TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro Infantil

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS        8



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata da importância da literatura infantil nas séries iniciais, mais precisamente com crianças entre 03 e 05 anos de idade e sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo infantil.  

A literatura infantil permite ao aluno a identificação com os personagens. Se utilizada de maneira adequada, é uma ferramenta de suma importância para a construção do conhecimento do educando, oferecendo ao mesmo a chance de despertar para o mundo da leitura, como um aprendizado e também como atividade de prazer.


  1. DESENVOLVIMENTO

A partir da leitura e análise do livro “Maria Vai Com as Outras” podemos concluir que seu conteúdo/tema é a construção da própria identidade e a liberdade de cada um.

O livro traz a mensagem de que cada um tem a sua própria identidade, sua opinião e que não deve fazer as coisas que os outros fazem sem pensar, questionar se é bom ou não.

A personagem principal do livro, a ovelha Maria sempre fazia o que as outras ovelhas faziam. Se todas iam para baixo ela ia também, se iam para cima, Maria ia atrás. Ela nunca fazia o que gostaria, até que num certo dia tomou uma decisão, trilhar seu próprio caminho.

A história de livro conta que uma ovelha chamada Maria, ia sempre aonde as outras ovelhas iam. Um dia, todas as ovelhas resolveram ir para o Polo Sul, Maria foi também. E todas ficaram gripadas, Maria também. Depois as ovelhas foram o para o deserto, ela foi também. Achou o lugar muito quente, todas tiveram insolação, Maria teve insolação também. Certo dia, as ovelhas resolveram comer salada de jiló, Maria detestava jiló, mas comeu para faze igual às outras. Ela até pensou, por que estava comendo se não gostava de jiló, mas continuou fazendo o que as outras ovelhas faziam.

Até que um dia as ovelhas resolveram pular do alto do Corcovado para dentro da lagoa, todas pularam, porém, não caiam na lagoa, caiam na pedra, quebravam o pé e choravam. Quando chegou a vez de Maria pular, ela pensou, não pulou, foi para um restaurante comer uma feijoada. Agora, Maria vai para onde caminha seu pé.

Autora e ilustradora do livro, Sylvia Orthof, nasceu no Rio de Janeiro, em 03 de setembro de 1932, vindo a falecer em 1997. Era filha única de um casal de imigrantes, judeus austríacos, os quais vieram para o Brasil entre as duas guerras mundiais.

Sylvia teve três filhos, estudou mímica, teatro, pintura, desenho e arte dramática. Na área infantil iniciou como dramaturga, autora, diretora de espetáculos, pesquisadora e professora de teatro. Em 1975, foi inaugurada no Rio de Janeiro, com a finalidade de apresentar unicamente espetáculos infantis, a casa de ensaios de Sylvia Orthof.

Figura 01 – Capa Do Livro Maria Vai Com As Outras

          [pic 1]

Fonte: http://docontoaoencanto.blogspot.com.br/

A obra literária em questão é do gênero infantil fábula contemporânea, rica em repetições e rimas. A história é capaz de causar nas crianças entusiasmo e encantamento, a narrativa permite ao ouvinte vivenciar sentidos como a indecisão e a imitação.

Para o bom desenvolvimento do processo de aprendizagem das crianças, tal história permite que elas passem a fazer suas escolhas, uma vez que, a narrativa permite vivenciar a crítica em relação às escolhas diárias, conhecer que é fundamental agir com independência.

A literatura infantil oportuniza aos educandos a assimilação dos personagens e assim eles são capazes de assumir o papel do personagem e trazer para seu dia-a-dia o conflito vivente entre o real e o imaginário.

Conforme Zilberman (2004) a literatura infantil pode ser comparada com a lei de Lavoisier, nada se cria tudo se transforma, ainda que se considere que um escritor produz uma obra literária a partir de suas experiências.

Durante a infância o ser humano entra em contato com o mundo da irrealidade através da ficção, a inserção da literatura no mundo infantil oportuniza a descoberta da própria identidade, fator crucial para o desenvolvimento da criança (ABRAMOVICH, 1997).

Através dos contos de fadas, a criança é direcionada para a descoberta de sua identidade, as experiências contidas nas fábulas são necessárias para desenvolver o caráter dos pequenos.

Para o desenvolvimento da criança é importante que ela ouça histórias, pois assim o gosto pela literatura será despertado, estimulando a reflexão, a revisão de valores, comportamentos e atitudes, melhorando inclusive a capacidade de comunicação, de convivência e aprende a respeitar as diferenças. Durante uma história, existe a probabilidade de haver troca emocional, sendo o momento ideal para conversar sobre afetos, fantasiar, falar sobre medos, ansiedades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com