TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Por:   •  24/2/2020  •  Seminário  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE FORMAÇÃO PELA ESCOLA

 FNDE

Atividade Final

Saúde – BA.

Abril de 2014.

CURSO DE FORMAÇÃO PELA ESCOLA - FNDE

ATIVIDADE FINAL

Amanda Santos da Silva

Saúde – BA.

Abril de 2014

Atividade final do Curso Formação pela Escola


1.Introdução

Os desafios da educação pública no meu município não é diferente da maioria dos outros municípios,  pois, deparamos com problemas que atingem a escola, os alunos e suas famílias. Temos trabalhado em parceria com o Conselho Tutelar e órgãos de assistência como o CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) para amenizar alguns desses problemas. Mas questões como o atendimento dos alunos de zona rural e o transporte escolar, organização da equipe técnico-pedagógica, capacitação dos profissionais da educação envolvidos no sistema de ensino, demanda com diferentes níveis de formação e processo de alfabetização, atendimento especializado aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais, são desafios constantes enfrentados por nossos professores e coordenadores pedagógicos, porem a Secretaria da Educação consegui amenizar esses problemas, uma vez que há duas professoras na sala, programa de alimentação e outros.


O projeto político pedagógico das unidades de ensino da cidade de Saúde sob a orientação da Secretaria Municipal de Educação tem como diretriz transformar o educando num sujeito pensante, de modo que aprenda a utilizar seu potencial de pensamento por meio cognitivo de construção e reconstrução de conceitos, habilidades, atitudes e valores, ou seja, ”ensinar e pensar”. Mas vagarosamente creio que chegaremos, onde todos envolvidos e preocupados com a educação, que é uma educação de qualidade para todos. Pode demorar, mas nós educadores somos persistentes, uma vez que o município de Saúde investe o dinheiro repassado pelo Governo Federal de maneira adequada, sendo os recursos investidos de maneira correta nos programas do FNDE para a comunidade.


A gestão democrática requer uma participação social tanto nas politicas educacionais, nas ações, no planejamento, nas estratégias, quanto na tomada de decisões que garantirão a permanência do aluno na escola. Desse modo estaremos efetivamente promovendo a democratização do ensino.


A Escola Municipal Baltazar da Rocha Cezar, é mantida pelo poder Público Municipal e parcerias com os governos: Federal e Estadual é são administrados pela Secretária Municipal de Educação. Os programas que nosso município possui: Programa de Transporte Escolar, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), PDE, PNLD, Mais Educação, Atleta na Escola, Formação continuada de professores dentre outros.


O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal, garante, por meio da transferência de recursos financeiros aos municípios, a alimentação escolar dos alunos da educação infantil (creches e pré-escola) e do ensino fundamental I e II, EJA. Com objetivo de atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Os recursos são repassados para a Prefeitura Municipal. Os cardápios são programados e balanceados por um profissional na área de nutrição contratada pela Prefeitura Municipal.


O PDE, de forma geral, é a trajetória que a escola, com seus mecanismos de participação e envolvimento, traçam para si mesma, tendo por base a avaliação do aprendizado de sua identidade. O plano tem por base as finalidades da escola, a avaliação do aprendizado dos alunos, suas finalidades e as expectativas e consenso da comunidade escolar. É uma das formas de a escola exercer sua autonomia. O PDE também é o instrumento que credencia todas as demandas da escola referentes à sua gestão pedagógica, aos seus recursos humanos, à sua infra-estrutura e aos seus recursos materiais. Define a situação em que a escola deseja estar ao final de cinco anos, em termos de eficiência e rendimento dos alunos, do processo de ensino-aprendizagem a ser utilizado, das melhorias a serem introduzidas na infra-estrutura, dos serviços de apoio aos alunos, e dos processos administrativos e financeiros. Vão a anexos o planejamento estratégico com seu plano de ação, metas e as estratégicas usadas para alcançar os objetivos.


2. Análise dos dados



Tomando como base os depoimentos dos pais, viu-se que estes não têm interesse de participarem dos programas escolares e as reuniões deixando os filhos muitas das vezes tristes, uma vez que os filhos gostam da participação dos pais, e como o compromisso feito pela diretora, vice-diretora, coordenadoras e professoras a Escola Municipal Baltazar da Rocha Cezar, tem com missão oferecer um ensino de qualidade, apoiando e incentivando o crescimento cognitivo e intelectual do aluno, ensinando-o o respeito às diversidades de culturas e raças.


E como resultado da pesquisa feita a maior desculpa desses pais são a falta de tempo sempre pelo trabalho, e também a falta de informação. Onde pais carentes acham que a obrigação deles é apenas deixar os filhos na escola e ir busca-los quando a aula acabar, e esses alunos são os mais problemáticos e difíceis de lidar. São alunos desinteressados e que sempre dão muito trabalho.

Os filhos mostram se mais interessados quando estes têm a maior participação dos pais juntamente com eles na escola, em dias de reuniões, ação social entre outras.  Existe também na escola o conselho de classe as reuniões aconteceram no final de cada bimestre conforme calendário escolar contando com a presença da Coordenação Pedagógica, Direção, Professores. Tendo por finalidade o desenvolvimento de cada aluno, estudar, os resultados das avaliações, tornando as medidas que se fizeram necessários ao seu aprimoramento e para recuperação imediata e tenta buscar mais a participação dos pais nessas reuniões que trabalha juntamente com a mobilização social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com