TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consequencias Ambientais das Queimadas Descontroladas. Estudo de Caso do Posto Administrativo Nhamassonge – Guro

Por:   •  13/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 6

Indice

Tema        2

 Enquadramento do tema        2

Justificativa        2

Pertinência da Pesquisa        3

Delimitação do tema        3

Problematização        4

Objectivos        4

Bibliografia        8

Tema: Papel do Processo de ordenamento Territorial na localidade de Sanga.

Estudo de caso do Bairro Tseretsekama - A.

1. Enquadramento do tema

A referente pesquisa insere – se no quadro de requisitos para a aquisição do grau de licenciatura em Gestão Ambiental pela Universidade Catolica de Moçambique - Chimoio.

O tema enquadra – se na linha de pesquisa do ensino superior desenvolvidas pelas seguintes cadeiras curriculares ׃ Ordenamento Territorial, Medidas de Gestão de Riscos Ambientais, que tem como intuito a melhoria da gestão de espaços habitacionais e da implementação de politicas publicas.

 1.2. Justificativa

Em Moçambique, o pacote de qualidade das intervenções de expanção e urbanização das cidades e vilas inclui a área referente a gestão da relação espaços habitacionais-homem e ordenamento territorial.

Nas minhas abordagens diárias pude chegar a conclusão que o ordenamento territorial desempenha um papel significativo e determinante na implementação de politicas publicas e gestão da coperação homem-ambiente. Nesta ordem de ideias a que referir a constatação na qual em alguns centros populacionas como vilas urbanas a ordem e ocupação de espaços é melhor que nas vilas rurais, mas nestes centros populacionais urbanos regista-se uma maior ocorência de conflitos de terra resultantes do não comprimento e aplicação das regras de ordenamento de territorios se comparados com os centros populacionais rurais.

Tendo como base o facto de se arrolar o ordenamento territorial e como uma das principais componentes condicionadoras da gestão de espaços e implementação de politicas publica, e visto que Moçambique é um pais em vias de desenvolvimento que apresenta dificuldades na obtenção, concepção e edificação de infra-estruturas com os padrões de qualidade internacional, apresentando bairros desorganizados e sem espaço projectado para a implantação de projectos publicos surge a necessidade de se efectuar um estudo com o intuito de se fazer conhecer qual o Papel do ordenamento territorial.

1.3. Pertinência da Pesquisa

A importância deste trabalho de pesquisa resume – se no facto deste vir a constituir um elemento crucial para a melhoria, compressão, resolução e acima de tudo prevenção de conflitos de terra e gestão qualitativa dos espaços em Moçambique, dado que a partir deste estudo poderá se confirmar e comprender as suposições que colocam a determinante relevancia do conhecimento do papel desempenhado pelo processo de ordenamento territorial na resolução de conflitos de terra e gestão qualitativa de espaços ou que o colocarão como mero facilitador da gestão de espaços e menos pertinente na resolução de conflitos de terra, bem como a confirmação ou não das afirmações que o colocam como factor influenciador na gestão e ocupação de espaços e seu   posterior resultado.

 1.4. Delimitação do tema

A pesquisa vai realizar-se na Localidade de Sanga, no bairro Tseretsekama-A, a mesma pesquisa será realizada no período que compreende o segundo semestre do ano de 2016, isto é, terá o seu inicio no ano 2016 e a sua conclusão no mesmo ano.

 1.5. Problematização

O processo de Ordenamento Territorial desempenha um papel crucial na concretização e implementação das politicas Publicas (economicas, culturais, ambientais em suma sociais) pelos governos. A qualidade da execução do processo de ordenamento territorial é influenciada pelas condições tanto económicas e sociais como por razões de ordem cultural dos diversos intervenientes deste processo. Durante as minhas vivencias diarias e profissionais deparei-me com inúmeras situações de conflitos de terra e desorganização dos bairros residenciais que suscitaram me varias indagações, fazendo-me reflectir sobre o denominador comum das mesmas, o papel do processo de ordenamento territorial na gestão da interacção homem-espaço natural, e era apanágio nos discursos informais dos intervenientes fazer-se grande menção a ocorrencia de conflitos e desorganização na ocupação de espaços, ligando e responsabilizando quase sempre a falta de conhecimento sobre o papel do ordenamento territorial. Desta forma surge a necessidade de se efectuar uma pesquisa tendo como questão de partida Qual é o Papel do processo de ordenamento territorial.

 1.6. Objectivos

1.6.1. Objectivos Geral

  • Analisar o papel do processo de ordenamento territorial na localidade de Sanga caso do bairro Tseretsekama-A.

1.6.2. Objectivo especifico

  • Descrever o processo de ordenamento territorial no bairro Tseretsekama-A.
  • Caracterizar o processo de ordenamento territorial no bairro Tseretsekama-A.
  • Conhecer o papel do ordenamento territorial no bairro Tseretsekama-A.
  • Verificar o papel do processo de ordenamento territorial no bairro Tseretsekama-A.
  • Identificar os aspectos possitivos e negativos no processo de ordenamento territorial do bairro Tseretsekama-A.

1.7. HIPÓTESES

1.7.1. Hipótese Básica

  • O ordenamento territorial é fundamental na gestão da interacção homem-espaço natural.

1.7.2. Hipótese Secundaria

  • O ordenamento territorial é um elemento decisivo na gestão dos riscos ambientais.
  • O ordenamento territorial é ferramenta para o desenvolvimento local.
  • O ordenamento territorial tem função publica.
  • O ordenamento territorial é um instrumento institucional e processual de aplicação das políticas de Estado.

1.8. Metodologias

1.8.1. Método

Método indutivo – o método indutivo leva a conclusões de carácter geral partindo de casos particulares, (Cleber Prodanov, 2013). Partirei de um caso particular que é Papel do Processo de ordenamento Territorial na localidade de Sanga, para depois generalizar as conclusões da pesquisa.

Método Observacional - Ė um dos mais utilizados, visto ser o que mais facilita e possibilita o alcance de precisão.” (GIL, 2008, p. 16) citado por (Cleber Prodanov, 2013). Usarei este método para observar os acontecimentos no terreno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com