TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algumas concepções sobre o ensino-aprendizagem da Matemática

Por:   •  27/5/2017  •  Resenha  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  1.587 Visualizações

Página 1 de 6

Resenha " Algumas concepções sobre o ensino-aprendizagem da Matemática"

O artigo escrito pelo professor Marcelo Câmara, trás um pouco sobre aprendizagem da matemática colocando em evidência três concepções : a baldista , a da escadinha e a sócio-construtivista.

Essas concepções se referem diretamente às situações de aprendizagem de novos conceitos e não à aplicação de conceitos já adquiridos e nesse texto tenta se explicar algumas vantagens e alguns limites de cada concepção.

A concepção baldista

O termo “concepção baldista”, em referência à “concepção da cabeça vazia”, vem de Nilson José Machado . Essa concepção parte da ideia que, no momento de entrar em contato com um novo objeto de conhecimento matemático, a cabeça do aluno se apresenta como um balde vazio, ou, seja, ele não sabe nada sobre esse novo objeto de conhecimento, e que esse conhecimento será despejado em sua cabeça, da mesma forma como enchemos um balde.

Nessa concepção, podemos falar que o aluno adquiriu tudo que foo balde estiver cheio. Ou então, é como se esse balde fosse enchendo gradativamente, onde poderíamos verificar pelas notas 4, 6 ou 8.

Dessa maneira, o papel do professor será de “encher esse balde” com os novos conhecimentos. Para tanto, cabe ao professor “transmitir” da melhor forma possível esse conhecimento , e, ao aluno, cabe estar atento, escutar e anotar em seu caderno, para que ele possa “receber bem” o conhecimento transmitido pelo professor. Desta forma, primeiramente o professor “comunica” esse novo conhecimento, mostrando, em seguida, algumas de suas aplicações através de exemplos ou de exercícios resolvidos e ainda, uma bateria de exercícios em que o aluno deverá aplicar esse novo conhecimento; é o que chamamos, geralmente, de exercícios de fixação.

Nesse modelo de aprendizagem se dá pela palavra do professor, e os erros devem ser evitados a todo custo pelo professor. Se eles aparecem, eles serão, em geral, por falta do aluno, que não prestou a devida atenção ao que o professor falou. Em alguns casos, a culpa pelos erros será atribuída ao professor, na medida em que ele “não explicou direito” ou “deu muito rápido o assunto”. Nessa concepção, o bom professor será aquele que “explica bem o assunto”.

Com essa quantidade de exercícios de fixação fará com que o aluno acabe decorando a forma que se deve aplicar a definição do conceito, em vez de aprender verdadeiramente o conceito que lhe foi passado. Para que o aluno aprender desta maneira é preciso que ele fique atento ao máximo na aula, o que não acontece muitas das vezes devido devido a vários fatores que tiram sua atenção , como telefone ou mesmo um colega.

Um ponto negativo deste modo de ensino é o conhecimento que já foi adquirido anteriormente pelo aluno, com outro professores ou em outro período da sua vida acadêmica. Logo esse método só poderá ser eficaz no inicio da vida acadêmica.

A concepção da escadinha

A concepção da escadinha tem seu suporte na linha behaviorista de pesquisas em psicologia, e se apoiar na ideia que seria possível modificar o comportamento de um indivíduo a partir de situações de estímulo e reforço de respostas positivas. Devemos a Skinner a aplicação dessas ideias no campo educacional.

Em geral, o professor que se apoia nessa hipótese baseia sua ação educativa em três momentos principais. Em primeiro lugar, ele define precisamente os objetivos de aprendizagem que ele deseja que o aluno alcance. Para isso, ele define esses objetivos na forma: “ao final da aprendizagem o aluno será capaz de ...” (segue-se um comportamento observável). Se o objeto de aprendizagem é muito complexo, esse objetivo será decomposto em vários outros sub-objetivos.

Em segundo lugar, o professor elabora (ou retira de livros didáticos) situações em que o aluno será levado a apresentar o novo comportamento, o que demonstra que os sub- 153 objetivos foram alcançados. Esse novo comportamento será objeto de uma recompensa, manifestada, geralmente, pela aprovação do professor.

Finalmente, uma vez que o objetivo foi alcançado, o professor oferece situações sistemáticas de treinamento, para que esse novo comportamento seja consolidado, o que permite a entrada no jogo didático de um novo objeto de aprendizagem.

Esse tipo de aprendizagem se utiliza muito jogos como método de ensino

Nessa concepção, não podemos ocorrer erro pois se o aluno aprender de maneira errada, esse erro pode irreversível.

Um dos erros nesse tipo de aprendizagem é que o aluno pode perder o significado do conteúdo ensinado e faz com que o aluno não aprenda usar o que lhe foi ensinado. Já de vantagem temos que com esse modelo tenha uma individualização no processo de ensino , pois o aluno sobe a escada de acordo com o que ele aprende.

Nesse tipo de concepção o aluno sempre está acertando pois as atividades com esse intuito. Estudos mostram que esse modelo parece ser eficaz para a aprendizagem a curto e médio prazo.

A concepção sócio-construtivista

Sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com