TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro infantil - Parasitologia

Por:   •  3/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

A hIstória de amor de Joãozinho e Mariazinha

Este livro foi feito com intuito de ensinar e incentivar as crianças, através da leitura, de ter certos cuidados com a alimentação e a água, vendo que é importante a higiene individual e coletiva , pois se não feita da maneira correta pode acarretar várias doenças, umas delas é a Ascaridíase, a popular lombriga.

ALUNAS: ADRIELLY LEITE

                 TALISMARA ROSA

PROFESSOR: ANDRÉ TALVANI

J

oãozinho era um menino de 12 anos, alegre e muito esperto. Ele e seus amigos adoravam brincar de jogar bola na rua, andar de bicicleta na praça, nadar na piscina da casa da Mariazinha. Ela era a menina mais bonita do colégio, e para a sorte de Joãozinho ambos estudavam na mesma sala. Ele gostava dela, mas não tinha coragem de se declarar. Passava noites e noites pensando em como falar pra ela sobre o que sentia.

[pic 2]

U

m dia, Lucas, o melhor amigo de Joãozinho, o aconselhou a chamá-la para um piquenique. Ele adorou a ideia e na hora em que a viu no jardim próximo a sua casa, fez o convite e a entregou um buquê de flores. Mariazinha ficou muito surpresa e aceitou encontrar com Joãozinho na mesma tarde daquele dia.

[pic 3]

  J

 oãozinho chegou em casa radiante. Contou a sua mãe sobre seu encontro, e ela disse para que ele levasse para o piquenique um bolo de chocolate que havia acabado de fazer e algumas frutas. Só que ele não costumava comer frutas, mas decidiu levar para agradar a menina que gostava, já que ela amava morangos. E lá foi ele contente e ansioso para encontrar a linda Mariazinha na pracinha ao lado da sua casa.

[pic 4][pic 5]

A

 tarde foi ótima. Eles comeram, conversaram, brincaram. E ao anoitecer cada um foi para sua casa. Joãozinho se encantou ainda mais com a Mariazinha. Ela viajaria no dia seguinte e voltaria somente seis dias depois, no dia do seu aniversário. E é claro que Joãozinho foi convidado para a festa.


[pic 6]

A

pós cinco dias Joãozinho começou a se sentir mal. Passou a apresentar tosse pela manhã, diarreia, enjoos, dores abdominais. Mas não quis contar aos seus pais, pois saberia que se ele não melhorasse até o dia seguinte, eles não o deixariam ir à festa de aniversário da menina que gostava. Porém sua mãe percebeu que ele parecia indisposto, e notou que ia ao banheiro toda a hora. Então o levou ao médico imediatamente.

[pic 7][pic 8]

O

 Dr. Marcelo era um médico que adorava crianças. Gostava de dar doces ou balões para cada paciente seu. Quando Joãozinho chegou lá ele o examinou, e fez algumas perguntas, como por exemplo, o que ele havia comido nos últimos dias. Ele respondeu que não comeu nada de diferente do que normalmente come, somente no dia em que fez um piquenique e comeu alguns morangos, mesmo sem gostar, para impressionar Mariazinha.

[pic 9]

O

 médico pediu então um exame de fezes para Joãozinho e falou para ele voltar assim que os resultados estivessem prontos. Na tarde seguinte lá estava ele com sua mãe apreensiva, pois seu filho não parava de ter tosse pela manhã, crises de diarreia e náuseas. O Dr. Marcelo leu o resultado do exame e viu que Joãozinho estava com Ascaridíase. Ou seja, ele estava com Lombriga, que é uma larva. Então resolveu explicar pra o menino o que é essa doença e como se pega.

[pic 10][pic 11]

E

le explicou para Joãozinho que tem pessoas que não receberam uma educação adequada e defecam em lugares impróprios. Então se esses indivíduos tiverem Ascaridíase, vai haver ovos desses vermes nas suas fezes. E água da chuva ou o vento, por exemplo, podem transportar esses ovos até os alimentos. Sendo assim, ao comer alimentos, como frutas ou vegetais, sem lavar direito, ou tomar água sem filtrar ou ferver, é possível acabar ingerindo esses ovos. Eles abrem lá no intestino da pessoa, sai uma larva de dentro que entra na circulação e de lá vai para o pulmão para poder crescer,  e durante a noite elas migram para a orofaringe e acabamos engolindo as larvas sem perceber, causando uma tosse pela manhã, depois de deglutidas as larvas vão para o intestino onde vai colocar seus ovos. E eles vão sair nas fezes das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (554.8 Kb)   docx (797.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com