TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.193 Palavras (21 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

LÍNGUA PORTUGUESA II – 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

O HOMEM E A LINGUAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Identifique o tipo de linguagem usada nos textos[1] a seguir e escreva um parágrafo, com aproximadamente 5 linhas, sobre as ideias que cada um dos textos sugere a você, ou seja, faça a interpretação de cada um deles.  

TEXTO A        TEXTO B

[pic 6]                  [pic 7]

TEXTO C[2]

[pic 8]

TEXTO D[3]

[pic 9]

Resposta:

TEXTO A – Linguagem não verbal.

O que podemos interpretar nesta linguagem (não verbal) é o trabalhador, o brasileiro no seu dia a dia. Como muita luta e sacrifício ele “carrega” nosso país com muito esforço. Na vida cotidiana, em nosso trabalho, estudos, etc., levamos nosso Brasil nas “costas”. Expressa também que somos trabalhadores, esforçados. Que enfrentamos tudo para viver melhor.

TEXTO B -  Linguagem mista.

Podemos interpretar  nesta linguagem, o amor que temos pelos nossos semelhantes. A doçura de uma criança, que representa pureza e sinceridade. Ajoelhada e solicitando a Deus algum pedido de cura, solução de algum problema, etc. Representa nossa preocupação com nosso próximo e o amor e fé que temos em Deus.

TEXTO C – Linguagem não verbal.

Representa que não somos totalmente livres para votar, escolher os candidatos. Somos de uma forma ou outra obrigados a escolher as pessoas que vão governar. Votando naqueles que tem o poder, que tem dinheiro. Somos  muitas vezes enganados e forçados a colocar alguém no poder com falsas promessas.

TEXTO D – Linguagem mista.

Muitas vezes ouvimos e falamos nesta palavra ética. Criticamos os outros, por falta dela. Achamos que ela  sempre está longe de nós. Mas no cotidiano, nas nossas tarefas diárias ela está bem próxima. Está bem próxima a falta dela, algumas vezes...

2. Agora é sua vez! Crie duas mensagens cujo conteúdo seja a preservação da natureza. Na primeira, você utilizará o código misto, ou seja, verbal e não verbal; na segunda, apenas o código verbal.

Resposta:

Código Misto:

: [pic 10]

Fonte:

Código Verbal:

Então recicle suas idéias, e queira prosperar!

Preserve a natureza, pro seu filho aproveitar.

Então erga a mão pro alto, faça a diferença,

Esteja sempre em paz com a sua consciência!

3. Explicar a afirmação: “A linguagem é um poderoso instrumento de manipulação e conservação de ideologias”. Exemplifique como esse processo se concretiza, utilizando UM exemplo ocorrido em nosso cotidiano ou na vida escolar.

Resposta: É através da linguagem que ser humano transmite ao outro, seu desejo, suas idéias, suas tristezas, suas alegrias, etc. E é com o uso correto dela,  que podemos mudar a forma de nossa vida e das pessoas ao nosso redor, para melhor.

Exemplo: Vamos pegar um exemplo dos alunos nos anos iniciais. Quando entram na escola ainda não sabem ler e nem escrever. Com a dedicação e esforço da professora, logo começa a aprender as letrinhas. Começa a entrar neste mundo maravilhoso da leitura. E desta forma começa a ver as coisas diferentes. Começa a transformação  e a “abertura” da mente para a vida futura.

4. Quais são as três concepções de linguagem conforme Geraldi (1991)? Descreva-as com as suas palavras.

Resposta:

  1. A linguagem é a expressão do pensamento: Quem se expressa bem é quem pensa. Nesta concepção se diz que a pessoa que se comunica bem, ela pensa, tem conhecimento no assunto.
  2. A linguagem é instrumento de comunicação:  É simbolizada por símbolos, por códigos. Para que comunicação tenha êxito, o locutor e o interlocutor tem que ter domínio nestes códigos.
  3. A linguagem é uma forma de “inter-ação”:  Nesta concepção entende a linguagem enquanto uma atividade, uma ação.

5. Observe as duas imagens a seguir e assinale o que for correto quanto à intertextualidade:

IMAGEM 1

IMAGEM 2

[pic 11]

[pic 12]

Fonte: https://www.google.com.br/

Fonte: http://www.fotosearch.com.br/CSP826/k8265141/

  1. A Imagem 1, inserida no Google, para comemorar as Olimpíadas de Londres/2012, estabelece intertextualidade com a Imagem 2, ao homenagear a competição do esporte hóquei no gelo. A cada dia da Olimpíada, o Google expõe uma imagem de diferentes esportes, praticando este mesmo jogo de relação entre duas imagens (ou textos).

Certa

  1. Intertextualidade define-se como a relação estabelecida entre o texto produzido e os outros textos já existentes, de forma que a Imagem 1 serviu de base à construção da Imagem 2.

Errada

  1. Uma das definições de intertextualidade que o dicionário de Língua Portuguesa apresenta é: “a relação entre o texto produzido e os outros textos anteriores, de que resulta a elaboração de um novo texto literário”. Podemos, portanto, afirmar que a Imagem 2 (fotografia) serviu de base para a Imagem um (ilustração), ambas de cunho artístico.

Certa

  1. O fato de o Google sempre, na página inicial, estabelecer esta relação de intertextualidade faz com que, sempre que o acessemos, lembremo-nos ou aprendemos qual a data comemorativa ou a pessoa que se quer homenagear naquele exato dia.

Certa

(___) Somente alternativa a está correta;

(___) A, B e D estão corretas;

(_X_) Todas estão corretas, exceto a alternativa B;

(___) Apenas a alternativa B está correta;

(___) Todas as alternativas estão corretas.

6. Sobre o texto: “Linguagem e participação social”, destaque aspectos que tenham lhe chamado a atenção, em seguida elabore 5 perguntas que comecem com: Por que...  Como...  E se..., referentes a tais aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (692 Kb)   docx (453.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com