TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  10.591 Palavras (43 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 43

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O capítulo aponta diferentes concepções de educação, ensino e aprendizagem. Destaque as principais características de cada uma

R: (1968): ato de criar (animais e plantas) e, por extensão, formação de espírito, instrução. Karling (1991): ensinar é procurar descobrir interesses, gostos, necessidades e problemas do aluno; escolher conteúdos, técnicas e estratégias; prover materiais adequados e criar ambiente favorável para o estudo. Karling (1991): aprende-se, ainda, quando se adquire o significado de novas palavras, quando se compreendem novas ideias e se formam novos conceitos.

Libâneo (1992): é um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento global da personalidade, envolvendo formação de qualidades humanas- físicas, morais, intelectuais, estéticas, sociais, afetivas etc. Paulo Freire: ensinar não significa transferir conhecimento, mas criar possibilidades para que o conhecimento seja construído. Libâneo (1992): aprendizagem é a assimilação ativa de conhecimentos e de operações mentais para compreendê-los e aplicá-los consciente autonomamente.

Portanto, na aprendizagem há uma relação cognitiva entre aluno e conteúdo que se desenvolve em condições específicas do processo de ensino:

Karling (1991): conceitua a educação como processo que visa ao desenvolvimento integral da personalidade.

Nesse sentido, educação seria adquirida individualmente no contato com as regras e normas de uma sociedade que procuram moldar o indivíduo para conviver pacificamente dentro dos parâmetros permitidos. Libâneo (1992): o ensino tem a tarefa de assegurar a difusão dos conhecimentos sistematizados legados pela humanidade.

O ensino não existe por si mesmo, mas na relação com a aprendizagem.

O processo de ensino, deve estabelecer exigências e expectativas que os alunos possam cumprir. Tem, pois, o papel de impulsionar a aprendizagem e, muitas vezes, a precede.

Piletti: a educação também ocorre onde não existe escola, mesmo em lugares onde não há sequer a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado existe educação.Criar condições favoráveis para a aprendizagem do aluno; ensinar e procurar descobrir interesses, gosto necessidades e problemas do aluno, escolher conteúdo, técnicas e estratégias, prover materiais adequados e criar ambiente favorável para o aluno

Educação como prática social que contribui diretamente para o processo de construção histórica das pessoas.

Na antiguidade os conhecimentos eram adquiridos oralmente, cativando desse modo a atenção.

Educação é a construção de novos conhecimentos crescimento pessoal , melhor relacionamento do indivíduo na família , escola , comunidade e sociedade.

Educação é vida, é um processo contínuo que ocorre em diversos contextos sociais.

Educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo.

Educação é um processo contínuo que orienta e conduz o indivíduo a novas descobertas.

Na concepção tradicional de educação, o aluno chega na escola de “cabeça vazia”, cabendo à escola ensinar-lhe.

No novo conceito de educação, o professor deixou de ser um passador de conhecimento, tornando-se um guia, um parceiro do aluno.

A educação deriva do latim, e por extensão é a formação do espírito, instrução (NÉRICE)

Educação refere-se ao processo do desenvolvimento global da personalidade, envolvendo formação de qualidades humanas, físicas, morais, intelectuais, etc.(LIBANEO)

Educação é um processo que visa o desenvolvimento integral da

Personalidade. (KARLING)

A educação é redentora da situação social do indivíduo.

Educação é liberdade, um processo capaz de nos tirar de uma condição de ignorância.

Educar é proporcionar ao aluno conhecer a si próprio.Educação é um processo pelo qual a criança passa a adquirir conhecimentos, atitudes, e hábitos armazenados pela civilização.

Educação refere-se ao trabalho que se desenvolve no primeiro contexto das unidades educacionais que conhecemos como escola.

2. Qual é o papel do professor em sala de aula? Quais são os fatores que facilitam a aprendizagem do aluno?

R: A educação é um fenômeno social, portanto, cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos, preparando-os para a participação ativa nas áreas econômicas, sociais e políticas.

A educação é a base do indivíduo como ser social, sem ela é impossível ter qualidade de vida na sociedade.

Ela se refere ao processo de desenvolvimento global da personalidade, envolvendo a formação de qualidades físicas, morais, intelectuais, estéticas, sociais, afetivas.

Educação e escolarização caminham juntas, porém a educação não ocorre somente no ambiente escolar, mas sim em todos os lugares por onde o indivíduo passa.

Já a escolarização irá ocorrer em entidades de ensino, onde o professor compartilha conhecimentos com o aluno e aluno compartilha conhecimentos com o professor. Isso proporciona ao indivíduo a oportunidade de adquirir e aprimorar conhecimentos, receber informações que serão úteis em sua vida política, social e econômica

3 Pontue

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.6 Kb)   pdf (217.2 Kb)   docx (52.8 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com