TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha "O Óleo de Lorenzo"

Por:   •  7/2/2020  •  Resenha  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Filme: O Óleo de Lorenzo

Data de lançamento: 30 de dezembro de 1992

Direção: George Miller

Gênero: Drama

Nacionalidade: EUA

Resenha sobre o filme “O Óleo de Lorenzo”

O filme é baseado em um caso real e conta a história de um casal de historiadores bem sucedidos financeiramente, eles vivem na África Central com seu filho Lorenzo. Inicialmente a vida de Lorenzo segue um ritmo normal, ele é uma criança comum, inteligente, carinhosa e bastante feliz, porém, atitudes estranhas como a agressividade começam a ser percebidas por aqueles que o conhecem, principalmente na escola. A professora de Lorenzo questiona os pais, buscando saber se tal comportamento e consequência de algum problema familiar. Com os problemas aumentando, os pais de Lorenzo decidem levá-lo a vários especialistas, que acabam diagnosticando-o com ALD (Adrenoleucodistrofia), uma doença que afeta o sistema nervoso e é incurável, essa doença afeta apenas os meninos, que geralmente morrem dois anos após o diagnóstico.

Como a doença era bastante rara, os médicos não tinham informações suficientes a cerca do assunto, por causa disso os pais de Lorenzo começaram a desacreditar nos especialistas e passaram a pesquisar sobre a doença e a procurar novos médicos, além de se juntarem a uma ONG onde havia meninos na mesma situação que o filho deles, contudo, eles acabam percebendo que a ONG só se interessa em ensinar os pais a lidarem com a ALD, e que não se esforçavam para conseguir uma cura.

Depois de algum tempo, os pais de Lorenzo percebem que devem tentar achar a cura por conta própria, pois o filho já estava ficando bastante debilitado, com perda de visão, audição e fala, e é a partir disso que eles começam a pesquisar sobre as células do corpo humano, buscando descobrir um jeito de retardar ou até mesmo erradicar a doença. O pai de Lorenzo, senhor Odone, descobriu uma espécie de óleo extraído do azeite de oliva, tal óleo que já fora testado em ratos e obtiveram como resultado uma diminuição no nível de gordura saturada. No início o óleo estava fazendo efeito no organismo de Lorenzo, porém após determinado momento o corpo de Lorenzo começou a resistir ao óleo e os sintomas começaram a se agravar. Com isso, Augusto e Michaela Odone tentam conseguir uma nova cura. Após várias pesquisas, um novo óleo é descoberto, só que dessa vez é proveniente da mistura de dois ácidos graxos, oleico e erúcico, porém a ideia é refutada pelos médicos, que insistem em dizer que o óleo é tóxico ao corpo humano. Após a descoberta do “óleo de Lorenzo”, os pais de Lorenzo percebem que, apesar do óleo ter ajudado na diminuição dos sintomas da ALD, o tratamento não seria mais útil ao filho deles, pois a doença já estava em um nível avançado. Com a tentativa de ajudar os demais garotos de sofrem com a doença, os pais de Lorenzo compartilham o óleo.

O ano de término da história do filme coincide com o ano de lançamento do mesmo, 1992.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com