TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Organizacional

Por:   •  27/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.070 Palavras (13 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

cleide MÁRCIA DE SOUZA braga

diagnóstico organizacional

Palmas-TO

2016

Cleide MÁRCIA DE SOUZA braga

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comportamento, clima e cultura, Metodologia Científica e Psicologia organizacional e gestão de pessoas. Prof. Elisete A. Z. De Oliveira, Marilucia Ricieri , Ana Céli Pavão e Mônica M. Silva.

Palmas-TO

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................8

4 BIBLIOGRAFIA 9

1 INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho, deve-se analisar a fundo uma empresa e apresentar seu funcionamento levando em conta seus conceitos de comportamento, clima e cultura, sua gestão de pessoas, e a psicologia organizacional exercida dentro da mesma.

A empresa escolhida é a Construtora Souza, que atua em um ramo da Engenharia Civil apresentando aos seus clientes o serviço de produção de projetos que guiem a construção de uma casa, ou um comércio e tem 7 anos de história.

A empresa pertence a dois sócios, Thássio Thomas Souza, e seu tio, Robson Carlos Braga começaram ainda quando o primeiro era estudante de Engenharia Civil, e designaram a cada um, um papel diferente. Thássio cuida da parte de projetos, e Robson na parte de documentação necessária, trazendo assim uma peculiaridade pro escritório: deixar o cliente despreocupado com a burocracia necessária para a Prefeitura Municipal aceitar a nova obra.

O quadro corporativo da empresa é formado totalmente por pessoas da mesma família, sendo constituído por: dois filhos do Robson, um primo do Thássio, e um sobrinho do Robson.

Hoje a empresa já conta com uma popularidade alta, sendo conhecida por várias pessoas da cidade e realiza obras em todas as áreas de Palmas – Tocantins.

2 DESENVOLVIMENTO

Foi aplicado o quadro de diagnósticos e com isso foi possível analisar os problemas enfrentados dentro da empresa, como seus pontos positivos, que auxiliam a mesma a ter maior desenvolvimento.

O primeiro quesito analisado são os valores e diretrizes dentro da empresa. Bom, tendo em vista a importância de se construir uma relação confiável e produtiva entre a empresa e seus profissionais, percebi que a Construtora Souza alcançou uma nota mediana na tabela.

Lima et al. referem-se à projeção de marca de um produto ou empresa como uma promessa feita aos clientes que, no momento da tomada de decisão de compra, esperam encontrar um conjunto de atributos além de sua tangibilidade.

Há uma deficiência nos valores e diretrizes divulgados para as partes interessadas, pois a empresa busca uma agilidade que as vezes atrapalha o andamento dos processos e assim, ocorre a falha na comunicação de clientes antigos que ainda estão com projetos em andamento.

Sobre a parte de tomada de decisões devo garantir que a empresa se destaca e merece nota máxima, pois a mesma realiza reuniões quinzenalmente e busca ouvir seus funcionários integralmente. Como citado na introdução do presente trabalho, o núcleo de funcionários é formado por pessoas da mesma família, e esse fato possibilita uma informalidade considerada positiva, pois gera liberdade de diálogo com a direção.

A reunião é uma grande solucionadora de problemas, pois ela é um momento interno onde várias experiências profissionais se reúnem e proporcionam soluções diferentes e inovadoras para os problemas.

A liderança pode ser entendida como "um mecanismo capaz de harmonizar as necessidades dos indivíduos com as exigências da organização [...] se manifesta sempre que uma pessoa procura, de qualquer maneira, influenciar o comportamento de outra, ou de um grupo, com vistas a alcançar objetivos" (PINHEIRO & MACIEIRA, 2008).

É importante frisar que cada indivíduo deve ter seu papel dentro de uma organização, e isso é considerado para os líderes também, que devem reconhecer sua habilidade para determinada função. Como citado anteriormente, cada líder da Construtora Souza, segue um papel dentro da Empresa. Thássio Thomas cuida da parte que envolve matérias de engenharia, já o Robson é responsável por toda a documentação.

Por ser um ambiente de trabalho descontraído, pois estamos falando de funcionários ainda jovens, há sempre sugestão de novidades por parte dos mesmos, sempre um pedido de melhoria, e nas que presenciei pude perceber o total comprometimento dos líderes da empresa com as opiniões, tanto vindo de “dentro” da empresa, como as opiniões de clientes que buscam sempre colaborar para que o desenvolvimento do trabalho possa acarretar em um prazo menor, e um melhor resultado.

Pude perceber a falta de métodos comparativos de desempenho, como falei acima, há as melhorias, mas não há uma comparação pra poder medir o nível dessas novidades. Com a comparação ficaria mais fácil perceber o que é lucrativo para a empresa, quanto para o que não trouxe o resultado esperado, e assim poder usar o que seria melhor.

É perceptível dentro do escritório estudado a descontração com o que é feito, a vontade, e o bem-estar dos funcionários. Há sempre estratégias para alcançar melhorias tanto para as pessoas que trabalham ali, quanto para a empresa em geral.

Cada um desempenha seu papel, e sempre um ajuda o outro, por ser um serviço que engloba todas as áreas da Engenharia Civil, todos ali são capacitados para tais serviços, mas sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com