TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO ARTIGO O TEOREMA DE PITÁGORAS E MATEMÁTICOS AMADORES DO BRASIL

Por:   •  30/5/2015  •  Artigo  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  910 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

RESENHA DO ARTIGO

O TEOREMA DE PITÁGORAS E MATEMÁTICOS AMADORES DO BRASIL

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

SEGUNDO SEMESTRE

Campinas

2011

1 INTRODUÇÃO

 A história da matemática vem de muito tempo atrás, desde os antigos egípcios e babilônicos. Nessa época era usada para suas necessidades do dia-a-dia. Com isso seus conhecimentos foram ficando na história, por ter acontecido há muito tempo à maioria das descobertas não chegaram aos conhecimentos dos pesquisadores.

Os materiais usados por eles eram frágeis e por esse motivo não ficaram marcados até o dia de hoje. Depois de muito tempo a matemática começa a ter seus estudos aprofundados, e com isso todas suas descobertas vem sendo usados até hoje.

O artigo apresentado trata de mostrar o interesse por Matemática existente no Brasil por pessoas que não eram matemáticos profissionais.

2 O TEOREMA DE PITÁGORAS E MATEMÁTICOS AMADORES NO BRASIL

 

O texto mostra um total de 18 demonstrações do teorema de Pitágoras feitas por duas pessoas que não se dedicavam profissionalmente à Matemática: André Rebouças e Salomão Serebrenick.

A obra de Elisha Scoot Loomis também é citada no texto.

 

André era Engenheiro e bacharel em ciências físicas e matemáticas pela Escola Militar, fez na Europa estudos especializados em ferrovias e portos (1861-1862) e foi sócio do Instituto Polytechnico Brasileiro.

A primeira demonstração apresentada por André Rebouças está erradamente associada a Pitágoras, pois, como sabemos, esta configuração consta da demonstração dada por Euclides. Ele observa que "apesar de ser a mais antiga e talvez a menos elegante entretanto é a demonstração que se encontra em quase todos os compêndios de geometria" (p. 15, grifo dos autores). Talvez essa afirmação justifique sua falha, ou seja, André Rebouças perpetua um erro. Ele não entra em detalhes sobre as etapas da demonstração. "

 

Salomão Serebrenick nasceu em Briceni, Bessarábia (Moldávia), e nos anos de 1926 a 1930 estudou na Escola Polytechnica da Bahia, onde concluiu o curso de Engenharia Civil. Em 1931, mudou-se para o Rio de Janeiro. Imigrante judeu naturalizou-se brasileiro em 1933. Dedicou-se também à Climatologia, à Meteorologia, à Hidrografia e à Geografia, além de Literatura, História e Jornalismo.

Na final da série de demonstrações, Sebastião Serebrenick apresenta uma classificação para os casos descritos. Segundo ele,

examinando essas diversas demonstrações do Teorema de Pitágoras, podemos classifica-las [sic) em três categorias.

Umas – de natureza puramente geométrica, que, no fundo, só lançam mão da equivalência de figuras, como, p. ex., as demonstrações: 1a, 2a, 5a, 10a.

Outras – de natureza, por assim dizer, analítico-geométrica; ex.: as demonstrações 6a e 7a.

Finalmente, a última demonstração (11a) – de natureza analítica, que supõe as grandezas geométricas substituídas por números. "

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (262.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com