TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  3/11/2020  •  Resenha  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO DE PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL

[pic 2]

Elaborado por: [Alexandro Silva Marins]

Disciplina: [Fundamentos de Gerenciamento de Projetos]

Turma: [0920-0_2]


Definição de Projeto

Segundo o PMBOK, “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.” (PMBOK, 2017).

Definição de Programa

Segundo o PMBOK, “Um programa é um grupo de projetos, programas subsidiários e atividades de programa relacionados, gerenciados de modo coordenado visando a obtenção de benefícios que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.” (PMBOK, 2017).

Definição de portfólio

Segundo o PMBOK, “Um portfólio é um conjunto de projetos, programas, portfólios subsidiários e operações gerenciados em grupo para alcançar objetivos estratégicos.” (PMBOK, 2017).

Exemplo vivido de portfólio, programa e projeto.

Após encerrar um ciclo de doze anos em uma multinacional Finlandesa, tida como uma das maiores empresas fabricantes de motores e propulsores navais, fui convidado a participar do quadro societário de uma empresa de pequeno porte até então. Da qual faço parte até hoje como Diretor Técnico. No início, a empresa tinha como foco apenas o fornecimento de mão de obra para algumas empresas de navegação.

Após um ano planejando, a sociedade decidiu investir seus recursos na criação de um amplo portfólio de serviços de manutenção dos principais equipamentos das embarcações, tais como:

  • Serviço de manutenção e revisão dos moto-geradores;
  • Serviço de Manutenção e revisão dos propulsores;
  • Serviço de Manutenção e revisão das bombas de incêndio;
  • Serviço de manutenção, revisão e balanceamento dos turbocompressores;
  • Serviço de usinagem estacionária e usinagem de campo.
  • Serviço de recuperação de componentes avariados.
  • Serviço de remoção e instalação de hélices e lemes das embarcações.

A estratégia era fornecer aos armadores soluções criativas e dinâmicas através de um pacote completo de manutenção durante as paradas das embarcações, dos quais os fabricantes não forneciam, gerando volume de negócios para nossa empresa e diminuindo os custos de manutenção dos clientes.

Para a tender a demanda criamos o “Programa TURN KEY SHIPPYARD” que consiste em suportar os armadores e mantener as embarcações desde a parada no estaleiro até os testes de comissionamento e prova de mar.

Dentro deste conceito, vários projetos e programas foram criados e desenvolvidos dentro da empresa, dentre eles:

Programa de estruturação de mão de obra – Com objetivo de contratar conforme demanda um certo número de profissionais (engenheiros e supervisores) especializados nos equipamentos dos grandes “Players”, disponíveis no mercado.

Programa “Cria nossa” – Consiste na seleção e contratação de estagiários, treinamento teórico e prático na modalidade “HADS ON” durante um ano inteiro, com objetivo de tornar estes profissionais verdadeiros especialistas num determinado modelo de equipamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (382.3 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com