TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Química

Por:   •  18/6/2018  •  Resenha  •  2.699 Palavras (11 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 11

Planejamento de Química - 2012

Objetivos gerais

  • Promover a autonomia em relação ao aprendizado, tendo como ponto de partida, a reflexão, o raciocínio, a organização e a consolidação de hábitos de estudo.
  • Propiciar a compreensão da evolução do pensamento científico com a ampliação de conceitos e modelos.
  • Fornecer embasamento científico para a tomada de decisões, utilizando a análise de dados.
  • Estimular a análise crítica mediante o pensamento científico.
  • Desenvolver a cidadania por meio de uma mudança de hábito e/ou de posturas diante dos problemas ambientais, sociais e econômicos.
  • Ampliar as possibilidades de representação servindo-se da linguagem química exercitando a representação simbólica das transformações químicas e traduzindo, para essa linguagem, os fenômenos e as transformações químicas da natureza.
  • Desenvolver a capacidade do uso da matemática como uma ferramenta nos dados quantitativos químicos, tanto na construção quanto na análise e na interpretação de gráficos e tabelas.

SIMAVE – Descritores de Química

D1 - Prever a quantidade de matéria (mol) e/ou a massa dos produtos e reagentes nas reações químicas (balanceamento de equações e cálculos estequiométricos).

D2 - Relacionar os modelos atômicos de Dalton, Thomson e Rutherford com informações sobre os mesmos ou inferir diferenças entre esses modelos.

D3 - Extrair dados e informações a respeito dos elementos químicos por meio da utilização da tabela periódica.

D4 - Relacionar propriedades dos metais às características da ligação metálica.

D5 - Analisar informações sobre as propriedades dos materiais, relacionando-as à natureza e intensidade das ligações químicas existentes.

D6 - Explicar o comportamento e as propriedades dos gases por meio da teoria cinético-molecular.

D7 - Explicar o comportamento e as propriedades dos líquidos por meio da teoria cinético-molecular.

D8 - Explicar o comportamento e as propriedades dos sólidos por meio da teoria cinético-molecular.

D9 - Explicar o aumento do volume da água no estado sólido, em relação ao do estado líquido, bem como a menor densidade do gelo em relação à densidade da água líquida.

D10 - Diferenciar misturas de substâncias, a partir de suas propriedades físicas e químicas.

D11 - Inferir processos de separação de misturas a partir de situações problemas.

D12 - Identificar solutos e solventes em produtos comerciais, a partir de informações sobre os mesmos.

D13 - Prever a solubilidade de uma substância a partir da interpretação de gráficos e informações.

D14 - Interpretar dados e rótulos sobre a composição qualitativa e ou quantitativa de substâncias presentes em soluções, utilizando as unidades de concentração g/L, moI /L e percentagem % m/m, %m/ V, % V/ V.

D15 - Converter uma unidade de concentração em outra.

D16 - Interpretar esquemas, figuras ou gráficos das seguintes propriedades coligativas: abaixamento de pressão de vapor da água, abaixamento de temperatura de congelamento da água, elevação da temperatura de ebulição da água e pressão osmótica.

D17 - Determinar quantidades de soluções para diluição, para dosar um medicamento, para preparar outra solução etc., a partir de informações e de situações-problema relacionadas ao cotidiano.

D18 - Identificar os principais ácidos, bases, sais e óxidos presentes em materiais do cotidiano.

D19 - Classificar substâncias em ácidas e básicas a partir de informações sobre a ação de indicadores naturais e de laboratório (fenolftaleína, papel de tornassol, papel indicador de pH).

D20 - Nomear ou escrever as fórmulas químicas dos principais ácidos, bases, sais e óxidos, resultantes da combinação dos seguintes cátions e ânions: hidroxônio, sódio, potássio, amônio, cálcio, magnésio, ferro(II) e (III), alumínio, cloreto, nitrato, hidroxila, acetato, sulfato, sulfeto, óxido, carbonato e fosfato.

D21 - Descrever por meio da linguagem discursiva ou simbólica equações químicas de neutralização ácido-base.

D22 - Descrever por meio da linguagem discursiva ou simbólica equações químicas relacionadas a processos de produção industrial de metais ou reações entre ácidos e metais.

D23 - Representar substâncias orgânicas utilizando a fórmula estrutural plana (Kekulé).

D24 - Determinar a fórmula molecular ou nomear os principais hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e derivados, presentes no cotidiano, usando a nomenclatura usual e a recomendada pela IUPAC.

D25 - Descrever por meio da linguagem simbólica ou discursiva reações químicas de combustão (completa e incompleta) de hidrocarbonetos e álcoois.

D26 - Identificar grupos funcionais em estruturas orgânicas complexas.

D27 - Identificar as substâncias orgânicas presentes em materiais do cotidiano (gasolina, sabões, bebidas alcoólicas, refrigerantes, alimentos, remédios, pesticidas, gás de cozinha, gás natural, vinagre, perfumes, etc.)

D28 - Analisar a influência da temperatura, pressão, catalisador, superfície de contato e concentração de reagentes e produtos numa reação química, a partir da análise de informações pertinentes (tabelas, figuras, gráficos, experimentos, textos e outros).

D29 - Identificar processos para diminuir a velocidade de reações químicas indesejáveis como o apodrecimento de alimentos, a corrosão etc. (congelamento, adição de aditivos, diminuição do pH, etc).

D30 - Prever o sentido do deslocamento de um equilíbrio químico, aplicando o Princípio de Le Chatelier.

D31 - Correlacionar o significado do valor da constante de equilíbrio à determinação da posição do equilíbrio químico (deslocado para a esquerda, deslocado para a direita) ou ao rendimento da reação.

D32 - Identificar o número de oxidação dos elementos a partir das fórmulas e reações químicas.

D33 - Identificar os agentes oxidante e redutor numa reação química de oxidação e redução.

D34 - Prever a possibilidade de ocorrência de uma reação espontânea, de oxidação e redução, analisando o valor do potencial padrão da pilha (E° pilha) obtido a partir de dados de uma tabela de potenciais de redução padrão.

D35 - Descrever reações de óxido-redução por meio da linguagem discursiva ou simbólica (equações químicas).

D36- Calcular a variação de entalpia de reações, a partir de gráficos de energia, tabelas, dados de energia de ligação e equações termoquímicas (aplicação da lei de Hess).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com