TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcionarios de escolas

Por:   •  16/8/2015  •  Abstract  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores.

Nome do Aluno: Elenir da Aparecida Galvão da Silva

Nome do Professor Pesquisador de Turma: Anderson Barteli

Escola: Escola Municipal Albert Schweitzer

Polo: Curitiba

Curso: Multimeios Didáticos

Data de entrega: 27/05/2015

Modulo 1 - Funcionários de escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores.

A disciplina apresentada traz o relato do autor sobre sua trajetória escolar e profissional e a importância de alguns funcionários sobre a construção do seu saber.

Relembra a invasão dos portugueses em 1500, mas que só cinquenta anos depois fundaram o primeiro colégio na Bahia. Os primeiros professores foram os padres jesuítas que trouxeram uma educação de qualidade tendo o auxilio dos coadjutores na prática educacional.

Em 1988 foi promulgada a atual Constituição, que assegurou aos brasileiros a educação escolar como dever do estado. 

Dentre os princípios da educação o artigo 206 da CFB traz: a gestão democrática, a valorização dos profissionais da educação e a garantia do padrão de qualidade e piso salarial nacional.

Ainda, A LDB prega a educação básica a todos os cidadãos e aos funcionários de escolas, como direito de cidadania e dever profissional.

À luz da Constituição e de outras leis correlatas as categorias educacionais começaram a se organizar criando os sindicatos, conselhos escolares, etc, ou seja, começaram a  cobrar os direitos previstos constitucionalmente.

Diante disso, a necessidade de construir uma nova identidade para os funcionários das escolas através dos cursos do Profuncionário. Considerando que dentro das escolas todos são educadores e também gestores, embora tenham funções distintas. O desafio do pró-funcionário é dar aos funcionários das escolas uma aprendizagem técnica e cientifica, habilitando-os e capacitando-os para melhor desempenho de suas funções.

O autor ressalta a importância de todos sermos educadores e gestores na democracia escolar, tendo bem definidos nossos papéis através da profissionalização.

Apresenta ainda, que a gestão escolar deve ter planejamento, execução e avaliação. Traz alguns princípios orientadores da gestão democrática que definem como a escola deve ser conduzida, deixando para trás os resquícios de autoritarismo e hierarquia.

A educação é um processo permanente, que se realiza por toda a vida.

Assinatura do estudante:

Assinatura do Professor Pesquisador da Turma:

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com