TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Internet das Coisas e sua Aplicação na Educação

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 3

Internet das Coisas e sua Aplicação na Educação


A Internet introduziu melhorias em tecnologia, comunicação e entretenimento online, mas também é incrivelmente útil para fins educacionais.

Os professores usam a Internet para complementar suas lições, e várias universidades de prestígio abriram palestras e cursos on-line gratuitos para todos. Até permitiu que professores aposentados lessem e educassem crianças em países mais pobres.

 O uso generalizado da Internet abriu uma quantidade substancial de conhecimento para um número muito maior de pessoas do que nunca, os professores podem fazer uso da Internet, oferecendo aos alunos recursos e material extra da Internet, como aulas interativas e jogos educativos, muitos cursos universitários usam um modelo "híbrido", no qual muitas lições são feitas on-line, exigindo menos reuniões em sala de aula. Isso evita que os alunos tenham que ir ao campus diariamente com seus livros didáticos pesados. Testes, trabalhos de casa, colaboração com estudantes e pesquisa podem ser feitos em qualquer computador com acesso à Internet. Mesmo para as classes não híbridas, a Internet é usada como complemento aos estudos normais.

A Internet contém uma riqueza de conhecimento disponível instantaneamente em qualquer pesquisa. Por causa disso, a Internet substituiu as bibliotecas como fonte de coleta e pesquisa de informações, muitos professores agora pedem aos alunos que visitem sites específicos para estudar em casa, e as enciclopédias on-line fornecem uma grande quantidade de conhecimento sobre quase todos os assuntos imagináveis.

A variedade de fontes permite que os alunos busquem assuntos com muito mais detalhes do que se limitando a tudo o que o professor envia para casa, a Internet permite a conexão instantânea com seus colegas e professores. Melhorar a comunicação entre alunos e professores permite que os professores ajudem os alunos sem ter que ficar depois da aula, também permite que os alunos tenham maior eficiência ao trabalhar em projetos com seus colegas, quando todos não podem comparecer ou pedir esclarecimentos quando algo não está claro. Várias universidades, como Harvard, Yale e Stanford, abriram cursos gratuitos sobre uma variedade de assuntos acessíveis a qualquer um gratuitamente. Estes geralmente vêm na forma de palestras em vídeo, mas alguns também têm notas anexadas. Isso significa que há acesso fácil a muitas palestras gratuitas sem esvaziar sua conta bancária para pagar entradas. A Internet também torna a educação acessível a comunidades empobrecidas, como por exemplo algumas instituições[1] que fazem uso do Skype com um número de voluntários, em sua maioria professores aposentados, lendo histórias em voz alta pelo Skype para crianças na Índia para ensiná-las a ler.

Internet e a Educação no Brasil

Estudo recente da revista Learn apontou o crescimento impressionante do Brasil nos últimos 10 anos, onde o crescimento foi de 30 vezes (2003 – 2013), esse grande crescimento se deu graças a diversos investimentos públicos no setor, a plataforma CEDERJ foi criada, levando muitos adultos que não haviam se graduado, seja por falta de tempo, ou pela distância das universidades, a voltarem as salas de aula.

 [pic 2]

Figura A - educação digital no Brasil

No geral nossa população mantém uma forte cultura de educação, particularmente no caso do ensino superior e também de outros tipos de cursos, como forma de alcançar segurança financeira e melhores cargos. Essa cultura levou ao desenvolvimento de um grande mercado para a educação no país, e com o aumento do número de conexões via internet esse setor conseguiu fazer a transição de seu modelo de negócios das tradicionais aulas ao vivo a cursos completamente on-line e compatíveis com o mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com