TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO: A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.422 Palavras (10 Páginas)  •  5 Visualizações

Página 1 de 10

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO: A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

 

Alvaro Bender Jeske

Beatriz Pereira

Katrine Farias Solka Forte

Nilson Junior de Souza Dutra¹

Crizante Araújo de Quadros Junior²

 

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ao longo do tempo o mercado organizacional vem sofrendo mudança cada vez mais constante, por isso, é importante para quem busca evolução neste ramo procurar estar atenta às novas tendências no mercado.

Hoje em dia antes de montar seu próprio negócio existem pontos que devem ser observados para que não ocorra nenhum contra tempo ao longo do percurso. E quem pode nos auxiliar na elaboração desta análise é um planejamento.

No mundo dos negócios temos que estar preparados para algumas situações como, por exemplo, a concorrência que é muito comum, portanto nesta etapa e nas demais circunstâncias usam-se a estratégica, para que possamos nos sair bem e continuar evoluindo positivamente.

No decorrer do texto iremos abranger o diagnóstico estratégico: a primeira fase do planejamento organizacional.

Antes, iremos entender primeiramente os conceitos de algumas palavras, para que possamos compreender melhor o assunto, como o que é estratégia, planejamento e planejamento organizacional.

Segundo Christensen e Rocha (1995, p.291) apud Barbosa (2004, p109), as origens do termo estratégia encontram-se na teoria militar, de onde foi adotado, significando a utilização do combate para atingir a finalidade da guerra.

Segundo Campo (2016, p. 20) conceitua estratégia como:

 A estratégia é a visão futura da organização, mas também sua base, pois é a partir dela que a gestão deve traçar seu planejamento, suas metas e seus objetivos para que todos os envolvidos possam saber ode estão e aonde querem chegar. A elaboração da estratégia organizacional deve levar em conta os objetivos inicial e final, bem como seu posicionamento no mercado e a forma como a organização quer ser vista no nicho em que atua.

A etapa do planejamento é muito importante antes de iniciar qualquer tipo de negócio, ele e indispensável para que futuramente não ocorra nenhum imprevisto por falta deste procedimento.

Existem vários conceitos para esta palavra que antecede um negócio, de acordo com Murray (2011, p.65):

Planejamento é o processo de criar e manter um plano. O termo também é usado para descrever os procedimentos formais usados neste exercício, como criação de documentos e diagramas. O planejamento é essencial, não importa qual seja o tipo ou tamanho do projeto. Não é um exercício trivial: é essencial para o êxito do projeto.

 Depois de ter visto o que é planejamento, veremos agora o que é planejamento organizacional, embora muito semelhante exista entre eles algumas diferenças.

 Marcodes do blog gestão de segurança privada diz que:

 Planejamento organizacional e um processo que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas, necessária e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar à tomada de decisões antecipadas e dar suporte as ações e atividades durante o percurso para o objetivo proposto.

 De acordo com Marcodes do blog gestão de segurança privada, o nível organizacional do planejamento contém três tipos sendo eles: Estratégico, tático e o operacional.

FIGURA 01 - NIVEIS ORGANIZACIONAIS.

[pic 1]

FONTE:

 A figura 01 acima nos mostra que tem três tipos de níveis organizacionais de acordo com Marcodes, no nível estratégico é onde define a visão, missão, filosofia, valores e o objetivo. E aonde que são definidas estratégias que serão adotadas ao longo prazo na organização. Baseia numa análise das ameaças e oportunidades de uma avaliação das forças e fraquezas da organização (analise de SWOT). Já no nível tático engloba o planejamento administrativo, funcional e o departamental. Estabelece objetivo e metas nas organizações em diversas áreas. Quem faz parte dos níveis intermediários da organização são os gestores e gerentes. Podemos citar por exemplos os planos de marketing, produção, financeiro entre outros planos de planejamento. No operacional é onde se encontra os grupos, equipes e indivíduos, é onde define um plano de curta duração, tem função de controlar rotinas. Nele é feito a realização dos planos feitos por níveis anteriores, contém roteiro de identificar as atividades e a programação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (400.9 Kb)   docx (356.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com