TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso de Fundamentos de Gestão Pública

Por:   •  17/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

FUNDAMENTOS DA GESTÃO PÚBLICA

ATIVIDADE DE ESTUDO DE CASO

ALUNO: Gilberto Tadeu D Avila

PROFESSORA: Me Mirian Aparecida Micarelli Struett

ROLANTE - 2022

INTRODUÇÃO:

O presente trabalho tem por objetivo apontar uma das diferenças entre a Administração Pública Burocrática e Gerencial, comparando-as e discorrendo sobre as suas particularidades.

 1. Administração Pública Burocrática:

Ao analisar o modelo burocrático de Max Weber é notório que as suas principais características são a racionalidade, a impessoalidade e o profissionalismo. Atuando de maneira formal e com controle rigoroso para o ingresso na carreira, tinha por finalidade acabar com a corrupção e o nepotismo (características da administração patrimonialista presente nas monarquias absolutas). Além de universalizar os procedimentos administrativos criando normas rígidas de procedimentos que acabaram por engessar a administração. Enquanto num plano administrativo menor foi eficiente, com o passar do tempo, percebe-se que o modelo burocrático já não atende as necessidades atuais.

2. Administração Pública Gerencial:

Evoluindo do modelo burocrático, a administração pública necessitava ter maior flexibilidade a fim de acompanhar demandas e as inovações tecnológicas. Com isso houve uma atuação mais descentralizada, onde o setor privado começa a participar de forma ativa do desenvolvimento econômico e social, portanto a administração Gerencial acaba por desonerar o estado. Com isso é notável uma maior eficácia e também transparência, visto que o controle se dá em busca do desempenho e dos resultados.

CONCLUSÃO:

Constatou-se então, que tanto o modelo burocrático quanto o gerencial surgiram com o preceito de renovação e eficiência. Enquanto a burocracia tinha por escopo a mudança de um sistema caótico e obsoleto, a administração gerencial surge como uma melhoria do sistema já empregado. Sendo que a principal diferença entre elas é a hierarquização, enquanto a burocracia centraliza suas ações, o sistema gerencial permite maior flexibilidade, tornando tanto a prestação do serviço quanto o uso de recursos mais eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com