TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludico na educação infantil

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.049 Palavras (17 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 17

O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Josiane Aparecida Garcia de Souza[1]

Eliana Cláudia Graciliano[2]

Simone de Souza[3]

RESUMO

O presente artigo visa analisar a importância do lúdico na aprendizagem infantil pois se sabe que o brincar, jogos e brinquedos fazem parte do universo da criança desde o inicio da humanidade. O presente trabalho visa analisar a importância do lúdico na aprendizagem infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil. Ainda este estudo traz algumas considerações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos e como influenciam na socialização das crianças. Portanto, para realizar este trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores referente a este tema. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e, em especial na vida da criança.

Palavras – chave: Lúdico. Educação infantil. Criança. Desenvolvimento Infantil.

  1. INTRODUÇÃO

 O brincar hoje é uma importante forma de expressão, é através disto que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. Brincar facilita o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, visto que permite a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, constituindo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem. De acordo com Friedmann (2012) o resgate e a prática do brincar estão, hoje, entre as prioridades e objetivos das instituições de Educação Infantil e oferecer possibilidades para que isso aconteça e garantir o espaço do brincar na vida das crianças do século XXI constitui um importante avanço na história do brincar. Isso porque nos dias de hoje, as crianças se entristecem do vazio causado pela ausência dos pais, justamente na infância.

É de suma importância o brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Vygotsky (1998) salienta a importância das atividades das crianças, isto é, de suas interações, na construção de seus conhecimentos, tanto na via familiar quanto nas comunidades. Para tanto, se faz necessário conscientizar pais, educadores e a sociedade em geral sobre a ludicidade que deve ser vivenciada na infância, pois o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, uma forma de aprender. Neste contexto, o brincar na educação infantil leva a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Deste modo, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, ampliando a habilidade de compreender sua capacidade criadora, criando e recriando o mundo, na perspectiva da lógica infantil.

O contato com a realidade do Brincar nas escolas, me levou a perceber a falta de espaço para o desenvolvimento educacional e pedagógico das crianças. Apesar de parecer que isto e um erro somente do educador, não se podendo atribuir-lhe responsabilidade; ao contrário, trata-se de demonstrar o tipo de formação profissional do professor que não considera as informações a respeito do brincar e do desenvolvimento infantil em um ponto de vista social, afetiva, cultural, histórica e criativa.

Segundo Furtado (2006), esse interesse e essa valorização do brincar na educação não são recentes; a sua importância foi demonstrada já na educação greco - romana, com Aristóteles (384-322 a.C) e Platão (427-348 a.C) . Ainda segundo a autora, desde então muitos teóricos como Montaigne (1533-1592), Comênio (1592-1671), Jean-Jacques Rosseau (1712-1778), Pestalozzi (1746-1827),Froebel (1782-7852) , destacaram a importância do processo lúdico na educação das crianças .

Segundo o mesmo autor, no Brasil os brinquedos educativos pedagógicos, se deu na década de 70, sendo usado no contexto educacional, refletindo no contexto familiar e social. Associado à idéia de facilitador do desenvolvimento infantil, o brinquedo educativo/pedagógico foi uma resposta aos pais e educadores, diante da necessidade de estimulação das crianças e criação de novas e variadas situações e oportunidade de exploração do meio ambiente.

Furtado (2006), corrobora que essa necessidade de estimulação tem sido uma preocupação constante e é questionada especialmente hoje, “com o surgimento de novas formas de lazer modernos e a fabricação de brinquedos eletrônicos e mecânicos”, os quais acabam fazendo com que o lúdico se torne uma atividade passiva e limitada, dando à criança apenas incumbência de expectadora de sua ação, livre de qualquer esforço ou criatividade e de qualquer participação ativa (ARAÚJO,1992,p.14).

As pesquisas enfatizam que os jogos trazem benefícios, visto que possibilitam o desenvolvimento e excitação mental, desenvolve a memória, a atenção, observação, raciocínio criatividade e favorecem de desinibição. De forma natural o jogo reforça o prazer de jogar , anima , estimula e dá confiança ao vencedor, proporcionando contentamento e orgulho. Assim, a criança aprende a definir valores, formar juízos, fazer escolhas. A linguagem torna-se mais rica através da aquisição de novas formas de expressão.

Segundo Oliveira, (2000) é importante ressaltar que a utilização da atividade lúdica como ferramenta norteadora do trabalho docente, demanda mais que uma fala bem estruturada, pois é um compromisso que deve ser assumido por todos da educação infantil. 

Seguindo o pensamento do autor podemos citar algumas duvidas existentes na educação infantil:

- De que maneira o professor pode promover situações que estimulem a aprendizagem e desenvolvimento da criança, sem que esta se desvincule do brincar? O que possibilita a criança a aprender brincando? E como a instituição pode organizar-se enquanto espaço lúdico para o processo de ensino e aprendizagem da criança? Como promover um equilíbrio entre o brincar e o ensinar?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (199.2 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com