TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa dos Sonhos

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

EMPRESAS DOS SONHOS

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        VISÃO GERAL        5

2.2        PERFIS NO BRASIL         5

2.3        QUERO SER LÍDER NA VERSÃO LIGHT        5

2.4        COMO SER OBJETO DE DESEJO        5

2.5        SELEÇÃO E RETENÇÃO        5

2.6        APRECIAÇÕES        5

3        CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7

EMPRESAS DOS SONHOS

Ambiente de trabalho é o principal quesito de jovens ao eleger a empresa dos sonhos, aqui você encontrará informações sobre o que os jovens, aspiram e têm como valores sobre empresas, liderança, preparo para o mercado de trabalho e carreira, realidades e tendências que impactam a estratégia das empresas e a formação de nossos jovens e, por isso mesmo, contribuem para a competitividade.

1 INTRODUÇÃO

  O artigo, A empresa dos sonhos dos jovens, trata de forma detalhada da relação entre as aspirações profissionais juvenis e a atração exercida por empresas que desejam se tornar o alvo do sonho profissional dos jovens aqui chamados de geração Y.

      O artigo baseia-se em uma pesquisa realizada pela Cia de talentos que agrega o Grupo DMRH. Nesse estudo foi levada em conta a busca da geração Y por satisfação profissional e pessoal no trabalho e a busca das empresas por qualificação e excelência. Destaca-se dentro dessa pesquisa a relação de trabalho entre os jovens profissionais as demandas de mercado, as aspirações das grandes empresas quanto ao futuro de suas marcas e a visão do profissional quanto á ética, a sustentabilidade e as solidez das empresas que almejam ter bons profissionais em seus quadros.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 - VISÃO GERAL

             E quem ainda não ouviu falar na geração y. Há muito tempo, por volta de um século atrás, se criou o hábito de classificar gerações e nomeá-las, essa classificação serve para definir alguém ou um grupo social independente de suas idades, gêneros ou classes sociais. Os dados da pesquisa realizada pela Cia de talentos revelam que os jovens da geração Y, compreendem aqueles nascidos por volta de meados dos anos 80, na qual tiveram uma educação dos pais de questionar autoridades e não terem medo de lutarem por seus sonhos, possibilitando assim a formação de jovens mais independentes, mais capazes de modificarem regras, e por serem mais desejosos de tecnologia avançada e por gostarem de feedback, tornaram-se mais corajosos e capazes de lutar por crescimento .A pesquisa surgiu quando ela identificou grande lacuna entre o que os jovens desejavam e o que as organizações buscavam e ofereciam por meio de programas para estagiários ou trainees. Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Eles cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas. Acostumados a conseguirem o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo. São pessoas criativas, inteligentes e não têm tendência a permanecer num mesmo emprego por muito tempo. Mas se engana quem pensa que na Geração Y tudo são só flores. Nascidos numa época de pós-utopias e modificação de visões políticas e existenciais, a chamada Geração Y cresceu em meio a um crescente individualismo e extremada competição. Não são jovens que, em geral, têm a mesma consciência política das gerações da época contracultural. E também, como as informações aparecem numa progressão geométrica e circulam a uma velocidade e tempo jamais vistos antes, o conhecimento parece que tende a ficar cada vez mais superficial. Sob muitos aspectos, os jovens da geração Y expandem muito pouco as tendências sociais. Desde o fim do alistamento militar, nos anos 70, a prestação do serviço ficou mais rara.

2.2- PERFIS NO BRASIL

                No Brasil, 35 mil pessoas com idade média de 24 anos, profissionais recém saídos dos seus cursos responderam ao questionário. O que se nota dessa pesquisa é a quantidade avassaladora de jovens que quer se integrar as empresas privadas, o serviço público deixou de ser a aspiração principal dos brasileiros, pois não o perfil do profissional de hoje não é o de um emprego estável e seguro, mas de uma carreira bem sucedida, produtiva e dinâmica, características que os grandes nomes do mercado empresarial se esforçam para desenvolver em suas marcas.   A pesquisa também levou em conta o preparo ou despreparo do jovem para a realidade do mercado de trabalho de hoje, muitos deles trabalham e alegam estar preparados , porém, grande parte não possuem domínio de algum idioma estrangeiro. A análise é que os jovem tem competências técnicas, mas lhe faltam as comportamentais, o que salienta a importância da aproximação entre a universidade e o mercado, que cada vez mais exigente já não se contenta apenas com o curso superior, mas com uma qualificação profissional cada vez mais exigente que inclui línguas estrangeiras (principalmente inglês e espanhol), conhecimento de informática e de mercado e competência comportamental, que segundo o artigo, exige uma aproximação da universidade e o mercado de trabalho.

2.3 – QUERO SER LÍDER NA VERSÃO LIGHT

              Outro fator demonstrado pela pesquisa da Cia talentos é o desejo de liderança da geração Y. Todos os entrevistados no Brasil desejam ser líder, más na versão light, um total de 96% dos entrevistados  acham compensatórios o poder e o reconhecimento que a posição agrega a geração Y mas também preocupa-se com o peso da responsabilidade em ser infalível e também com as ameaças de ter de abrir mão da vida pessoal, trabalhar mais e sentir mais estresse. Vale lembrar que um dos grandes temas da área de recursos humanos é a escassez de líderes, pois os atuais estão se aposentando e os mais jovens tornam-se gestores com menos experiência de vida.  A grande questão da geração Y é equilibrar o desejo de liderança com qualidade de vida e satisfação pessoal.Uma das preocupações das empresas é justamente a falta de novos líderes no mercado, tendo em vista a inexperiência de vida dos novos e a aposentadoria dos velhos gestores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com