TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos em Gerenciamento de Projetos

Por:   •  27/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.327 Palavras (10 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 10

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos em Gerenciamento de Projetos

Módulo:

Aluno: -

Turma: Gerenciamento de Projetos

Tarefa: Atividade Individual

Características do projeto 

               O evento realizado pela CCC é considerado um projeto partindo-se da ótica que o mesmo atende aos três requisitos básicos, que caracterizam um conjunto de ações e atividades em um projeto, singularidade, progressividade e temporalidade.

Singularidade: Analisando-se o contexto de criação do evento, local, público-alvo, atrações, parceiros e etc, observa-se que o mesmo é tratado de maneira única, onde todos os pontos estão sendo cercados e desenvolvidos para a promoção da marca CCC. Desta maneira a empresa DT produções, utilizando-se dos meios necessários desenvolve um evento de maneira que este se encaixe no contexto atual da sociedade para que a promoção da marca seja maximizada. “A função de um projeto é sempre criar entregas exclusivas, ou seja, para cada projeto, ela é única, direcionada para aquele projeto, aquele momento [...]” (FORESTI, 2015), logo mesmo que a empresa queira repetir o mesmo evento após dois anos, no mesmo local e com os mesmos parceiros, o evento ainda seria totalmente diferente do predecessor, pois o mundo muda assim como os consumidores, necessitando uma reinvenção da abordagem e técnicas para alcançar-se os objetivos finais. Até os fatores climáticos poderiam impactar para que um evento deste porte fosse planejado com uma abordagem completamente diferente.

Progressividade: De acordo com PMI (2017, p. 6) projetos “[...] envolvem a criação de um estado de transição em que varias etapas são planejadas ao longo de um continuum para chegar ao estado futuro.”. A progressividade em um evento como o planejado pela CCC é tão evidente quanto a de um canteiro de obras. É necessário a execução de etapas perfeitamente escalonadas para a conclusão do mesmo. Tudo inicia-se com a concepção da idéia, contratação de terceiros, alinhamento com parceiros, para então ir-se para divulgação em diferentes mídias, posteriormente o pré-evento com organização da infraestrutura, instalação de sistema multimídia, decoração, para então chegar-se no dia “D”, o dia do evento, após o mesmo toda pré-montagem necessita ser desfeita e o projeto se encerra. Através desta rápida passagem por algumas das etapas necessárias para realização de um evento, fica clara a presença de progressividade do mesmo, destacando-se o começo, meio e fim do projeto.

Temporal: Este critério é o mais crítico de todos para realização de um evento como proposto pela CCC. Eventos como este já são concebidos no momento de iniciação com datas claras para conclusão ou realização do evento, segundo Vargas (2009, p. 24) “[...] todo projeto apresenta um início e um fim definidos, ou seja, é um evento com duração finita, determinada em seu objetivo.”. Um evento com shows e espetáculos que pretende atingir o maior número de pessoas possível necessita possuir um comprometimento total com os prazos e entregas estabelecidos. Logo o evento a ser realizado pela CCC é totalmente temporal, pois possui data para conclusão e consequentemente absorção dos resultados obtidos pelo desenvolvimento deste projeto.

               Através dos exemplos mencionados acima fica claro que o evento a ser produzido pela CCC, é um projeto de alta complexibilidade, necessitando um gerenciamento correto, através de pessoas comprometidas e aplicação de técnicas de sucesso comprovado, para alcançar-se os resultados desejados ou o produto planejado para o projeto.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Fase

Processo

Justificativa Processo

Idealização

Desenvolver o Termo de Abertura

Com base nas informações de recursos, prazos e resultados apresentadas pelo cliente é elaborada o termo de abertura que servirá de base line para o desenvolvimento do planejamento e consecutivamente execução do projeto.

Identificar as Partes Interessadas

São identificadas as partes interessadas no projeto, como possíveis patrocinadores, parceiros para realização do evento (Stands, empresas alimentícias e etc) e até mesmo o tipo de público que deverá ser atingido, para que no momento do planejamento esteja documentado de maneira clara quem serão os participantes direta e indiretamente do projeto/evento.

Planejamento

Definir o Escopo

Com base no base line definido pelo cliente é criado o escopo detalhado do evento, com especificações claras das entregas necessárias, da qualidade das mesmas e as restrições para execução do evento. Como saída desta etapa teremos um documento detalhando o escopo do projeto

Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto

No plano de gerenciamento do evento será definido como o evento será realizado,  monitorado, controlado e encerrado. Definindo-se então o way of workdo time que realizara o evento.

Definir as Atividades

Neste processo serão definidas as atividades necessárias para realização durante as fases de pré-evento, evento e pós-evento. São especificadas todas as atividades que abrangem desde cotação com fornecedores, gerenciamento da segurança do evento até a desmontagem da infraestrutura. Ao longo do projeto as atividades poderão ser atualizadas ou mais bem detalhadas com base na aproximação das fases. Toda alteração deverá ser devidamente documentada.

Fase

Processo

Justificativa Processo

Planejamento

Estimar as Durações da Atividade

Serão analisadas a natureza das atividades tal como a necessidade de recursos para execução das mesmas, para traçar de maneira lógica uma estimativa de tempo para execução do trabalho. As informações adquiridas neste processo serão utilizadas para criação do cronograma. Em caso de alteração, o cronograma deverá ser atualizado, oficializado e comunicado.

Sequenciar as Atividades

É definida de maneira lógica e estruturada a execução das atividades, observando-se a ligação entre umas e as outras e a possibilidade de simultaneidade entre elas. Ao final da aplicação deste processo teremos uma idéia clara do sequenciamento cronológico das atividades. As informações adquiridas neste processo serão utilizadas para criação do cronograma.

Desenvolver Cronograma

Com base nas informações definidas nos processos anteriores de sequenciamento, definição e duração das atividades, é montado um cronograma detalhado com prazo definido para execução das atividades até a conclusão do projeto. Em caso de alteração, o cronograma deverá ser atualizado, oficializado e comunicado.

Estimar os Custos

Neste processo será estimado os recursos necessários para execução de cada atividade, afim de estipular-se uma expectativa de custos para execução da mesma. A saída do mesmo será o custo de execução de cada atividade, o qual será utilizado no momento de determinação do orçamento.

Determinar o Orçamento

Com base nos custos estimados para realização de cada atividade é determinado o orçamento necessário para realização do evento definindo-se então a linha base orçamentária do mesmo. Este orçamento é documentado e deverá ser seguido até o final do projeto, como um ponto critico.

Planejar o Gerenciamento dos Recursos Humanos

Neste processo é definida a hierarquia do time com base nas habilidades técnicas e comportamentais necessárias para execução de uma atividade ou até mesmo o gerenciamento de um mini projeto para alcançar-se uma entrega do evento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (398.8 Kb)   docx (824.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com