TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE DE VIDA

Por:   •  8/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.751 Palavras (12 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 12

3. JUSTIFICATIVA                

 

               A escolha por este tema se deu pela necessidade de criar um ambiente diferenciado aos colaboradores dos Correios de samambaia Sul, visando uma diferenciação na rotina habitual de trabalho. Desta forma, pretende-se utilizar experiências  aos colaboradores para que atuem com mais segurança agindo desde a correção da postura até a prevenção de doenças osteomusculares e lesões por esforços repetitivos, adequando à realidade pretendida, O projeto é um momento de integração do servidor . Este procedimento prevê não apenas uma melhoria na qualidade de vida, mas será uma forma de disseminar novas idéias e ações .  Além do mais, a organização participará, de forma indireta, no fortalecimento do processo dialógico com os servidores,  quando destaca que o dialogo precisa estar presente nas relações, por ser uma exigência da natureza humana. Relação em que ambos os sujeitos crescem no respeito à diferença, no respeito do que o outro é e expressa.  A proposta apresentada será de grande relevância para o meio que escolhemos atuar, pois é uma forma de integrar a política de responsabilidade social, ao reintegrar pessoas, favorecendo seus anseios  de convivência sócio-laboral e possibilitando a melhoria física.  A escolha da profissão, as características da cultura organizacional configurada pelos valores e práticas predominantes na empresa, a infra-estrutura familiar constituem fatores relevantes para a Qualidade de Vida no Trabalho. Além disso, as relações interpessoais, os conflitos e em especial a maneira como a pessoa se relaciona na equipe afetam a satisfação no trabalho, a auto-estima e a forma como se sente em relação a si mesma. A história de vida e os fatores relativos às variáveis organizacionais resultam em atitudes dificultadoras e facilitadoras nas relações de trabalho.

 4. Referencial teórico      

 

Na vida  passamos por diversas transformações, muitas transformações acontecem de maneira gradual e um pouco mais demorada , outras ocorrem de forma inesperada e instantânea e muitas vezes não conseguimos nos adequar a este tipo de mudança. A questão é que não estamos preparados para mudanças, o ser humano se adpta e acomoda com uma zona de conforto onde tudo vai a seu  favor e  de seus próprios interesses. Ao pensarmos no próximo, iniciamos uma mudança que não é tão eficaz mais não deixa de ser uma iniciativa para mudar, e são com pequenas mudanças que damos início a uma modificação da nossa realidade e  do desenvolvimento local. Com isso ao incluir o trabalhador como uma peça chave para uma eficiência e autor dos bons serviços prestados conseguimos transformar vidas e opiniões Com um ambiente de trabalho que auxilie na motivação do servidor, melhore sua saúde física e mental, além de proporcionar um espaço de lazer,  para que ele produza mais e melhor, consequentemente, desenvolvendo suas atividades de maneira mais eficaz, isto são fatores laborais essenciais para melhoria da Qualidade de Vida de cada um em seu ambiente de trabalho que irá refletir na sua vida cotidiana também fora dele.

4. 1 QUALIDADE DE VIDA

 

Esse tema de qualidade de vida  nos faz refletir o quanto uma pessoa se diferencia de outra pessoa  mudando cada vez mais ao longo de suas vidas  . Existe, porém, consenso em torno da idéia de que são múltiplos os fatores que determinam a qualidade de vida de pessoas ou comunidades. A combinação destes fatores que moldam e diferenciam o cotidiano do ser humano, resulta numa rede de fenômenos e situações que, abstratamente, pode ser chamada de qualidade de vida. Em geral, associam-se a essa expressão fatores como: estado de saúde, longevidade, satisfação no trabalho, salário, lazer, relações familiares, disposição, prazer e até espiritualidade (NAHAS, pág. 15, 2010).

 

 

Estudos de Gill & Feinstein (1994), definiram a Qualidade de Vida como uma percepção individual relativa às condições de saúde e outros aspectos gerais da vida pessoal. Para Nahas (2010), Qualidade de Vida, é a percepção de bem-estar que reflete um  conjunto de parâmetros individuais, sócio-culturais e  ambientais que caracterizam as condições em que vive o ser humano.             Assim pode-se inferir que a Qualidade de Vida, é uma soma de fatores internos, tais como a motivação juntamente com as externalidades (ambiente amistoso, equipamentos adequados, relacionamento interpessoal adequado). Há um esforço para se mensurar a Qualidade de Vida por meio de Indíces como o (IDH) – que tem por meta medir o estágio de desenvolvimento em dada região. Apesar de algumas regiões possuírem Índice de Desenvolvimento Humano alto, não exime que um trabalhador esteja desmotivado com o seu trabalho – neste caso, os fatores internos influenciam de maneira austera. O problema é que muitas pessoas agem de maneira corretiva com relação à sua saúde, procuram ajuda especializada ou modificam sua rotina de vida quando já se encontram em um quadro de avanço negativo. Segundo Nahas (2010), o estilo de vida é um conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas. O autor ainda complementa esta visão explandando que,

 

O estilo de vida passou a ser considerado fundamental na promoção da saúde e redução da mortalidade por todas as causas. De fato, para grande parte da população, os maiores riscos para a saúde e o bem-estar, têm origem no próprio comportamento individual, resultante tanto da informação e vontade da pessoa, como também de oportunidades e barreiras presentes na realidade social (NAHAS, pág. 23, 2010).

 

 

Mais um parâmetro que constatamos aqui que Qualidade de Vida está intimamente relacionada com o Estilo de Vida e Saúde, que o trabalhador possui, que de nada adianta desenvolver projetos grandiosos, voltados para a melhoria do ambiente de trabalho, se o indivíduo não tem uma vida regrada, não pratica atividades físicas e controle ou nulidade de vícios como cigarro e bebida

 

 

4. 1. 1 GINÁSTICA LABORAL

 

Após serem estudadas e chegarem a conclusão que a ginastica laboral tem eficácia e atua na prevenção de doenças ocupacionais, principalmente de origem osteomuscular, a Ginástica Laboral foi desenvolvida e pensada como uma ginástica planejada e aplicada no ambiente de trabalho e durante o expediente, com o objetivo de promover a saúde do trabalhador.

A ginástica laboral pode trazer grandes benefícios para as empresas, motivo

pelo qual essa atividade física é estimulada e implementada por diversas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com