho para dedicar-se a internet.

A apresentação sobre dependência tecnológicas e qualidade de vida, será realizada com a intenção de fazer o espectador pensar na quantidade de horas com que fica conectado em meios tecnológicos. Independentemente da idade todos deveriam se conscientizar sobre o uso, e essa é a ideia que a apresentação quer mostrar ao público.

1. DESENVOLVIMENTO

A dependência digital é a busca sem para pela utilização da internet. Ela atua de forma semelhante a dependência química, pois ocorre como consequência do uso prolongado da internet que, por sua vez, proporciona prazer físico à pessoa. Alguns prazeres da dependência são a conclusão de download, e-mails, interatividades e principalmente o recebimento de mensagens, produzindo a dopamina – são estimulantes do sistema nervoso central, provocando uma sensação de prazer - no organismo humano feita a partir de descargas elétricas.

A dependência tecnológica é um problema que vem atingindo cada vez mais pessoas em diversas partes do mundo, fruto da globalização, a tecnologia abre portas para várias áreas de conhecimentos e permite que uma pessoa se comunique com uma pessoa que está do outro lado mundo, com as redes sociais e outros aplicativos, mas isso pode se tornar um vício, que muitas vezes prejudica o trabalho, a família e a sua qualidade de vida.

“Com a explosão dos smartphones, cerca de 10% dos brasileiros já são viciados digitais. A medicina aprofunda o estudo do transtorno e anuncia o surgimento de novas opções de tratamento, como a primeira clínica de reabilitação especializada.” - Segundo a revista ISTOÉ. Data de publicação dia 02 de outubro de 2013.

Alguns exemplos da dependência tecnológica, que pode causar perda de materiais como por exemplo máquinas e equipamentos e também pode afetar a integridade física do trabalhador, sendo tudo isso por usar aparelhos eletrônicos durante o horário de trabalho, um vício que também pode estar na sua casa, onde até mesmo em um jantar, o celular não é desligado, por conta disso pode interferir na alimentação da pessoa, fazendo ela ter problemas de saúde.

A submissão a um aparelho eletrônico, estimula graves consequências ao organismo tanto físico quanto mental, provocando compulsão, depressão, TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), agitação, irritabilidade, perda de sentimentos e perturbação. Em consequência disso, o afastamento de amigos e familiares é inevitável, e ainda com o refúgio que a rede lhe proporciona diante de problemas.

E não pense que a qualidade de vida não es relacionada com a dependência tecnológica, pelo contrário, ela está extremamente ligada a isso, porque a dependência tecnológica afeta diretamente a qualidade de vida como por exemplo o uso excessivo faz que o indivíduo se preocupe mais com sua vida virtual do que com a vida em ‘’si’’ fazendo com que haja um isolamento por parte de seus amigos e colegas do dia a dia, ocasionando muitas doenças psicológicas como o stress e a depressão.

“Estudos comprovam que 25% dos acidentes ao volante são provocados pelo uso do celular.” - diz Peter Gudella. Data de publicação dia 06 de Agosto de 2013

É uma prova que esse uso excessivo do celular vem crescendo cada vez mais, agravando a direção segura, e consequentemente aumentando assim a porcentagem de pessoas afetadas pelo uso indevido da tecnologia no trânsito. As pessoas que sofrem algum tipo de distúrbio, acham que sua vida depende de uma simples mensagem de texto, mas esse tipo de situação precisa ser mudado, pois isso pode afetar muito a sua qualidade de vida ou até mesmo levando a óbito o indivíduo.

‘’ Pesquisas também apontam que 12% dos acidentes de trabalho tem ligação com algum aparelho eletrônico não permitido e esse número aumentou 2,5% desde 2015 em 2 anos cerca de 1,3 milhões de funcionários se acidentam pelo uso do celular nas diversas empresas pelo Brasil’’ - segundo o blog Epi Tuiuti publicado em agosto 2017.

Um dos pontos positivos é que ela é uma ferramenta muito útil para um estudo rápido que ajuda muito e em pouco tempo. Para os alunos, a internet e a tecnologia podem ajudar como ferramenta de pesquisa, como por exemplo, um livro online. Pode ser utilizado também para comunicação rápida e eficiente, ligando diversas culturas, linguagens e sistemas políticos. Além da facilidade de fechar negócios online com todos os continentes do mundo.

Porém observa-se esse vício até mesmo na escola, que várias vezes enquanto o professor está explicando algo, o aluno está distraído com algum aparelho eletrônico.

“Mais crianças e adolescentes estão sofrendo de dores nas costas e no pescoço por culpa do excesso de horas manuseando consoles de videogames ou jogando em tablets e celulares.’’ - Diz a revista ISTOÉ. Data de publicação dia 02 de outubro de 2013.

A porcentagem de crianças e adolescentes reclamando de dores nas costas e no pescoço está aumentando, essa consequência é efeito de muitas horas utilizando celulares ou tablets para jogar ou realizar outras atividades. Assim tendo maior probabilidade de doenças vinculada a coluna vertebral.

A maior parte das pessoas, mesmo que faça uso da tecnologia durante horas excessivas ainda não o entendem como uma dependência até porque é um vício muito aceito e integrado em nossa sociedade.

Embora não haja uma legislação específica, a empresa pode proibir o uso do celular no durante o expediente de trabalho, ou estabelecer regras para controlar o uso excessivo, também utilizando benefícios que o celular pode proporcionar para a empresa, como buscar um conhecimento rapidamente em uma situação inusitada.

"Para as empresas, o foco é voltado à aplicação e cumprimento dos requisitos legais das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho que sugerem gestão de indicadores, ações de prevenção e promoção a segurança e saúde do trabalhador", - explica Ademir Vicente, gerente de Qualidade de Vida do Sesi no Paraná, em uma entrevista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com